Não é novidade para ninguém que os carros foram uma grande invenção do ser humano. Isso porque, ficou infinitamente mais fácil carregar coisas pesadas de um lado para outro. Fora que, também, o trabalho para deslocar as pessoas ficou muito mais facilitado, não é verdade? Pois bem. Os carros que conhecemos hoje, com suas potências e peculiaridades tecnológicas, só foram possíveis de existir depois que um item muito importante foi inventado pelo ser humano: a roda.
Mas, como será que a roda foi inventada? Bem, desde os primórdios, sabe-se que o ser humano sempre buscou fazer com que o seu trabalho fosse reduzido ao extremo. Com isso, eles buscaram criar meios para poderem fazer com que o transporte de coisas pesadas, como pedaços de rocha ou de madeira, fossem mais facilitados.
Em algum momento da história, resolveram utilizar grandes tocos de madeira para serem utilizados como “calços rolantes” para colocar os objetos e conseguir movê-los entre os locais. A partir daí, o conceito de roda foi cada vez mais trabalhado, o que fez com que as pessoas tomassem conta da importância de ter uma invenção como essa sempre perto de si. Com isso, a roda foi cada vez mais aprimorada. Acredita-se, inclusive, que ela teve papel primordial para que as grandes Pirâmides do Egito fossem erguidas.
Com o tempo, a roda foi aprimorada de uma forma que fosse possível que ela ficasse mais prática e, ao mesmo tempo, mais leve e robusta para os serviços. E, a partir daí, começaram a surgir os primeiros veículos, como as charretes e as carroças. Com tração animal, o que dava um aspecto mais poderoso ao veículo. Depois, os motores a vapor e a combustão começaram a surgir. Até serem empregados nos veículos que conhecemos hoje.
Só que, de nada adianta termos maquinas potentes para nos ajudar com o que for preciso se não temos um curso capacitado para poder aprender, não é mesmo? Nesse artigo, iremos buscar te instruir sobre como funciona uma auto escola, bem como, também, os processos que estão envolvidos nessa sequência. Vamos lá?
A Auto Escola
O Centro de Formação de Condutores, ou, simplesmente, autoescola, é um local onde as pessoas se preparam para poder aprender como se conduz um veículo, bem como, também, conhecer a legislação vigente sobre as regras de trânsito. Todo o processo é acompanhado de perto por instrutores capacitados que irão ajudar o aluno a atingir o seu objetivo: que é a obtenção de uma carteira de motorista.
Para que esse processo ocorra de uma forma bem segura, primeiramente o candidato é submetido a exames de coordenação motora e de sanidade mental (o famoso psicotécnico, bem como também exame de vista. Aprovado nesses dois quesitos, o candidato, então, é encaminhado para a auto escola novamente, para que possa começar a assistir as aulas de direção.
As Aulas
Pela legislação, é necessário que o candidato a obter a sua carteira de motorista assista a 45 horas aula por dia, com assuntos que variam entre legislação, meio ambiente, primeiros socorros e noções básicas de mecânica. Depois de cumprida essa carga horária, que é registrada através da biometria do aluno, ele está apto para poder fazer a prova.
As Questões
A prova teórica do Detran consiste em 30 questões, nas quais o aluno precisa acertar 70% delas (ou seja, 21 questões). Se ele não obtiver esse resultado, é necessário que ele pague novamente as taxas e refaça a prova. Com sua aprovação, ele já obtém a sua LAV, que é a licença de direção veicular e irá permitir que ela possa circular nas ruas. Com isso, também, ficam liberadas as aulas no simulador e, posteriormente, na rua.
Antes de pegar o carro, o futuro condutor precisa passar pelo simulador, que consiste em cinco aulas de 45 minutos cada em um simulador que irá introduzir o condutor para a vida de motorista. Depois dessas aulas, o condutor pode sair com seu instrutor para realizar as aulas de direção. São 20 aulas obrigatórias, ficando a cargo do condutor comprar outras aulas avulsas caso ainda não se sinta preparado para realizar a prova.
O Teste Prático
Depois de fazer as 20 aulas, o aluno tem direito de ter sua inscrição realizada para a prova prática. Essa talvez seja a parte mais complicada de todo o processo. Isso porque dessa vez não haverá o instrutor te ajudando: será só você e o examinador do Detran, que irá ver se você realmente está apto para obter a sua carteira de motorista.
O teste é aplicado de acordo com a preferência do examinador. Pode se traduzir somente em uma volta pelo quarteirão ou, também, envolver táticas mais pesadas, tais como aprender certos comandos com o veículo. Nesse sentido, os comandos veiculares podem ser: segurar o carro por meio da embreagem, saber fazer controlar o carro em ré em uma colina, entre outros detalhes. Vale lembrar que a tão temida baliza é um teste a parte desse, que é realizado geralmente antes do teste geral. Mas, em alguns locais, esse teste é realizado depois.
Muitas pessoas, geralmente, têm muito medo desse capítulo do processo pois, geralmente, o nervosismo bate por aí. E é bem normal, pois são diversos comandos que precisam ser lembrados na hora do exame. Muitas pessoas capacitadas para o exame acabam perdendo o controle nessas horas. O importante que essas pessoas devem ter em mente é que o examinador é somente uma pessoa que está executando o seu trabalho. E, você será só mais um a ser avaliado. O exame não dura mais do que dez minutos.
Quando um candidato reprova nesse exame, ele precisa esperar quinze dias e pagar uma nova taxa para poder remarcar uma nova data para o seu exame. Não há um limite de tentativas. Ou, até tem: é necessário que o candidato acabe o seu processo em, pelo menos, um ano. Se, depois de um ano, o processo expirar, será necessário pagar algumas taxas extras para poder renovar essa licença.
Dica
O mais importante: nunca, em hipótese nenhuma, dirija antes de obter a sua carteira, principalmente se estiver em processo de obtenção de CNH.