Carros Esperam por Donos

De repente o numero pode até impressionar, pois são quase 60 mil carros, só no Rio Grande do Sul que se encontra em depósitos esperando que seus donos possam vir retirá-los. Na realidade, hoje são exatamente 59,3 mil veículos que estão retidos em 184 pátios espalhados por 163 municípios do estado do Rio Grande do Sul. Esse número supera a frota de um município de médio porte como é o caso de Santa Cruz do Sul cujos registros de veículos alcançam a cifra de 63,8 mil. Deste total apreendido, estão sob guarda do estado nada menos do que 40 mil, isto por falta de pagamento de impostos (IPVA), de multas, e do restante temos 13 mil apreendidos por terem algum tipo de envolvimento em crimes, 5 mil por envolvimento em acidentes com lesões diversas. Na verdade os carros esperam por donos que jamais vem resgatá-los e pasmem vocês, mas existem casos em que os donos não sabem onde seus carros foram parar.

Patio

Inchamento dos Depósitos

Nos 184 depósitos, todos credenciados, chegam diariamente em média 400 veículos sendo que destes, 360 são recuperados por seus donos e os demais que são 40 ficam aí a espera. Como podemos ver 10% dos carros que entram, não saem o que provoca de maneira muito rápida o inchamento dos depósitos, pois se fizermos a conta veremos que são mais de mil carros todos os meses que ficam retidos. Alguns deles têm encargos tão pesados, que chega a ultrapassar o valor de mercado especialmente no que se refere a carros e motos e nesse caso é muito difícil que o dono venha retirá-lo. Muitos são os casos que além destas custas ainda faltam os equipamentos obrigatórios impedindo assim que o carro volte para as ruas. É bom que o proprietário, em caso de querer recuperar o carro, não esqueça que além dessas despesas ainda tem as de depósito e guincho.

Apreenção

Rumo aos Leilões

O Código de Transito Brasileiro prevê um prazo de 90 dias para que o dono regularize seus débitos e retire o carro apreendido do deposito. Findo esse prazo o carro pode ser leiloado, porém em geral este prazo se estende, pois até a batida do martelo ainda existe a possibilidade de recuperar o veiculo. Existem carros de todos os tipos e entre estes muitos em ótimas condições e cuidados como se fossem novos e isso muitas vezes pode se transformar em ótimas oportunidades para se adquirir um bom carro embora esse tipo de compra exija muito cuidado para não entrar numa fria. Este ano somente no Rio Grande do Sul já foram realizados 44 leilões, onde foram vendidos 5,7 mil carros. Quatro destes leilões foram em Porto Alegre. A meta é de realizar 100 até o fim de 2010 se desfazendo de 15 mil veículos.

Leilão

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Impressionante

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *