São tantos desastres naturais acontecendo, muita gente morrendo ou perdendo tudo por conta de problemas ambientais que poderiam ser evitados. Os danos são muito mais do que bens materiais e sim toda a reconstrução de uma vida a partir de doenças, perda de familiares, perda de trabalho. Infelizmente a maioria desses desastres possui uma grande parcela de culpa na própria humanidade. A falta de cuidado com o meio ambiente vem trazendo diversas revoltas da mãe natureza as quais o homem pode evitar se souber como prevenir.
Com toda a tecnologia desenvolvida o homem esqueceu de que a maioria da matéria-prima necessário e recursos para sobrevivência vem da natureza. Isso não ocorre somente no Brasil, há alguns países que a sustentabilidade é mais difundida por toda a educação cuidar do meio ambiente.
Sustentabilidade
O desenvolvimento da humanidade custa muito caro para a natureza, mas muitos ambientalistas acreditam que existem chances de continuar progredindo, mas pensando em alternativas que prezam pela conservação do ambiente. A própria palavra vem do latim e significa cuidar, apoiar e sustentação.
Há muitas formas de se praticar a sustentabilidade, que vem sido muito difundido pelas culturas atualmente por conta das grandes devastações das florestas e da diversidade que o ser humano provoca diariamente. Infelizmente não percebemos que pequenos atos podem ser muito significativos para a mudança da situação atual.
Um simples papel de bala no chão pode contribuir para enchentes e poluição das águas. Ou então quando usamos água em excesso sem pensarmos nas gerações futuras. Ações mais concretas vêm sido desenvolvidas em comunidades como coleta seletiva, reciclagem, menor emissão de gases e outros.
O desenvolvimento sustentável preza por pensar nas gerações futuras, mas ainda sim atendendo as necessidades atuais. Preservar o planeta deveria ser prioridade para todos, mas o Brasil é um dos países que possuem menos educação sustentável, felizmente possuímos um território vasto em biodiversidade e em recursos naturais, mas não cuidamos devidamente e por isso diversos desastres ambientais vem acontecendo.
Existem alguns recursos naturais que são renováveis precisam também precisam de tempo para se reconstruir na natureza e por isso também necessitam ser usados com consciência. Se usarmos a água de modo descontrolado e ainda poluindo ela, as nascentes não dão conta.
A sustentabilidade pode ser desenvolvida em três bases simples como o social, o ambiental e o econômico. Todos eles precisam estar em harmonia, quando as pessoas pensam muito no dinheiro e na melhoria da economia local, acabam esquecendo de princípios básicos da parte ambiental. Para isso o mais desejado é a harmonia dos fatores, mas com grande qualidade de vida para todos os seres vivos.
Desastre Ambiental
Pode acontecer por consequência dos seres humanos ou então pela própria fúria da natureza. Um desastre acontecer em momentos mais improváveis. Alguns podem ser evitados se o local tiver possibilidade de rastreamento. Para furacões, tsunamis e terremotos, muitos países conseguem prever e ainda avisar seus habitantes. Mas infelizmente não é sempre que isso acontece e muita gente acaba morrendo inocentemente tentado escapar.
O Brasil é um país privilegiado de desastres como esses citados, mas infelizmente para inundações, deslizamentos e incêndios naturais ainda ocorrem sempre. E o pior é que acontecem por desleixo das autoridades e também por falta da prática da sustentabilidade. As grandes cidades as mais prejudicadas principalmente pelo crescimento desordenado.
Acaba causando assim grandes estragos em propriedades, no própria sociedade e o pior ainda na vida das pessoas. A destruição é tão grande em inúmeras vezes que pode desbalancear até mesmo economias e sociedade por um grande tempo.
Enchentes
Muito comum no cotidiano de algumas cidades, infelizmente a chuva vem com muita intensidade e em poucos segundos os bueiros não dão conta de escoar totalmente. Isso na maioria as vezes acontece por estarem poluídos. Lembra daquele papel de bala que você jogou no chão? Ele colabora bastante para situações assim acontece. Outro ponto é a falta de infraestrutura em alguns locais em que os sistemas de escoamento são falhos.
Outra causa pode ser a má administração de barragens, rompimento de comportas, e transbordamento de rios. A maioria desses podem ser monitoramento diariamente para evitar problemas maiores.
Carros Em Inundações
Os carros são feitos para nos proteger de muito temporais, mas eles não são preparados para grandes acontecimentos. O motor e outros componentes eletrônicos quando entram em contato com a água não funcionam muito bem. Por isso são colocados embaixo, ou então por dentro da lataria para a proteção.
Por isso quando acontece enchentes, os carros podem sofrer alguns problemas elétricos caso entrem em contato com muita água. Em cidades grandes como São Paulo, que ocorre muito enchentes, em tempos chuvosos nem é indicado sair de casa com o automóvel, até porque dependendo da quantidade de água, a correnteza fica bem forte e pode até ter muita força para levar o seu carro embora.
A água possui uma força muito grande dependendo da inclinação e da quantidade. Por isso tente evitar maiores problemas, começando com a sustentabilidade que pode ser utilizar um transporte coletivo que não gaste gasolina que também polui e ainda deixa ele mais protegido em casa.