O mercado de trabalho atual nunca foi tão adepto aos cursos e profissionais técnicos, o que levou a um efetivo crescimento e melhor divulgação dos técnicos, principalmente os industriais, mecânicos e estéticos.
Destacou-se então com a evolução no setor automobilístico e devidas produções os profissionais em mecânica e prestadores de serviços autônomos. Com a função de elaborar projetos e ferramentas necessárias a condução e funcionamento do veículo, esses trabalhadores dedicam-se estritamente ao planejamento e aplicação de peças em sistemas e instalações de máquinas.
Também como forma de aprimoramento os cursos técnicos em mecânica utilizam-se da formação de aulas práticas e teóricas, com o conhecimento prévio para em seguida uma aplicabilidade maior e mais eficiente no mercado das máquinas, até mesmo equipamentos industriais, dos mais variados tipos.
O Curso
Os cursos de mecânica hoje se subdividem em setores e perfis diferentes perante as novas empresas tecnológicas. Assim tem-se, por exemplo, mecânica industrial, mecatrônica, mecânica hidráulica, etc.; aspectos esses antes englobados em uma formação mais longa e sem interesses específicos.
O mais procurado e concorrido depois de toda a revolução científica e cultural foi o de mecânica industrial, especialmente com a aceleração nos níveis de produções de empresas de todo o país, que segundo dados estatísticos contratam a todo ano mais da metade de profissionais técnicos. O industrial terá como objetivo formação sólida na capacitação de projetar, implementar, programar, e na manutenção de novas unidades, revisão e também monitoramento das máquinas e equipamentos.
Mercado de Trabalho
Uma excelente notícia para os novos técnicos que apesar da enorme concorrência no mercado de trabalho, é a total valorização e procura por profissionais capacitados e experientes no setor de manutenção e projeção mecânica. Assim a variedade e tipos de indústrias pertinentes aos trabalhos contratados é ainda mais vantagem para uma formação em período curto e prático.
As atuações poderão então ocorrer desde siderúrgicas, mineradoras, celulose, automobilísticas, projetos até mesmo metalúrgicas e afins. Todas essas, exigindo do profissional, características sempre bem vistas por acionistas e empresários como alta capacidade de observação e resolução de problemas envolvendo espaço, também coordenação motora, criatividade e essencialmente capacidade de organização e domínios de normas e regras estabelecidas.
Estágios
Como todo profissional em período de capacitação e formação o técnico em mecânica não poderia ser diferente quanto ao modo e meio de atuações de treinamento antes de iniciar seu currículo profissional. Assim vale lembrar de que bons cursos sempre contam com estágios supervisionados por professores ou mesmo profissionais já experientes em mecânica.
Os estágios dividem-se ao longo do curso com o objetivo primordial de preparar o aluno e estudante para o mercado de trabalho com qualidade e excelência em recursos de aprendizado e técnicas. Assim sempre é um meio de adquirir mais técnica e perfeição em seu profissionalismo durante o curso, já que muitas empresas hoje que atribuem de serviços de estágio, contratam os estagiários em seguida por maiores tempos e até mesmo por registros de fato efetivos, oferecendo oportunidades excelentes a salários que variam de R$ 800.00 a R$ 1.800.00, dependendo da função do técnico.
Por: Patrícia Contiero