Existem muitas maneiras de carregar o seu filho, mas quando estiver de moto não faça isso!
Todos nós sabemos que se divertir é o que as crianças mais gostam de fazer. E qual criança resiste em dar uma voltinha na garupa da moto com o pai ou com a mãe, seja para ir até a esquina ou até mesmo fazer uma viajem, não é mesmo?
Andar de moto é prazeroso e divertido. E, para muitas pessoas, ela é o único veículo, usado para fazer o transporte de toda a família. Inclusive as crianças, que são levadas para vários locais, como para a escola, por exemplo.
No entanto, carregar crianças em uma moto é coisa séria. Por isso, algumas regras devem ser seguidas, para que a viajem ou o passeio seja feito com segurança e responsabilidade.
Aqui vamos citar algumas coisas que você não deve fazer ao levar seu filho em uma moto.
1º – Você não deve levar seu filho(a) na garupa da moto se ele(a) tiver menos de 7 anos de idade.
De acordo com CTB (Código de Trânsito Brasileiro), transportar crianças menores de 7 anos na garupa é ilegal. O não cumprimento desta lei é infração gravíssima, com sete pontos na CNH e suspenção da carteira de dirigir. Além de uma multa no valor de 191,54 reais.
2° – Outra coisa que você não deve fazer é: se o seu filho(a) não alcança a pedaleira com os pés, ou não consegue segurar de maneira adequada e segura na moto ou no piloto, você não deve carrega-la na garupa. Às vezes,
a idade não é o suficiente. De acordo com Grabriela Freitas, gerente da Criança Segura (ONG) “cada criança tem um tamanho e, muitas vezes, mesmo que tenha a idade permitida por lei, ela não consegue apoiar os pés na pedaleira ou não é capaz de se segurar adequadamente na motocicleta”. Diante dessa situação a pessoa que irá pilotar a moto é quem deve ter a consciência, e não carregar a criança na garupa em nenhuma hipótese.
3° – O capacete é um item indispensável de segurança. Por isso, você não pode deixar de usar e nem transportar o seu filho(a) na garupa sem usar o capacete. Outra coisa que também não deve ser feita é usar um capacete que não seja do tamanho da cabeça da criança, ou seja largo.
Segundo Gabriela Freitas, “o capacete deve ser justo e não pode ‘girar’ na cabeça da criança, se fizer isso, não está protegendo”. Não é fácil de encontrar modelos de capacetes com numeração menor como as de 48 até ao 52. Porém, a segurança do seu filho(a) vem em primeiro lugar.
4° – O seu filho deve estar com o corpo todo protegido. Por isso, outra coisa que você não deve fazer ao carregar o seu filho(a) na garupa de sua moto é: deixar que fique sem usar os equipamentos de segurança necessários. A criança não pode usar roupas curtas ou chinelos, ela deve usar jaqueta, botas e luvas.
5° – Você nunca deve carregar seu filho sobre o tanque de combustível. Há pessoas que acreditam que levar seus filhos em cima do tanque de combustível é uma maneira mais segura. Isso é um engano!
Na verdade, é a forma mais perigosa, pois a criança será arremessada para frente no caso de acontecer uma colisão, o que aumentará os riscos e a gravidade dos ferimentos.
6° – Outra coisa que você não deve nunca fazer, nem se estiver sozinho, e muito menos se estiver levando seu filho(a) na garupa, são manobras arriscadas. As crianças adoram uma brincadeira, mas elas não têm noção de perigo. Em contrapartida, você tem.
Nunca pilote de forma imprudente e insegura, mantenha a atenção no trânsito e uma velocidade segura, pois você está levando seu filho(a) na garupa.
Seja responsável e pilote com segurança!