Chrysler Neon: Um Sedã Jovem

O conceito de sedã tem mudado ao longo dos anos, de carro específico para homens mais velhos e bem sucedidos passaram a ser carros destinados para o público jovem, homens e mulheres, que estão ascendendo na carreira profissional cada vez mais cedo. Por isso, modelos como o Chrysler Neon fazem tanto sucesso no mercado.

O grande desafio das montadoras é desenvolver modelos de sedã que sejam atraentes, tanto para o público-alvo antigo como para os jovens. Se você ainda não conhece bem as particularidades desse modelo prepare-se para saber mais e conhecer a fundo tudo o que esse sedã pode oferecer.

Chrysler Neon: Um Carro Família

Esse carro foi lançado em 1994 pela Chrysler para ser o modelo ano 1995, trata-se de um veículo bem interessante quanto ao design e também quanto ao valor de revenda. No início, tratava-se de um carro feito tipicamente para a família. Porém, com a passagem do tempo e modernização da ideia de sedã, esse conceito evoluiu também.

Para se ter uma ideia do sucesso que esse modelo fez pelo mundo, ele foi considerado um Chrysler modelo em lugares como Europa, Japão e Austrália. Aliás, em relação a Austrália tem um dado interessante que é o fato de que o Neon foi o primeiro Chrysler desde no ano de 1981.

Chrysler Neon

Chrysler Neon

O Chrysler Neon teve incríveis 23 ano de vida parou de ser produzido em 23 de setembro de 2005. Isso após substituir muitos modelos que o antecederam e se tornar um dos carros usados mais comprados do mercado. Além disso, nesse longo período de mais de duas décadas foram criados diversos modelos e versões do Neon.

No ano de 1996, ele estava disponível nas versões 1.8 16V (115 cv) e 2.0 16V (133 cv) em versões com duas ou quatro portas e em versões básicas LE e Sport. Todos esses modelos vinham com alguns itens de série como airbag duplo, trio elétrico, ar condicionado, direção hidráulica e ainda um opcional de câmbio automático de três marchas.

Em 1999, o Chrysler Neon ganhou uma versão com acabamento mais luxuoso, a versão Highline 2.0. Já no ano seguinte, surgiu a segunda geração do Neon com muitas inovações, mas mantendo o estilo.

Neon: A Primeira Geração

A primeira geração do Neon foi produzida entre os anos de 1995 e 1999, era possível encontrar a versão sedã de quatro portas e também uma versão cupê de duas portas. Em relação aos motores desses modelos estavam a disposição dos consumidores as versões SOCH e DOCH que eram versões 2.0 L 4 cilindros do motor. Um carro que tinha 132 cavalos de potência.

Neon: A Primeira Geração

Neon: A Primeira Geração

Uma curiosidade em relação ao Neon é que em alguns mercados como dos Estados Unidos, México e Europa ele era tido como um Dodge e um Plymouth. Em outros mercados era vendido como o Chrysler Neon.

No momento de lançamento, o carro foi avaliado como tendo um bom desempenho, um bom preço e um design bonito e sofisticado. O preço desse modelo não era tão elevado devido a reduções de valores para a sua produção. O grande objetivo da Chrysler era ofertar um carro que pudesse ter um preço competitivo, porém, sem perder a qualidade.

Detalhes do Chrysler Neon

Na época em que chegou ao mercado, o Neon era uma grande novidade em seu segmento e, por isso mesmo, trazia diversas possibilidades não convencionais em alguns dos seus modelos. De início, já podemos citar a possibilidade de ter ou não travas elétricas nos vidros traseiros, como ainda acontece alguns modelos podem trazer mais equipamentos, mas custam mais caro que os demais.

Porém, o que realmente enchia os olhos de quem optava por um Neon era a possibilidade de ter um modelo desses preto ou vermelho. Nessas duas cores, o Neon trazia um para-choques na cor cobre que era moldado e não pintado como em grande parte dos carros. O impacto visual desse pequeno detalhe era bem maior do que pode imaginar.

Detalhes do Chrysler Neon

Detalhes do Chrysler Neon

Além disso, a lataria do Neon trouxe para o motorista a possibilidade de manter o seu carro com um visual muito mais bonito por mais tempo, isso porque a lataria era texturizada e não pintada com tinta brilhante. Dessa forma, é mais fácil de os arranhões serem absorvidos e demais danos, superficiais, passam despercebidos.

Para quem está se perguntando por que esse Chrysler se chama Neon vamos dar a explicação. Durante os anos de 95 e 96, era possível encontrar uma grande gama de cores desse carro incluindo cores neon, como um tom nitro verde-amarelo, magenta, aqua e outros tons. Porém, no período entre 1998 e 1999 as cores foram ficando mais sóbrias.

Nesse ponto, podemos observar que a Chrysler já vinha tentando tirar a ideia de que o sedã é um carro para pessoas mais velhas, pois, em geral, são os jovens que optam por cores neon. Porém, observando que as vendas das cores tradicionais eram bem mais acentuadas, a montadora mudou de estratégia e passou a oferecer uma paleta de cores mais reduzida e básica.

Vale a Pena Comprar um Chrysler Neon Usado?

Algumas família precisam contar com mais um carro depois que um dos filhos já tem carteira de motorista e passa a emprestar o carro do pai. Nesse momento, é interessante pensar em ter um carro usado à disposição que possa também ser utilizado para transportar toda a família. Um dos modelos interessantes de serem sondados é o Chrysler Neon que pode ser um ótimo negócio.

Chrysler Neon Usado

Chrysler Neon Usado

Porém, esse negócio somente é bom mesmo se o novo dono não pensa em vendê-lo tão cedo e também para quem tem paciência de garimpar as peças do sedã. Por ter saído de linha e também por ser um modelo sofisticado, o Neon não é necessariamente um carro de peças baratas e fáceis de encontrar.

Embora, quando bem cuidado, não seja um carro que apresente muitos problemas é importante estar preparado para uma eventualidade em que será necessário percorrer muitas lojas de peças em busca daquela pecinha que falta. Tenha sempre cuidado com esse carro enquanto ele estiver com você, pois depois de um tempo ele pode se tornar uma boa venda. Porém, não se precipite na hora de comprar o Chrysler Neon, é necessário fazer um test-drive antes.

Fotos do Chrysler Neon

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Chrysler

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *