Exagero no Aerofólio

Esse cara quase que não quer chamar a atenção.

Exagero no Aerofólio

Exagero no Aerofólio

Algumas pessoas gostam tanto dos seus carros, tanto que colocam todo tipo de adorno para deixar o veículo ainda mais estiloso. Porém, algumas pessoas exageram muito e, ao invés de deixarem o carro mais bonito, eles chegam a fica bizarros. É o que acontece, por exemplo, com algumas pessoas que cismam de colocar um aerofólio diferente. Essas pessoas conseguem estragar o próprio carro.

O aerofólio serve para dar mais estabilidade para o veículo em altas velocidades, e ainda dá um visual um tanto esportivo também. Mas o ideal é que essa peça venha de fábrica, que seja original do seu veículo.

Acessórios Estéticos e o Desempenho do Veículo

A aerodinâmica está atuando sobre o carro frequentemente, afetando a sua estabilidade, seu desempenho e o seu consumo. É a própria eficiência no ato de cortar o ar. Também pode ser chamada de coeficiente de resistência aerodinâmica, ou somente cx, tal como aparece na ficha técnica.

Por ser algo de estrema importância no momento de pensar e fabricar um veículo, milhões são investidos pelos fabricantes para que a aerodinâmica seja mais e mais eficiente. Dessa forma, sempre que o carro sofre alguma alteração das suas características originais, de fábrica, como é o caso de aerofólios ou de outros itens estéticos, por exemplo, pode provocar mudanças e até comprometer o seu desempenho, a sua estabilidade e o consumo de combustível.

Antes de pensar em realizar qualquer alteração em um carro, é preciso conhecer pelo menos um pouco sobre aerodinâmica, pra entender como ela afeta o veículo e o seu desempenho. Há situações em que tanto o aerofólio quanto o spoiler são opcionais. A decisão de comprar ou não fica a cargo do comprador. Que, muitas vezes, não tem a menor noção de qual é o papel daquele item. Se ele ajuda, atrapalha, ou se serve somente para embelezar o veículo.

Daí a importância de sempre procurar saber qual o real papel de cada item do carro, até mesmo aqueles que parecem ser apenas um enfeite, para não comprometer o consumo e, mais importante ainda, a estabilidade do veículo.

O Aerofólio

Os engenheiros usam os aerofólios com frequência, e são combinados com outros componentes como, por exemplo, o spoiler, placas externas, defletores laterais e difusores. E tem o objetivo principal de diminuir a resistência do ar. O aerofólio funciona como se fosse a asa de um avião, porém, a sua função é invertida.

No caso do avião, a asa lhe dá a sustentação necessária para que ele se mantenha no ar. Em um carro de Fórmula 1, por exemplo, essa peça serve para proporcionar força vertical descendente, fazendo com que o carro seja empurrado contra o solo. O aerofólio irá aumentar bastante o arrasto aerodinâmico.

Em carros de rua, a função do aerofólio é mais bem aproveitada em modelos superesportivos. Em alguns modelos, esse acessório proporciona mais estabilidade. Em outros, ele dá mais velocidade.

Ao interferir no modelo do aerofólio, o condutor pode comprometer muito as funções originais dessa peça. Ao colocar um aerofólio que não é de fábrica no seu carro, você pode estar contribuindo para que o seu carro esteja consumindo cada vez mais combustível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Impressionante

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *