Os carros como conhecemos nos protegem de muitos perigos, mas infelizmente também traz muitos outros. Sabemos que o trânsito é muito perigoso e isso traz um certo receio principalmente se formos analisar o número de acidentes. Mas já pensou como seria nossa vida sem a utilização desse veículo que nos salva tanto nos momentos de correria.
Com a vida que vivemos cheia de atividades para ser realizadas durante o dia é bem complicado não termos meios de nos locomover. Pense em como você viveria se o motor a combustão não existisse, e nenhum dos veículos mais utilizados no cotidiano existisse, a nossa vida seria um caos. Isso ocorre principalmente por conta das grandes distâncias que percorremos para chegar até o destino final.
Na Idade Média ninguém iria a lugares muito distantes pois já sabiam o quanto era difícil, hoje em dia moramos em uma cidade e trabalhamos em outra, moramos mais afastados do centro mas precisamos dele para tudo e por aí vai o quanto se tornou necessário.
Poluição Veicular
Uma das coisas que mais tem chamado atenção é a quantidade de gases poluentes um simples carro pode emitir diariamente, o gás carbônico e metano que fazem tanto mal para a camada de ozônio, prejudicando o ar atmosférico que respiramos. Isso também afeta no aquecimento global, aumentando as temperaturas mundiais, prejudicando a biodiversidade na terra, diminuindo as geleiras, consequentemente aumentando o volume dos oceanos.
Tudo isso mostra o quanto é prejudicial algo que não conseguimos ver diariamente, mas que pode ser evitado com ações simples de ir a pé, ou então utilizar uma bicicleta, ambos que ajudaram a manter o físico. Além disso pode ser usados transporte coletivos como trem, metrô e ônibus, ou até mesmo combinar caronas com conhecidos ou amigos.
Acidentes De Trânsito
Os acidentes podem envolver somente um veículo com alguma edificação, com uma pessoa a pé, ou motorizadas, por problemas técnicos no automóvel, ou ainda com animais na pista. Infelizmente ela acontece mais do que realmente conseguimos prever e isso deixa muita gente assustada.
Quem assiste noticiários diariamente nem sequer quer viajar de tantas tragédias que eles mostram diariamente. Os mais antigos também possuem muito receio, pois dizem que as estradas se tornaram muito perigosas e realmente isso acontece. Essa é umas das cinco maiores causas de morte em todo mundo anualmente, matando todos os dias milhares de pessoas.
Algumas dessas causas poderiam ser evitadas já que são por pura imprudência como dirigir alcoolizados ou então em altas velocidades. É o que todos ouvimos sempre: “ temos que dirigir por nós e pelos outros”, já que a imprudência dos outros pode tirar a nossa própria vida.
A segurança das pessoas em primeiro lugar e por isso é muito interessante pensar por exemplo nas gestantes que podem ter problemas com o bebê caso haja freadas bruscas dando uma barrigada no volante.
Outra coisa que não podemos esquecer que mesmo sendo totalmente proibido ainda acontece são as rachas, feitas por pessoas inconsequentes.
Rachas
Ocorre normalmente em lugares mais discretos já que é um tipo de corrida ilícita, em alguns lugares são chamadas de pega e pode ser feitas tanto em ruas urbanas ou rurais quanto rodovias, o que as torna mais perigosas ainda.
Pode ser organizada previamente ou então de maneira espontânea por dois competidores que se encontram em algum lugar. Esses lugares são públicos e podem passar diversas pessoas que podem se acidentar.
Grávidas No Volante
Em nenhum momento grávida são proibidas de dirigir, mas é sempre recomendado uma segurança maior para que não haja problemas. Primeiro de toda a mulher deve entender que a situação que ela se encontra é diferente da anterior e por isso deve sim tomar maior cuidado.
As mamães de primeira viagem são as que mais sentem esse medo e por trazemos algumas dicas que podem ser bem simples mas que irão cuidar da sua barriga. Algumas delas envolveram o cinto de segurança, o airbag e outras questões:
1- Se você já possui contra indicações de seus médicos, não abuse do volante. Apesar de não haver nada no Código de Trânsito que proíba uma gestante a dirigir, mas não necessita abusar e sempre cuidadosa. Isso varia muito de mulher para mulher, já que algumas conseguem dirigir até bem perto do parto e outras precisam de tratamento especial.
De modo geral até trigésima semana ainda é tranquilo pegar o volante, mas depois disso é mais complicado e por isso recomendável a parada. Faça uma autoavaliação, caso sinta algum desconforto ou qualquer outra coisa, apenas evite.
2- O assento deve ser posicionado de maneira que os seus pés consigam deixar as pernas com um pequeno dobramento, para que a barriga não seja pressionada. Tentando sempre manter a coluna confortável.
Quando a barriga começar a crescer lembre-se de afastar o banco para que ela não chegue perto do valente e não haja perigos.
3- O encosto deve ser regulado também para a coluna, mas que se ajusta de acordo com a regulagem que já foi feita no banco para que os dois entrem em harmonia. O apoio de cabeça deve ser ajustado principalmente por conta de impactos traseiros, mas isso é de maneira geral, não somente para grávidas.
4- O cinto de segurança que é o pior para a maioria das mulheres, muitas das vezes é negligenciado, mas ainda continua sendo obrigatório, mas ainda sim ele salva muitas vidas. Tente mudar como você o coloca sobre a barriga, deixando uma parte embaixo do ventre e a outro mais apoiada na mama. Mesmo assim, ainda tente deixa um pouco mais largo para não prensar tanto.
5- Ao contrário do que muitas gestantes pensam, o airbag não machuca a barriga, pois ele é feito para se distribuir de acordo com o impacto, já que é totalmente inflável e pode sim proteger os bebês sem comprimi-los. Mas não esqueça de regular o airbag de acordo com a altura sua para que ele seja eficiente.
Há outras dicas que podem salvar vidas, mas a mais importante é ser prudente com as suas ações, não queira correr e abusar de suas condições. Tenha com você sempre um telefone para contato e também se possível alguém perto, quando já estiver em períodos mais avançados da gravidez. É interessante também um kit médico principalmente para viagens grandes, já que os pés podem inchar, pode causar enjoos e outros problemas de longos passeios.