A marca BMW é uma marca lendária de veículos, e está associada a luxo e poder. Essa marca, assim como os automóveis que conhecemos atualmente não foram construídos de repente, ao contrário, são fruto de longos anos de trabalho, dedicação, experiências e estudos que originaram a evolução dos primeiros esboços e projetos de Leonardo da Vinci e outros inventores até se conceberem os potentes e poderosos veículos que se transformaram em sonho de consumo de milhares de pessoas, assim como as famosas BMW. Nesse artigo vamos conhecer um pouco da história, da origem, da evolução e da consolidação da marca BMW no mercado automobilístico.
BMW – Bayerische Motoren Werke
A marca alemã de automóveis Bayerische Motoren Werke, reconhecida mundialmente pelas iniciais BMW, pode ser traduzida para o português como Fábrica de Motores da Baviera. A BMW foi fundada pelo alemão Karl Friedrich Rapp no ano de 1913, originalmente como uma fabrica de motores de aviões. Seis anos após sua fundação a Alemanha é proibida de fabricar aviões pelo Tratado de Versailles e para não fechar as portas de sua indústria Karl passa a produzir peças para os trilhos dos trens. No ano de 1923 a fabrica da BMW produz o R32, o primeiro monociclo, além de uma motocicleta de 500 cc, com o motor montado na parte lateral do quadro e refrigeração a ar.No ano de 1927 produz um carro da Dixi Company com o nome de BMW 3/15, marca que a empresa alemã compra em 1928, no entanto é somente no ano de 1933 que a BMW passa a produzir seus próprios veículos. Com a segunda guerra mundial a empresa se transforma em um importante fornecedor de peças, motores e veículos para o exército de seu país, em 1944 tem sua fabrica em Munique destruída e depois é proibida de produzir por alguns anos.
O Recomeço e a Consolidação da Marca
Em 1948 a BMW volta a produzir motociclos e em 1952 volta a produzir automóveis, a partir daí segue uma trajetória de grandes sucessos. Com a recuperação econômica da Alemanha a BMW lança os carros Isetta, o famoso V8, e também as berlindas e atinge estabilidade no mercado automotivo. No ano de 1972 surge o BMW série 5, posteriormente o série 3 e o série 7, fazendo da década de 70 um período de grandes sucessos, que evoluiu ao longo do tempo, destacando-se no início do ano de 2000 com as modernas linhas que os veículos da marca receberam sob as mãos do designer Crirstopher Bangle, que apesar de inicialmente criticada transformou-se em um marco histórico da BMW, especialmente com os Rolls Royce em 2003.
BMW – Poder e Luxo
A BMW ao longo do tempo se consagrou como uma poderosa marca de carros da Baviera, são carros de luxo cobiçados em todo o mundo, assim como as disputadas limusines, e mesmo para quem tem dinheiro disponível nem sempre é possível possuir uma dessa maravilhas, pois algumas delas tem listas de espera que podem demorar alguns meses.