Jeito Certo de Lavar o Carro

De forma prática existe a necessidade de manter o carro limpo não apenas para gerar boa impressão como também para evitar o acúmulo de sujeira e por consequência aumenta a vida útil de diversos itens elementares do veículo. Porém, o que parece fácil precisa de organização, do contrário a limpeza pode sair uma grande bagunça. Com o tempo limpar o carro em locais especializados custa caro e esse tipo de tarefa pode ser feita na própria garagem.

A: Cuidado com o Sol

O primeiro cuidado que deve ser levado em consideração no que tange à lavagem de carro se encontra no fato em não fazer esse tipo de trabalhando embaixo das luzes solares. Outro ponto a se considerar está em evitar limpar quando a carroceria estiver com temperatura quente, ou seja, logo após fazer o tráfego por valor além do que dois quilômetros, conforme indica grande parte dos especialistas.

Por que não ensaboar a carroceria sob as luzes solares? Simples, o uso do sabão junto com o sol aumenta as chances de acontecerem queimaduras ou manchas que danificam a pintura e desvalorizam o veículo de forma a se considerar de negativa não apenas à imagem como também ao que também para a desvalorização do veículo em termos de mercado.

B: Ensaboar sem Desperdiçar

Cuidado com o desperdício da água. Nos dias de hoje o mundo sofre com carência dos recursos natural, tenha o pensamento sustentável ao colocar água no veículo. Cuidado para não exagerar no volume de água, embora o veículo precise se encontrar sempre molhado durante o processo de lavagem.

C: Ensaboar a Carroceria

No sentido de iniciar a lavagem da carroceria comece a fazer por partes. Ou seja, o melhor local para começar está na parte frontal do veículo. Depois de ensaboas procure lavar e enxaguar com qualidade. Na sequência comece a fazer a parte lateral e por consequência à traseira e parte superior. Faça com calma e mantenha a água em todas as partes até terminar o processo de lavagem. De qualquer maneira procure aplicar a lavagem por partes distintas e não comece a lavar tudo de apenas uma vez. Procure fazer movimentos circulares, de forma principal de cima a baixo.

D: Usar Produtos Corretos

Tenha em mente de que existe a necessidade de usar produtos ideais para limpar o veículo. Nos dias de hoje existem conjunto de xampus que servem para auxiliar na limpeza de forma qualitativa. Tenha em mente de que existe a necessidade de escolher o produto que se relaciona com a linha automotiva. De qualquer maneira, caso não consiga encontrar a produção ideal o segredo está no uso de sabão que tenha características neutras, assim existe a segurança de não fazer nenhum tipo de erro. De fato, evite usar detergentes que são de usos domésticos e servem na verdade para limpar pratos. Tenha em mente de que as características abrasivas podem prejudicar a carroceria de forma a se considerar negativa no sentido de trazer manchas e por consequência trazer prejuízos ao verniz que está composto no conjunto de pinturas.

E: De Olhos nos Pneus e Rodas

Tenha em mente de que as rodas e pneus demandam de máximo de cuidados para que a limpeza aconteça com qualidade. Procure usar escovas ou panos que estão limpos. Analise a estrutura do pneu e por consequência veja se existe o desgaste irregular. Ao levar em conta que as rodas possuem tinta especial não se esqueça de limpar com o cuidado. O ato de enxaguar também se aplica aos pneus e rodas, assim como na lataria, conforme indica grande parte dos especialistas.

F: Atenção com a Secagem

Não se pode ignorar o fato de que motoristas também demandam de cuidado quando precisam realizar o processo de secagem. Use um pano que seja limpo e esteja seco para realizar os procedimentos e por consequência não apenas diminuir a incidência de manchas como também aumentar a qualidade do brilho. De qualquer maneira o fio que será usado durante o processo precisa estar novo e sem a presença de fiapos.

G: Limpar a Parte Interna

A parte interna se relaciona de forma direta com a necessidade de limpar o veículo do jeito certo. Não adianta estar como veículo brilhando na parte interna quando na verdade o lado de dentro tem problemas a se considerar em termos de falta de limpeza. Nos dias de hoje existem inclusive aspiradores pequenos que podem ajudar no sentido de retirar o excesso de resíduos e começar a limpeza com menos excesso de sujeira.

H: Limpeza das Dobradiças e Tapetes

Quando for limpar a parte interna não se esqueça de que as dobradiças precisam de máxima atenção durante o processo de limpeza, visto que esses são locais conhecidos por causa da acumulação de sujeira. Os tapetes precisam ser retirados e limpos na parte externa, com água e sabão. Use uma bucha caso ache que exista excesso de terra secada. Especialistas indicam não ser necessário usar líquidos que são brilhantes e servem para aumentar o nível de brilho. Tenha em mente de que produtos do gênero são conhecidos por aumentar as chances de acumular sujeira, conforma indica grande parte dos especialistas.

Existe também a necessidade de evitar o uso de produtos que são compostos por álcool, de forma principal quando se trata de limpar as peças que são compostas de plásticos. À primeira vista vale ressaltar que a parte interna fica linda, mas em pouco tempo a sujeira começa a se acumular em tempo recorde. Quando for usar o pano tenha em mente de que além de não estar com fiapos à estrutura também precisa estar úmida.

I: Limpeza de Vidros dos Carros

Outro ponto que não pode ser esquecido em termos de limpeza do carro se encontra nos vidros que por vezes são negligenciados entre motoristas. Procure usar outro pano que além de macio esteja limpo e com um pouco de água. Na sequência tenha o cuidado de usar outro pano que esteja seco, ou mesmo papel de jornal amassado.

 

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *