Sempre vemos cores de carro padrões, seja o prata, o branco ou o preto. Mas muitas pessoas têm se interessado cada vez mais por automóveis mais versáteis e a cara delas. Imagina como seria se conseguíssemos personalizar os nosso carros como desejamos? Seria incrível e com certeza muitas pessoas seriam adeptas.
Algumas já fazem isso hoje em dia e o modelo mais escolhido tem sido o fusca. Graças ao filme herbie: Meu fusca turbinado, outros vários vieram depois. Alguns modelos todo enfeitados, outros pintados de rosa ou qualquer outra coisa que a pessoa desejar.
O fusca é totalmente famoso no Brasil e hoje em dia já se torna cada vez mais cobiçado para colecionadores. Foi um dos carros mais vendidos da história, passando por diversos países e conseguindo engrandecer a marca Volkswagen durante todos esses anos.
Herbie: Meu Fusca Turbinado
Filme que ficou muito conhecido na primeira década do século atual. Foi lançado em 2005 pela Walt Disney Pictures, foi estrelado pela atriz Lindsay Lohan, Michael Keaton e Matt Dillon. O filme conta sobre uma família de motoristas, em que o pai leva Maggie ( Lindsay) para escolher um carro no ferro velho, ao ver um antigo carro de corrida parado ela se interessa. Esse carro era Herbie, o fusca, que tinha sido muito famoso durante algum tempo em corridas.
Depois disso o fusca é reformado e a garota decide correr com ele, herbie ganha uma corrida improvisada e ganha de um grande piloto, para fazer uma revanche ele organiza toda uma corrida contra ela. O filme ficou muito famoso pois o fusca criou vida durante as cenas para poder realmente entrar no espírito da coisa e Maggie não deixou de apoiá-lo em nenhum momento, mostrando perseverança e lealdade.
Volkswagen
É uma marca de veículos que acabou se tornando um grupo de tão famosa que ficou. Conseguiu comprar diversas outras marcas, sendo considerado o segundo maior grupo do mundo. Foi criada no final da segunda guerra mundial com algumas intervenções políticas, sendo originária na Alemanha e tendo até hoje sua sede em Wolfsburg na Baixa Saxônia.
Durante os anos a Volks adquiriu marcas como Porsche, Audi e Lamborghini, criando frotas de carros para todos os gostos. Depois de algum tempo começou a produzir caminhões e ônibus até que adquiriu a Scania e a MAN, que são duas importantes marcas para o segmento.
Algumas dessas marcas custaram mais de três bilhões de euros como a Porsche, outras ela comprou aos poucos por meio das ações como a MAN e ainda teve marca que foi adquirida para conseguir entrar na concorrência com outras que traria motos, por isso a compra da Ducati.
História da Volkswagen
Como dito a Volkswagen foi criada na época da Alemanha nazista, com um projeto inicial que mudaria o mundo e que mais tarde viriam a conhecer como fusca. Isso ocorreu pela década de 30 do século XX, o fusca foi lançado em outros lugares do mundo com outros nomes como Carocha em Portugal. O nome veio do próprio engenheiro mestre que praticamente fundou a marca chamado Josef Ganz, que já procurava melhorias para a indústria automobilística alemã desde o começo da década anterior a sua criação.
Josef era responsável pela parte de suspensão e chassi, tentando baratear os gastos para o cliente final, mas com qualidade aceitável. Durante esse período Hitler se interessou muito pela empresa, considerando uma boa forma de divulgação dos planos nazistas. Por ser Judeu Josef não ficou muito tempo no desenvolvimento do projeto para Hitler e logo depois outro engenheiro muito importante tomou seu lugar: Ferdinand Porsche, pelo sobrenome você já imagina o que aconteceu no futuro.
Quando lançado o carro vendeu de cara mais de trezentos mil do protótipo antes mesmo de ficar pronto. Foi usado o lema de um dos partidos para nomear o carro. E em 1936 ele ficou pronto para circular pelas ruas, o modelo contava já com motor refrigerado a ar, curvas já características do fusca e quatro cilindros, sendo disposto na parte posterior.
Com a chegada da Segunda Guerra muito do desenvolvimento da empresa ficou voltado para carros militares como jipe. Com o término da Guerra, a empresa ficou a mercê de fechar, graças a outros investidores ela começou a produzir cada vez mais, voltando para os carros utilitários.
Após todos os combates, a Volkswagen foi muito importante para reconstrução do país. Passando por diversos modelos além do fusca como a Kombi, brasília e outros. Sendo que cada um deles passam por muitos problemas, principalmente por trocas de gestão contínuas da empresa.
A sucessão do fusca só foi possível após a Volks adquirir a Audi, que com muitas tecnologias sobre motores refrigerados a água e sobre tração dianteira. Graças a esse conhecimento novos modelos mais modernos como Golf e Passat foram lançados.
Fusca
Falando um pouquinho mais voltado para o fusca, também chamado de besouro na Alemanha, sabemos que ele foi extremamente importante no desenvolvimento da Volks, mas o que mais choca é que o fusca conseguiu ultrapassar milhares de fronteiras durante muitos anos de produção, sendo considerado o carro mais vendido da história, com números maiores até mesmo do que o famoso Ford Modelo T.
Ficou sessenta e cinco anos no mercado, começando a ser fabricado no início da segunda guerra e só parando com a última edição especial no México em 2003, marcando a produção de mais de vinte milhões de unidades.
Com tanta produção o fusca pode ter parado de ser fabricado, mas nunca deixou de fazer sucesso. A customização continua rolando solta, sendo lembrança de muitos momentos para aqueles que são mais velhos e sendo ótimo para aqueles que ainda que querem só a praticidade de um carro para menores esforços.