Após perder o título de preferido pelos proprietários e ver suas vendas caírem consideravelmente, a Honda realizou modificações profundas no Honda Civic para bater de frente com o Corolla, e tentar resgatar rapidamente os pontos perdidos na fatia de mercado.
Se comparado ao primeiro modelo de 2006, podemos dizer que trata-se de um carro novo, afinal, fica mais fácil dizer o que não mudou do que listar todas as modificações feitas.
As mudanças começam pelo visual externo, passam pelo painel interno muito melhorado, seguem pelo motor, suspensão, carroceria e até o câmbio, que veio com mudanças importantes.
Outra mudança que merece atenção, foi a capacidade ampliada do porta malas em relação às versões anteriores. Dos antigos 340 litros, o novo espaço pulou para 449 litros, resultado direto da espessura mais fina do estepe e também da elevação da tampa traseira.
A Honda espera readquirir a liderança do segmento com estas reformas, mas ainda não anunciou os valores que pretende praticar na linha Honda Civic 2012.