O que será que aconteceu ali? Um cooler gigante caiu no carro?
Às vezes, a gente ouve falar de cada acidente estranho que acontece nas estradas, que até pensamos se realmente aconteceram. O pior é que a maioria deles acontece por imprudência do condutor. Seja pelo excesso de velocidade, por estar embriagado, ou algum motivo semelhante. Abaixo, nós listamos alguns exemplos de acidentes estranhos na estrada ao redor do mundo. Confira!
• Cabo de aço na pista: este acidente aconteceu na China. O acidente, que com certeza foi muito assustador para os motoristas, também foi bastante inusitado. Os automóveis pareciam estar flutuando. Foi tão diferente quanto curioso. Foi provocado por um cabo de aço caído na pista.
• Botijão explode dentro do veículo: conhecida por possuir um trânsito desorganizado e confuso, este acidente foi flagrado na Rússia. Um motorista que trafegava pela via com uma câmera em seu veículo, filmou o momento em que um botijão que estava no interior do carro à sua frente, explodiu, assustando as pessoas à sua volta, principalmente os ocupantes do veículo. Foi realmente uma cena impressionante.
• Caminhão com caçamba levantada: um caminhão, que trafegava com a caçamba basculhada na avenida Brasil, no Rio de Janeiro, bateu numa passarela e deixou a via interditada por oito horas. Teve como consequência a morte do motorista do caminhão. E um pedestre, que passava na passarela no momento do acidente, ficou ferido.
Não se sabe por que o motorista estava com a caçamba levantada. Acredita-se que ele tenha saído do local de origem já com a caçamba erguida, pois estes caminhões possuem uma trava que não deixa a caçamba levantar com o caminhão em movimento.
• Veículo abandonado: falando em acidentes estranhos, este é realmente inexplicável. O carro começa a fazer zig-zag. Alguns metros à frente, a condutora salta do veículo em movimento, e o mesmo continua desgovernado, atravessa o canteiro e invade a contramão.
Quase bate em um carro que vinha no sentido contrário. O carro só parou no outro lado do acostamento. Esse comportamento poderia ter consequências muito graves. Só não teve por sorte. Não se sabe o motivo que levou a mulher a agir assim.
• Excesso de velocidade: infelizmente, nesta lista, não poderia faltar este motivo pelo qual acontecem muitos acidentes: o excesso de velocidade. Um caminhão ultrapassa o carro. Até ai tudo bem, só que o motorista do carro resolve provocar o motorista do caminhão e acelera chamando o mesmo para uma disputa de corrida. Claro que só poderia acabar mal. Nesta atitude irresponsável, o carro acabou capotando, causando um acidente grave.
• Falta de manutenção: um ônibus trafegava normalmente em uma cidade com alguns passageiros, quando as pessoas começaram ouvir um barulho estranho vindo de debaixo do coletivo. Eles alertaram o motorista, que logo em seguida reduziu a velocidade. Foi quando o eixo traseiro do ônibus se soltou. Felizmente, devido ao alerta das pessoas, ninguém se feriu.
Como o nome já diz, acidente é acidente. Pode acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar. Muitos deles a gente não tem como evitar. Outros, porém, podem sim ser evitados, bastando um pouco de atenção e prudência. É o que acontece, por exemplo, com a maioria dos acidentes de trânsito. Muitos poderiam ser evitados se os condutores seguissem as leis de trânsito e trafegassem com mais prudência.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), 90% dos acidentes de trânsito podem ser evitados, pois são provocados por falha humana. Enquanto que somente a minoria são provocados por falhas mecânicas ou por problemas nas estradas.
Para ajudar na prevenção dos acidentes de trânsito, a direção defensiva foi formulada e se caracteriza por um conjunto de dicas e recomendações de segurança que precisam ser repassadas para todo motorista, no decorrer das aulas assistidas nas autoescolas. Ou no momento da renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Dicas Para Evitar Acidentes de Trânsito
De acordo com especialistas, algumas atitudes simples podem ser tomadas para diminuir os acidentes nas estradas. Tais como:
• Evitar Dirigir Com Escassez Ou Com Excesso De Luz, Pois Isso Pode Provocar Acidentes
No caso de uma via escura, o condutor pode usar a faixa branca na lateral da via para se guiar. Quando estiver trafegando em uma via escura, é preciso ter muito cuidado ao usar o farol alto, pois pode acabar ofuscando a visão do motorista que vem no sentido contrário.
O ideal é baixar o farol quando um outro veículo estiver se aproximando na outra mão. Vale lembrar que o farol alto pode atrapalhar até mesmo que está no mesmo sentido que você, só que na sua frente. A luz incide no farol e pode provocar uma cegueira temporária, fazendo com que o condutor perca o controle da direção. Sempre que for possível, trafegue usando a luz baixa.
• Situação das Estradas
Ao trafegar em uma via com problemas de conservação, reduza a velocidade. Caso a via não tenha sinalização, a atenção precisa ser em dobro. Fique sempre atento aos desvios, aos trechos que usam somente meia pista ou em pistas sem acostamento.
Ao descer em uma via, não se deve usar a “banguela”. O correto é utilizar o freio de forma rápida e suave ao mesmo tempo, e sempre manter a marcha engatada. Um outro ponto muito importante é sempre definir qual será o seu trajeto antes de sair de casa. Dessa forma, o condutor não precisa ficar procurando o endereço, andando em velocidade abaixo do permitido, e nem fazer conversões bruscas demais.
• Sempre Que Possível Evite Dirigir Em Condições Adversas De Tempo
A chuva, o vento, a neblina e o granizo são condições que necessitam de uma atenção redobrada, pois diminuem a visibilidade do motorista, faz com que ele perca o controle da direção, reduz a aderência dos pneus, provoca aquaplanagem, e muito mais…
• Condições Físicas, Emocionais E Psicológicas Do Motorista
Muitas pessoas se esquecem da importância desses fatores. E eles são fundamentais. O estresse, a ansiedade, a falta de experiência, a tristeza, o sono, e vários outros fatores podem causar acidentes de trânsito também. É muito importante estar bem para “pegar o volante”.
• Manutenção do Veículo
É imprescindível manter a manutenção do veículo em dia. Essa medida é tão importante quanto as demais. Confira sempre as condições das pastilhas de freio, o limpador de para-brisas, o nível de óleo, o combustível, como está o motor, são alguns exemplos de itens que precisam ser observados com frequência.
Dicas Para Evitar Colisões
1 – Uma das dicas mais importantes e que quase ninguém obedece é manter uma distância de segurança do veículo da frente.
2 – Não falar ao celular enquanto dirige, para não ter a atenção desviada.
3 – Nos cruzamentos sem sinalização, a preferência é do veículo que circula na via da direita.
4 – Sinalize adequadamente nas conversões.
5 – Quando estiver andando de marcha ré, vá devagar e não se esqueça de observar os dois espelhos o tempo todo.
6 – Sempre obedecer as placas e as velocidades permitidas nas vias.