Toyota Anuncia Novo Recall

A montadora japonesa Toyota enfrenta uma crise mundial depois de dar início a uma série de recalls sem precedentes na indústria de automóveis. Desde 2009 a Toyota vem convocando seus clientes para sucessivos recalls por falhas técnicas, que devem atingir  cerca de 10 milhões de veículos no mundo, inclusive no Brasil.

Toyota

Crise e Credibilidade

As sucessivas convocações que a montadora tem sido obrigada a realizar preocupam os diretores da empresa e o mercado automobilístico, pois podem abalar a credibilidade dos usuários nos produtos da Toyota, uma montadora japonesa reconhecida pela qualidade de seus produtos. No entanto, no meio de ordens judiciais proibindo a venda de um de seus carros em Minas Gerais e acordos com o PROCON de São Paulo para anunciar mais um recall, a montadora ainda anunciou o registro do de uma alta de 26,3% no mês de março nas vendas mundiais, comparadas com o ano anterior. Com este anuncio a montadora pretende convencer seus clientes de que os carros que produz ainda são confiáveis, e com o recall se compromete e reparar as falhas que tenha cometido.

Toyota Anuncia Novo Recall

Falhas Que Geraram os Recalls

A aceleração involuntária é a queixa que gerou a maioria dos recalls anunciados pela montadora, que foi obrigada a convocar os veículos Toyota Lexus ES350, Toyota Camry e Toyota Camry Hibridus em vários países, e mais recentemente com o Toyota Corolla – modelo 2009 que foi lançado no Brasil em abril de 2008. Segundo a montadora a aceleração involuntária acontece em virtude de falhas na fixação do tapete original do lado do motorista. A instalação incorreta ou o mau posicionamento do tapete do motorista ou ainda o uso de tapetes que não são os originais e não são compatíveis com o veículo são segundo os laudos e pericias realizados pelas seguradoras e pela empresa, os responsáveis por prejudicar o retorno do acelerador, o que causa a aceleração involuntária. O problema, no entanto já causou acidentes no Brasil e em ouros países.

Minas Gerais e São Paulo

Em ação conjunta do Ministério Público com o PROCON de Minas Gerais a justiça determinou a proibição do Toyota Corolla em todo o estado de Minas Gerais. O anuncio Gerou muita discussão e a empresa promete recorrer da decisão judicial, apesar de reconhecer o defeito e convocar os proprietários dos veículos para o recall. Já no estado de São Paulo os dirigentes da marca entraram em acordo com o GEPAC –  Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo e determinaram o recall dos veículos sedã Corolla fabricados a partir de abril de 2008 no Brasil, em virtude da mesma falha da fixação no tapete do motorista.

Estado

Especialistas acreditam que a reputação e a credibilidade da empresa japonesa não será abalado pois eles assumem falha e procuram a solução, o que deve servir de exemplo para todas as montadoras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Toyota

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *