Carro de Bambu

A tecnologia nos trás muito controvérsias no dia-a-dia, hoje em dia não pensamos mais em como seria nossas vidas sem um carro por exemplo, mas ainda sim vivemos falando sobre ecologia sendo que um automóvel é um das coisas que mais poluem no mundo. Os carros vieram para revolucionar todo o sistema de locomoção, auxiliando o ser humano em todos sentidos.

Mas como a maioria das tecnologias, ela é desenvolvida de uma forma prejudicial ao meio ambiente. A competição tecnológica entre países e depois entre empresas mesmo, faz com que até os dias atuais a falta de conscientização da maioria delas prevaleçam, pensando somente no lucro que irão obter. Não medem esforços para conseguir atingir mais vendas e lucros, consequentemente, levam a natureza abaixo.

História do Carro

Os primeiros meios de locomoção do ser humano eram basicamente todos à tração animal. Mas era totalmente complicado, pois grandes distâncias demoravam dias, pois os animais cansam facilmente e precisavam de comida assim como os humanos, tendo que levar mais bagagem ainda. Cavalos e gados eram os mais comuns e simples de adestrar.

Durante um tempo foi sendo aprimorado as carroças, que conseguiam levar tanto pessoas como cargas. totalmente feita de madeira, com detalhes de metal que começavam a surgir. Para maiores distâncias a grande evolução foram as embarcações, que mesmo simples, atravessaram oceanos de maneira exemplar, mas com o tempo tão grande que pessoas morriam durante as viagens.

Foram mais de dois mil anos com a locomoção prejudicada. Somente com a revolução industrial as coisas se modificaram, o investimento na industrialização trouxe muita inovação e bastante tecnologia com os motores, a eletricidade, o petróleo, etc. Foram tantos em tão pouco tempo, se pararmos para pensar, daquela época para agora foram somente 250 anos e o mundo se alterou por completo.

Nos transportes, a locomotiva a vapor foi a primeira inovação de locomoção de longa distância, tentou ser implementada em modelos mais livres como é o carro, porém é complicado queimar carvão em um pequeno local, sem levar em consideração que os carros precisavam de eixos e outras partes mecânicas mais especializadas por não serem utilizados em cima de trilhos.

Logo foi visto que a necessidade de outros tipos de motores era muito alta, não somente para automóvel, mas para as mais diversas máquinas que o período pedia para melhorar a industrialização. Muitos cientistas passaram anos para desenvolver o motor a combustão, inicialmente não dependente do petróleo, mas depois foi o combustível que mais apresenta um desempenho de qualidade.

A partir disso foi pensado em como fazer um modelo mais alternativo para as ruas, o carro como conhecemos hoje em dia passou por muitas modificações ao longo do tempo. Mas quem realmente comprou a ideia inicial foi Henry Ford, com sua companhia Ford, sem saber se daria certo, ele simplesmente investiu muito para começar a produção do modelo mais vendido da história, o Ford T.

Ford T 1923

Ford T 1923

Hoje em dia você encontra esse modelo em museus, por ter sido muito marcante para o período. Com a intenção de baratear os custos que o carro possuía na época, Ford teve ideias incríveis de melhorar a forma de produção que conseguiu produzir muito mais em menos tempo. A famosa linha de produção em que cada trabalhador fazia uma parte do carro. Para que isso desse certo, ele padronizou o Modelo T na cor preta por anos, e foi vendido a um preço acessível ao mercado, conseguindo aumentar o salário dos seus funcionários e sua qualidade de vida.

Porém com o tempo as pessoas cansaram de um único modelo, aqueles que possuíam maior poder aquisitivo queriam maior conforto e inovações, com isso outras marcas aproveitaram e criaram novas identidades, mais cores, conforto e design. Foi sem dúvida a grande revolução para que novas formas de produção fossem mais eficazes surgissem e o grande impulso para marcas famosas existissem.

Sustentabilidade

Durante toda essa criação de novos modelos, foram apenas alguns momentos que as marcas realmente pensaram em como ficaria o meio ambiente. O petróleo sem dúvida é o maior problema até o dia atual, pois ele solta gases poluentes que prejudica a atmosfera e consequentemente colabora para o aquecimento global.

Depois de um tempo que o etanol foi desenvolvido, mas por ainda não apresentaram grande desempenho ainda não é mais usado, pois o preço é mais em conta. Mas não podemos tentar usar mais transporte público, ou então andar de bike ou a pé para menores distâncias. De qualquer forma vale lembrar, que a consciência deve partir de cada um, saber aproveitar, pois ninguém quer voltar no período das carroças.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bizzaro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *