A qualidade de vida em médios e grandes centros urbanos está condicionada a vários fatores, mas um dos mais importantes e determinantes desta qualidade é a questão da mobilidade.
Esta importância está ligada também ao desenvolvimento econômico, pois possibilita o exercício das atividades do dia a dia, evitando que , seguido seus preceitos, a cidade literalmente pare.
A mobilidade urbana tem ficado comprometida principalmente pelo grande número de automóveis particulares e pela baixa quantidade de soluções em transporte coletivo que, além da poluição do ar, promove congestionamentos de trânsito que afetam de modo direto e muito prejudicial a saúde e o bem estar físico e econômico de milhões de habitantes em cidades espalhadas pelo mundo inteiro.
A necessidade de investirmos e adotarmos uma política de mobilidade sustentável é imprescindível para que possamos melhorar a qualidade de vida dos cidadãos , como também , fundamental para que possamos viabilizar e promover um crescimento econômico que não transforme as cidades num caos diário.