Desafio Internacional das Estrelas na Corrida de Kart

Desde quando o ser humano conseguiu fazer com que a natureza ficasse toda em suas mãos, o mundo se desenvolveu de uma forma nunca antes vista: dos nossos primeiros ancestrais que aqui viviam, a sua capacidade de raciocínio foi um dos grandes trunfos para que pudéssemos estar aqui hoje.

Depois de muitos e muitos anos de caça e coleta de alimentos, nós começamos a perceber que era plausível que nos fixássemos em apenas um lugar e, a partir dessa base, poderíamos começar a estabelecer não apenas um povoado, mas toda uma civilização. Isso é bem louco de se pensar, não é mesmo? Mas é necessário para que sempre entendamos que nem sempre convivemos em uma sociedade tal como convivemos agora.

Quando o ser humano começou a perceber que tinha outras demandas, como a criação de mecanismos que os auxiliasse em mudanças externas, como é o caso dos veículos, muita coisa já tinha rolado. Inclusive, já vivíamos em civilizações. Ou seja, todo aquele período onde vivíamos como nômades já tinha passado há muito tempo.

Os Veículos

Muitas teorias acerca da criação dos veículos rondam as pessoas, já que não se sabe, ao certo, o que motivou as pessoas a criarem esta tecnologia. Por exemplo: era certo que os seres humanos sempre tinha curiosidade em mudar o panorama de onde viviam. Com o auxílio de equipamentos certos para isso, com certeza o plano seria alcançado. Como você acha que as grandes estruturas antigas, como é o caso das Pirâmides do Egito e as Pirâmides dos nativos americanos? No caso dos Egípcios, os historiadores alegam que estes traçaram um ambicioso plano que consistia na irrigação da areia do deserto. Essa ação facilitava o empurro das grandes e pesadas pedras que compõem as pirâmides.

A roda, por exemplo, foi inventada a partir dos troncos das árvores, que eram colocadas embaixo do que se queria carregar já que, com isso, a força que deveria ser realizada pelas pessoas era somente de puxar esses objetos. Com o tempo, a roda foi sendo adaptada até chegar ao que é hoje. E podemos perceber que ela está presente em, praticamente, tudo aquilo que precisa carregar grandes cargas: carros, motos, caminhões, trem de pouso de aviões, entre uma porção de coisas.

O carro, primeiramente, foi criado como sendo uma maneira das pessoas de carregar outras pessoas e também coisas. Só que, com o tempo, o seu uso foi sendo cada vez mais ressignificado, o que resultou, entre outras coisas, em várias competições utilizando a velocidade como principal motriz para isso acontecer. E, aqui no nosso artigo de hoje, iremos falar um pouco das competições que utilizam os carros para  que possam ocorrer, principalmente o Desafio Internacional de Kart das Estrelas. Vamos lá?

As Competições Envolvendo os Veículos

Quando Henry Ford decretou que queria que seus veículos atingissem todos os públicos possíveis, ele não estava brincando: de fato, isso atingiu praticamente todas as classes: desde as mais baixas até as mais altas. Isso se deve ao fato de Ford implementar um novo jeito de fabricação, deixando o processo artesanal no chinelo: a Linha de Produção que, até hoje, é usada, fazia com que um carro saía pronto da linha em apenas quarenta segundos, sendo um grande contraste se comparado com os carros feitos artesanalmente, que demorava mais de doze horas para ficar pronto. Com isso, o preço ficou barato e permitiu que as classes mais baixas pudessem ter o seu veículo.

A popularização dos veículos fez acender na humanidade a sua paixão pela velocidade. É claro que os modelos mais antigos, tais como os que Ford lançou, não eram realmente velozes -não ultrapassavam a velocidade de quarenta quilômetros por hora – mas foram capazes de fazer com que a ciência evoluísse para construir carros ainda mais velozes.

Podemos dizer, sem sombra de dúvida, que a competição de veículos mais famosa de todo o mundo é, sem dúvida, a Fórmula 1, que se caracteriza como uma corrida em circuito de veículos muito velozes. Os competidores são, geralmente, patrocinados por alguma marca de veículos que, além de patrocinarem esses eventos, ainda podem testar a tecnologia para serem futuramente empregadas em seus veículos. O Brasil, apesar de ser conhecido somente pelo futebol, têm o maior ídolo de todos os tempos na Fórmula 1: Ayrton Senna.

Ayrton Senna

O piloto marcou história durante a sua passagem pela competição, que ficou marcada pela genialidade e humildade do piloto, que cativou não somente os brasileiros, mas os adoradores do esporte espalhados pelo mundo. Infelizmente, Senna teve a sua vida interrompida abruptamente, sofrendo um acidente durante o prêmio de Ímola, na Itália, no dia primeiro de maio de 1994. O acidente se revelou fatal, ceifando a vida de Ayrton e, consequentemente, grande parte da euforia brasileira com esse esporte. O nome de Senna é tão forte que, recentemente, o piloto ganhou o prêmio de “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”.

Além da Fórmula 1, a Stock Car também é um outro grande exemplo de competição com alta velocidade. Por lá, já passaram diversas estrelas da Fórmula 1, como é o caso do ex-piloto Rubinho Barrichello. Nessa modalidade, os carros são parecidos com os que estamos acostumados, porém com mais rapidez e robustez. Também acontece em autódromos, assim como a fórmula 1.

Rubinho Barrichello

Rubinho Barrichello

Existe também as competições “off road”, que consistem em desafios em estradas fora dos autódromos e que não sejam asfaltadas. Ou seja: estrada de chão batido. Quanto mais aventureiro for, melhor.

O Desafio Internacional das Estrelas

Outras modalidades incluem a corrida de kart, que se caracteriza com um pequeno veículo automotor que se assemelha e muito a um carrinho de rolimã, porém com mais tecnologia e com um motor à combustão. Esses são os que mais estão próximos da população, haja visto que é bem mais fácil andar em uma pista de kart do que em um autódromo de verdade. E é pensando nisso que o piloto de fórmula 1 Felipe Massa organiza anualmente, desde 2005, o Desafio Internacional de Estrelas, que visa reunir as maiores estrelas do automobilismo mundial.

Em 2014, no entanto, o evento foi cancelado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Encontros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *