O Fusca é um carro que se tornou um ícone no Brasil. Mesmo não sendo mais fabricado no país desde 1996, ainda é possível ver diversos Fuscas circulando pelas cidades, grande parte em ótimas condições. A paixão nacional pelo carro é tão grande que existem, inclusive, encontros com donos de Fuscas. Muitas dessas pessoas se recusam a trocar o seu carro por um modelo mais moderno, e, por isso, buscam soluções para melhorar seu desempenho.
Curiosidades Sobre o Fusca
- O modelo foi criado a partir de um pedido de Adolf Hitler.
- O nome Fusca é um apelido criado no Brasil por causa da dificuldade em pronunciar o nome Volkswagen com sotaque alemão.
- Os componentes do Fusca eram parafusados, e não soldados como em outros modelos de carros. Isso torna a manutenção dele muito mais simples.
- No início, o Fusca era um carro considerado cafona nos Estados Unidos. Porém, anos mais tarde, caiu nas graças do povo americano e virou moda.
- É o modelo de carro mais vendido em todo o mundo, somando mais de 20 milhões de exemplares vendidos.
- A Volkswagen produziu mais de 3 milhões de Fuscas no Brasil.
- No dia 22 de junho é comemorado o Dia do Fusca.
A Evolução do Fusca
O primeiro Fusca a contar com injeção eletrônica foi o americano, em 1973. No Brasil, a produção de Fuscas continuou a mesma de 1986 até 1996, sem alteração nas características do carro. Porém, no México houve uma mudança e, a partir de 1993, o carro passou a ser fabricado com sistema de injeção eletrônica, e assim foi até 2003, ano em que a produção encerrou definitivamente. O México foi o último país e fabricar o Fusca em todo o mundo.
A versão mexicana com injeção eletrônica tinha um motor mais potente e com melhor rendimento. Essas características tornaram o carro muito mais econômico e, consequentemente, mais ecológico, já que passou a poluir bem menos. Outra característica diferenciada do Fusca mexicano é que ele passou a contar com ar condicionado, algo inimaginável pelos donos brasileiros.
Adaptação Para Colocar Injeção Eletrônica no Fusca
A menos que o seu Fusca tenha vindo diretamente do México, muito provavelmente ele possui motor a ar. Se você deseja adaptá-lo para colocar injeção eletrônica, saiba que isso é possível e não será necessário fazer grandes mudanças no seu carro. Ao realizar a mudança você terá benefícios, como: menor necessidade de regulagem, afogador automático, maior rendimento e economia.
Para realizar a adaptação é muito importante que procure uma oficina séria e com experiência nesse tipo de procedimento. É fundamental ter esse cuidado porque uma falha pode colocar você e outras pessoas que costumam andar no carro em risco. São muitos detalhes que envolvem a instalação de injeção eletrônica, e um erro pode prejudicar o resultado.
mais isso seria para carro somente a gasolina ou para carros a alcool tamben? mas a ideia e otima
Gostaria fazer uma notificação no meu fusca, para injeção eletrônica, a onde comprar esse produto? Wagner
É possível colocar injeção eletrônica no Volkswagem 1600. Aquele antigo que veio no saboneteira.
Por favor, me imforme