A utilização correta de meios de proteção no trânsito pode salvar muitas pessoas, seja na manutenção do veículo, de freios, retrovisores, e os mais diversos componentes importantes para que tudo ocorra de uma forma tranquila.
Acidente de trânsito é uma das maiores causas de morte do Brasil, sendo que muitas dessas mortes poderiam ser evitadas se houvesse maior cuidado, tanto com a maneira de dirigir quanto com esses detalhes.
É classificado com um acidente rodoviário uma colisão de um veículo com alguma coisa, seja ela outro veículo ou então com algum poste, construção ou até mesmo árvore. Pode ser considerado também quando um veículo atropela uma pessoa, ou então uma pessoa que está utilizando animais para transporte. Além de choques, existem ainda aqueles acidentes em que o motorista o ocasiona sozinho, seja um capotamento ou deslizamento da pista.
É tão grave que se formos acompanhar números eles chegam a cerca de 1,2 milhões de mortos anualmente e ferem cerca de 50 milhões no mundo todo, números assustadores que chegam próximo a populações de países de alguns países. E eles não referentes somente a carros, mas também a bicicletas, motos, pedestres, caminhões.
Para que esses acidentes deixem de acontecer a atitude tem que partir de cada um, tentando sempre manter tudo dentro da lei. Para os carros os cintos e airbags são os mais importantes. Para as motos com certeza os capacetes.
Capacetes
Como já foi dito o capacete ajuda na proteção da cabeça a alguma batida ou alguma partícula que possa vir com o vento durante o movimento. Não é usado somente em motocicletas, possuindo diversas funções, porém todas envolvendo a proteção daquele que usa.
Quando falamos em batidas, nos referimos principalmente à colisões com outro objeto e sobre quedas que podem ocorrer com facilidade para os motociclistas. Já para uso de guerra, como os militares usam são para prevenir de que algum coisa os acerte durante o combate, seja destroços intencional ou não. Também é muito conhecido por ser usado em diversas outros ambientes como em construções e fábricas, conhecidos como Equipamentos de proteção individual, os famosos EPIs.
Capacete Para Moto
Tenta proteger o crânio dos que trafegam no veículo, sendo de uma forma almofadada por dentro para conseguir amortecer os impactos, muitas vezes não são suficientes porém já reduzem grandes danos e lesões.
Depois de muitos acidentes que levavam a um traumatismo craniano e outros problemas parecidos que poderiam ser evitados, os capacetes se tornaram de uso obrigatório em todo o Brasil como uma forma de prevenir esses acontecimentos.
Os componentes do capacete são basicamente uma viseira feita de policarbonato, para que seja rígido porém transparente. O almofadado é feito com isopor, espuma e alguns até mesmo com tecidos. A parte externa é formada por um casco feito de plástico e fibra de carbono, a fim de que seja no mínimo indeformáveis.
As viseiras são muito úteis para proteger os olhos de chuva, contra alta velocidade que traz um vento forte e partículas nos olhos. De qualquer maneira o capacete precisa estar em ótimo estado e firme na pessoa que o usa, nem sendo muito apertado nem muito grande.
Atualmente já existem capacetes muito modernizados que possuem ventilação, proteção da face, protetor auricular e até mesmo tecnologia para ter comunicadores.
A história do capacete é bastante interessante, levando a crer que nasceu de acordo com a necessidade. Tudo aconteceu devido a um acidente com Lawrence da Arábia em que precisou fazer um desvio que o custou a vida pela falta de uma proteção na cabeça, entrando em coma e não sobrevivendo. Foi graças ao médico que tentou salvar a vida de Lawrence que um estudo começou a existir.
Ele via como muitas pessoas morriam desnecessariamente por ferimentos simples de serem evitados. O neurocirurgião que é considerado como o criador do capacete se chama Hugh Cairns.
A obrigação do uso se divergem muito entre os países. Como foi dito anteriormente, no Brasil é totalmente obrigatório, já nos Estados Unidos as coisas são diferentes e alguns estados possuem leis outros não. Em alguns variam de acordo com as condições da moto, como a cilindrada dela. O padrão comum precisa ser seguido e por isso existe as normas para se comparar se realmente está correto.
Outros Capacetes
Outros capacetes são bem mais simples, alguns são somente de plástico como os de construção os militares são feitos de aço, dependendo de como vai ser o serviço, o material muda e isso é muito importante se atentar.