Como Conseguir Ajuda

Imagine essa cena: você e sua família, de férias, em uma “trip car”, indo do Rio de Janeiro até Santa Catarina, e o seu carro simplesmente para no meio da estrada. Você já parou para pensar como reagir em uma situação dessas?

Primeiramente, é importante lembrar quais são as principais causas que fazem o carro parar na estrada e se possível como evitar essa situação. De acordo com as concessionárias brasileiras existem quatro principais causas que levam a interrupção do transporte de carro nas estradas, sendo elas, o pneu do carro furar, acontecer uma pane elétrica, um superaquecimento do motor e a falta de combustível.

Os problemas de pane geralmente acontecem em caminhos como o citado no exemplo do início, em regiões de serra com grande subidas que pedem muita função do motor do carro. Por isso, se faz muito importante, antes de qualquer viagem uma revisão completa do sistema operacional do carro e de toda sua mecânica, a fim de garantir que o veículo esteja preparado para o trajeto.

Assim como o corpo humano que necessita regularmente de um check-up, o carro também requer uma revisão constante. Não necessariamente o carro precisa ir ao mecânico todo mês, o próprio motorista pode perceber alguns sinais do seu veículo. Quanto ao superaquecimento do motor algumas dicas são importantes como, avaliar diariamente se o ponteiro de temperatura no painel se aproxima do vermelho. Caso positivo, isso indica que o sistema precisa de uma avaliação mais profunda.

Observar o nível de água constantemente também deve ser um hábito de todo motorista, pois se esse nível varia muito em pouco tempo, pode ser que algo esteja errado, como um vazamento no sistema.  Para avaliar vazamentos outra dica interessante é notar o chão após tirar o carro da vaga, se houver poças de óleo ou água, provavelmente existe algo de errado.

Quanto à pane elétrica é válido ficar atento a dificuldade de ligar o carro às vezes, quando as luzes estão acesas e o brilho diminui, ou até mesmo quando o ar diminui sua intensidade aleatoriamente. Esses sinais indicam uma falha na bateria do carro, e quando a mesma acaba não existe solução, o carro para completamente.

Por um pneu furado quase todos já passaram. O único jeito de evitar essa situação é tendo o pneu sempre bem conservado e calibrado. Além disso, é de suma importância ter um estepe em boas condições caso aconteça alguma coisa. Pneus carecas, desgastados estão mais predispostos a sofrerem algum corte, seja em buracos na rua, ou até mesmo pequenos pregos não visualizados na estrada. Quando isso acontecer em alguma rodovia o ideal é reduzir a velocidade e desviar desses obstáculos, caso não seja possível por estar em alta velocidade o melhor é perder o pneu do que o risco de causar um derrape do carro e consequentemente um acidente mais grave.

É importante destacar ainda, que ao parar o carro na estrada para trocar o pneu deve-se posicionar o triângulo de atenção à uma distância de no mínimo trinta metros do carro (segundo Conselho Nacional de Trânsito). Quando não posicionado corretamente muitas pessoas acabam por serem atropeladas ou mortas apenas por estar tentando trocar o pneu do carro em uma rodovia.

Enfim, caso algum desses problemas ocorra, o que será explicado agora é como você pode pedir ajuda para continuar seu percurso. Se após todos os cuidados citados, o seu carro parou na estrada a primeira coisa que deve fazer é encontrar um local seguro para parar, caso você tenha percebido que ele dava sinais estranhos durante o percurso. Se o problema aparecer do nada e o carro simplesmente parar tente tirá-lo da pista de maneira segura, sem colocar sua vida em risco. É válido destacar que locais de curvas ou de pouca visibilidade são mais perigosos então evite-os.

Utilizando o triângulo, sinalize o local assim que possível, assim os outros motoristas entenderam que você está com problemas e talvez até parem para te auxiliar. Uma dica para saber a qual distância colocar o triângulo do carro é a velocidade da via, por exemplo, se a máxima velocidade permitida é de 60km deixe a placa à uma distância de 60m do carro.

Em seguida, ligue o pisca alerta do carro se possível, após toda sinalização se mantenha à uma distância de segurança do carro e ligue para a concessionária da via. Geralmente, nas vias em que existem pedágios, o valor pago assegura um auxilio caso seu carro tenha problemas, sendo assim ligue para eles e peça auxilio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *