História da Toyota

Por que Toyota e não Toyoda?

De acordo com um artigo muito citado na Wikipédia, a mudança ortográfica foi feita para tornar mais fácil de pronunciar, simboliza a separação da vida do fundador da casa, e, possivelmente, o mais importante, porque a Toyota, que tem oito maneiras de escrever em japonês, é considerado mais simpático do que Toyoda.
Sakichi Toyoda, um inventor prolífico, criou a Toyoda Automatic Loom empresa com base em seus projetos inovadores, um dos quais foi licenciado por ¥ 1.000.000. Este dinheiro foi usado para ajudar a fundar a Toyota Motor Company, que foi apoiado pelos japoneses governo, em parte por causa das aplicações militares.

Simboliza

Primeiras unidades

De 1936 a 1943, apenas 1757 carros foram feitos – 1404 sedans e 353 phaetons (modelo AB), mas a Toyota encontrou mais sucesso com caminhões e ônibus. A KB Toyota, um veículo 4×4 produzidos a partir de 1941, foi um caminhão de duas toneladas similar ao KC pré-guerra, tinha uma capacidade de carga de 1,5 toneladas

Uma era de rápida expansão: a história da Toyota pós- guerra

Toyota Motor Corporation tinha aprendido com o programa americano de formação industrial, que trabalhou na melhoria de processos e desenvolvimento de funcionários, o programa, abandonado em 1945 pelos Estados Unidos, viveu no Japão com Taiichi Ohno construindo veículos.
Após a II Guerra Mundial, a Toyota se manteve ocupado fazendo os caminhões, mas em 1947 ele começou a fazer o modelo SA, chamado Toyopet, um nome para ficar com a Toyota por décadas, embora ligado a carros diferentes. O Toyopet não era poderoso e tinha uma baixa velocidade, mas foi projetado para ser barato, e para lidar com as estradas em bruto do Japão pós-guerra.
A partir de 1955, a Toyota produziu seu primeiro carro de luxo, o Corola, movido por um quatro cilindros, motor de 1.5 litros com um câmbio de três velocidades, seguido pelo Corola de 1 litro, apenas 700 carros por mês foram feitas em 1955, mas esse número aumentou para 11.750 em 1958, e 50.000 por mês em 1964.

Corola

O início das vendas internacionais da Toyota

Em 1959, a empresa abriu sua primeira fábrica fora do Japão – no Brasil. Daquele ponto em diante, a Toyota mantém uma filosofia de localizar a produção e design de seus produtos (ou seja, adaptar os veículos para os lugares que serão utilizados, bem como a construção deles lá). Isto constrói relacionamentos de longo prazo com fornecedores locais e de trabalho local. Em parte, isto também significa que a Toyota não se limita a construir veículos no exterior, mas também projeta-los lá, com uma rede de design e instalações na América do Norte e Europa.

Brasil

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Toyota

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *