Carros Abandonados

A quilometragem das vias públicas na cidade de São Paulo é de 15.000 km, número que pode até surpreender alguém por parecer muito, mas para quem diariamente enfrenta o transito na capital sabe que isso é pouco diante da quantidade de carros em circulação hoje em SP. Número este que cresce a cada dia que passa. As dificuldades que os motoristas enfrentam com os inúmeros engarrafamentos são reais e as complicações na hora de estacionar complicam ainda mais e requer uma paciência que é quase impossível de ser mantida no dia a dia de uma rotina que não é atenuada nunca.

Carros

Outras Dificuldades

Não bastasse toda essa situação já bastante penosa ao trabalhador que precisa do carro para se locomover para o trabalho, ainda tem outras dificuldades a serem enfrentadas como é o caso dos carros abandonados pelas ruas da cidade. Em algumas reportagens que foram feitas, os jornalistas descrevem situações em que nada menos do que quatro carros encontrados abandonados em uma mesma rua, cobertos de pó, muitas vezes com pneus furados ou até depenados, pois o que não faltam são saqueadores que tiram tudo que imaginam possa ser aproveitado, deixando alguns como verdadeiras carcaças. Isso é um fato comum e acontece inclusive em bairros nobres da capital e dificulta ainda mais os problemas de estacionamento que os motoristas enfrentam diariamente.

Abandonados

Recolhimento de Carros

Todos os anos o recolhimento de carros que a prefeitura efetua vem aumentando, são centenas de carros abandonados pelos donos e tirados das ruas anualmente sendo que o percentual dos que procuram resgatá-los é muito pequeno, girando apenas em torno de 10%. Dos que ficam sem dono alguns que se encontram em piores condições de conservação acabam sendo arrematados pelos ferros-velho, os demais vão a leilão que o DETRAN promove.

Retirada

Porque são Abandonados?

Em geral as causas para o abandono de um carro são o preço de consertos que às vezes não vale pena, IPVA e/ou taxa de licenciamento em atraso, multas que não foram pagas, são todos valores que muitas vezes são superiores ao valor de mercado do veículo e assim o abandono é lucro. Para legalizar a baixa do carro o proprietário tem de pagar todas as pendências e ainda proceder a uma vasta burocracia e a opção para muitos é deixar o veiculo no abandono e isso acontece em todo o país.

Perigo de Doenças

Além dos muitos inconvenientes que estes carros abandonados causam ao transito, ainda há o grande perigo que representam no que se refere transmissão de doenças como é o caso da dengue, além de abrigar pragas urbanas como baratas, ratos etc. Ainda existem os problemas ambientais que também podem ser grandes na medida em que motor, bateria, combustível, lataria, tudo se decompõe e os resíduos podem chegar ao lençol freático depois de poluir o solo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Impressionante

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *