Dicas Sobre Radiadores

O Radiador

Antes de chegarmos nas dicas para se ter com um radiador é importante saber o que é exatamente esse componente importante de um carro. Podemos definir o radiador como sendo um tipo de trocador de calor.

Esse componente é projetado para conseguir transferir o calor do líquido de arrefecimento quente que circula para o ar que é jogado nele com a ajuda de uma ventoinha ou então pelo ar que passa por ele estando o veículo numa velocidade superior a 60 km/h.

Os modelos de carros mais modernos contam com radiadores de alumínio que são feitos pela soldagem de finas aletas de alumínio a tubos que são achatados e feitos do mesmo metal. O líquido de arrefecimento flui da entrada até a saída por diversos tubos que são montados num arranjo paralelo.

O Radiador

O Radiador

As aletas são responsáveis por conduzir o calor nos tubos e o transferirem para o ar que passa pelo radiador. Em alguns casos os tubos tem um tipo de palheta inserida neles e que é chamada de agitador, isso aumenta a turbulência do fluido em circulação.

No caso de o fluxo desse fluido ser muito suave somente o fluido tocando os tubos seria resfriado de forma direta. A quantidade de calor que é transferida para os tubos pelo fluido que está circulando através deles depende da diferença de temperatura que existe entre o fluido e o tubo que o toca.

Se o fluido em contato com tubo acaba esfriando muito rapidamente menos calor acaba sendo transferido. Isso acaba criando um tipo de turbulência dentro do tubo e todo o fluido acaba se misturando e mantendo alta a temperatura do fluido que toca os tubos. Sendo assim mais calor pode ser extraído e todo o fluido do tubo é usado de uma forma mais eficaz.

Em geral os radiadores tem um tanque de cada lado e dentro desse pode existir um arrefecedor de câmbio. Agora você já conhece um pouco melhor o radiador, a seguir vamos te dar dicas de como cuidar e manter o radiador do seu carro sempre em dia.

Os Cuidados Com Os Radiadores

Os automóveis que funcionam a base de queima de combustível geram uma grande quantidade de calor no seu motor. A função do radiador é ajudar a esfriar essa parte do automóvel. Esse componente faz parte do sistema de arrefecimento e sua principal função é controlar o calor do veículo e evitar assim o superaquecimento.

Devido a importância que o radiador tem para o bom funcionamento do seu carro é muito importante ficar de olho nele. O motorista deve verificar se o nível de água no reservatório do radiador e o marcador de temperatura da água que fica no painel do carro estão ok, faça isso pelo menos uma por semana.

Os Cuidados Com Os Radiadores

Os Cuidados Com Os Radiadores

O medidor mencionado tem dois níveis que são o máximo e o mínimo. Se o marcador estiver muito baixo é importante consultar um técnico para descobrir se tem algum problema com o veículo. Porém, não tente evitar problemas mantendo o radiador completo somente com água.

Muitos motoristas acabam cometendo esse engano, porém, muitas falhas podem acabar acontecendo no arrefecimento e assim acabar fundindo o motor. Basicamente se a porção entre a água e o aditivo ficarem abaixo do indicado o radiador pode acabar sofrendo corrosão, ferrugem e vazamentos o que acaba prejudicando o sistema como um todo.

Alguns sinais bem fáceis de detectar podem indicar que o arrefecimento do motor do seu carro não está trabalhando da forma certa e avisam que está na hora de fazer uma revisão completa no seu carro. Os motoristas devem ficar atentos a fatores como a elevação da temperatura muito rapidamente e água muito suja.

Os Tipos De Radiadores

Os Radiadores Que Existem São:

  • Brasados – Podem ser também de alumínio ou cobre / latão.
  • Tubo e Aleta – Esses são feitos somente de alumínio.

Os brasados em alumínio são bastante utilizados em veículos de passeio que possuem uma motorização de cilindrada alta ou mesmo nos veículos que possuem ar condicionado devido a grande demanda por troca térmica.

Já os brasados em cobre / latão são de tecnologia antiga e quase sempre são usados em veículos mais pesados como ônibus e caminhões, bem como tratores e máquinas estacionárias. Isso porque são robustos. Atualmente, vivemos um momento de mudança gradativa do cobre / latão para o alumínio.

Os radiadores em alumínio mecânico são utilizados quase sempre em veículos de baixa cilindrada e nos veículos que não são equipados com ar condicionado devido a baixa demanda de troca térmica e também ao seu custo baixo.

O Líquido Do Radiador

Para quem ficou curioso sobre o que é o líquido de arrefecimento que mencionamos vamos explicar do que se trata. Basicamente esse líquido é uma mistura feita de água com etilenoglicol que ajuda a evitar que a água ferva quando chega aos seus 100°C. Além disso, evita também que ela congele quando chega a 0°C.

Até alcançar 128°C o líquido de arrefecimento não ferve e dessa forma faz com que a água que está ao redor do motor continue tirando o seu calor. Uma coisa muito importante e para qual nem todo mundo dá muita atenção é que o líquido do radiador precisa ser retirado a cada 30 mil km.

Nessa mesma ocasião é interessante aproveitar para fazer uma boa limpeza completa do sistema com direito a uma lavagem completa. É importante jogar um produto específico na água do radiador para que essa sujeira se solte. Assim com o carro frio e desligado é possível soltar as mangueiras e ligar o carro.

Coloca-se então a água limpa no reservatório por cima e assim ela vai empurrando a água que está suja aos poucos e com mais força ainda quando o motor estiver esquentando. Para evitar um superaquecimento é interessante chegar também de forma rotineira os sistemas elétricos envolvidos no resfriamento do motor como, por exemplo a sua fiação, o ventilador e também os seus sensores.

Esses pequenos cuidados podem te ajudar a evitar grandes problemas e gastos com o motor. Fique de olho no radiador e garanta que o seu carro funcione sempre bem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *