Como seria nossas vidas sem veículos de boa qualidade? Mas ao pararmos para pensar, será que os meios de transportes são realmente inclusivos para todas as pessoas? A mobilidade urbana tem se tornado tema muito discutido por todo país principalmente por muitas pessoas que não conseguem ter acesso a localidades distantes por conta da falta de infraestrutura.
O Brasil falha muito em questão de posicionamento de nossos meios de transporte, deixando muita gente na mão. É ainda sim somos um país muito grande, com grande oportunidades de melhorias e pensamentos positivos para o futuro. Sabemos que durante muito tempo a culpa de muita coisa é colocada no governo e de certa forma sabemos que a corrupção sempre prevaleceu, isso se tornou prejudicial para o desenvolvimento dos transportes.
Mas, ao falarmos sobre o meio transporte mais produzido no mundo, os carros estão bastante a frente em questão de números. Entrando em uma cultura histórica, comprar carro se tornou uma forma de ascensão social, sabendo que anualmente serão lançados mais e mais modelos no ano anterior.
Automóveis
A indústria automobilística se tornou famosa devido ao seu grande número de adeptos no século XX, era muita novidade para um época em que a tecnologia aumentava aos poucos. Aos poucos o carro como conhecemos hoje foi chegando às ruas de maneira incrivelmente rápida. Novas marcas, modelos, melhores motores, maiores tecnologias seja a trava ou o vidro elétrico, o computador de bordo e outras.
A segurança avançou, mas infelizmente os acidentes foram mais rápidos e conseguiram alcançar um dos maiores taxas de mortalidade do mundo todo. Ainda sim, o nosso sonho de vida é juntar dinheiro para comprar um carro. Hoje em dia comprar um carro usado tem sido mais vantagem, já que um carro novo desvaloriza muito rápido. Porém não é bom comprar de qualquer pessoa, pois alguns carros podem vir com algum problema mais sério.
O grande problema hoje em dia nem é tanto comprar um carro e sim conseguir mantê-lo. Anualmente temos que pagar o IPVA que afirma que o nosso veículo está dentro dos moldes, além de realizar sempre manutenções que são necessárias, como troca de óleo, verificação do freio e o pior de tudo é combustível que está cada vez pior.
Por isso a cada dia que passa o transporte público é mais viável, a bicicleta se torna uma alternativa mais agradável e o pensamento pode ir sendo alterado.
Mobilidade Urbana
Envolve todos os meios de locomoção que a sociedade possui dentro de uma determinada cidade, região ou até mesmo país. Além disso também procurar entender as formas que esse deslocamento ocorre, para isso alguns fatores precisam ser levados em consideração como quis meios de transporte são mais utilizados, o quanto eles são usados, dependendo assim da quantidade de pessoas e mercadorias que utilizam aquele fluxo, fora a organização do local para que receba de forma correta a quantidade prevista.
Algumas cidades possuem uma mobilidade urbana de deixar inveja, porém algumas outras mesmo possuindo grande porte, sofrem para que o fluxo seja realizado de maneira eficiente. Isso tudo parte um desafio muito grande de cada gestão que entra e sai e ainda sim não consegue resolver esses problemas. As discussões estão muito em volta de como a mobilidade urbana chegou nos dias atuais da maneira que realmente é.
Tudo isso vem de um momento histórico em que se trata do paradigma do automóvel, vindo principalmente de governantes do Brasil entre a década de 50 e 60 que acreditavam que a evolução do país dependia de novas indústrias que na época eram as automobilísticas. Dentre esse período Brasília foi construída, e todo seu planejamento já para que a mobilidade fosse toda rodoviária.
Durante a época parecia muito interessante sermos mais industrializados juntamente com o Estado Unidos, porém esses modelos não foram pensados a longo prazo, trazendo para os dias atuais os problemas mais comuns como engarrafamento e poluição do meio ambiente. O crescimento de automóveis chegou a números exorbitantes, sendo quase 400% maior em dez anos.
Contudo vemos que outros meios de transporte não conseguiram acompanhar o crescimento como os metrôs e trens. As cidades mais afetadas são Rio de Janeiro, Curitiba e claro a grande São Paulo. O grande desafio do momento é conseguir melhorar a qualidade de vida das pessoas que enfrentam todos os dias esse grande trânsito. Os pontos mais comuns em diversas localidades que necessitam de mudanças é a qualidade do transporte público, implantação de mais ciclovias e ciclofaixas. Outro problema que tem sido muito discutido é a questão da forma de combustível usado que tem prejudicado muito o meio ambiente.
Já existem muitas pesquisas, mas o ideal seria substituir a energia fóssil por alguma que fosse ecologicamente correta.
Carro Para Anões
Falando ainda sobre a mobilidade urbana, as pessoas precisam de acesso igual aos meios de transporte, por isso hoje em dia já existem algumas adaptações que já permitem que anões e até mesmo deficientes consigam dirigir um automóvel como qualquer outra pessoa.