Cuidados Com a Lataria do Carro no Inverno

Um carro bem cuidado é aquele que funciona bem e que está com a aparência em dia. Os cuidados com a lataria do carro são tão importantes quanto os cuidados mecânicos com o motor, por exemplo. A primeira coisa que observam no seu carro é a sua lataria e além de dar desanimo no dono um carro feio também se torna difícil revendê-lo no futuro.

Cada estação do ano traz intempéries diferentes para que os donos de carros fiquem de olho evitando problemas na lataria. O inverno pode ser uma estação bem complicada para o seu carro. Tomar alguns cuidados é fundamental para evitar problemas com a lataria. Para te ajudar nessa tarefa de cuidar do seu carro elaboramos um guia de dicas.

Dicas de Cuidados Com a Lataria do Seu Carro Durante o Inverno

Geada

A geada é um dos principais problemas do inverno, se você mora numa região em que as geadas são comuns é importante saber como retirar os seus resquícios do carro sem estragar a pintura do mesmo. A dica fundamental é nunca utilizar objeto pontiagudo para remover a geada.

Lembre-se que a geada derreta sozinha então não fique tão preocupado com isso. Em relação ao parabrisa a dica é jogar água fria na região e usar um jornal para limpar. Não use água quente, pois ela pode rachar ou trincar.

Dica Extra – Antes de fazer o acionamento do limpador você deve verificar se as palhetas não ficaram grudadas no vidro. No caso de o limpador ser ligado e as palhetas estarem coladas pela geada tanto elas quanto o motor do limpador podem acabar ficando danificados.

Carro Estacionado

O inverno é uma estação cheia de altos e baixos em relação a sol e chuva, num momento está sol, depois já começa a chover isso sem contar com o vento e a geada. Quem precisa deixar o carro muito tempo estacionado deve se preocupar em colocar uma capa em cima dele para protegê-lo da ação do tempo.

Lave o Seu Carro

Durante a estação mais fria do ano é importante que você se preocupe em lavar o seu carro pelo menos uma vez por semana ou então quando perceber que ele está pegando poeira, barro ou mesmo areia. A lavagem do veículo deve ser feita na sombra para que os raios do sol junto com os dos produtos químicos da lavagem acabem gerando manchas na lataria.

Observe a Sujeira

Durante o inverno é comum que a camada de sujeira que se forma sobre a lataria do carro contenha uma grande quantidade de partículas sólidas. Sendo assim antes de começar a lavar o seu carro você observar com atenção as partículas de sujeira que estão sobre o carro para não acabar arranhando a lataria quando for esfregar o carro.

Produtos Específicos

O seu carro somente deve ser lavado com produtos específicos para isso. Nunca se deve usar detergente de cozinha, solvente ou querosene para lavar o carro. É possível encontrar diversos tipos de shampoos específicos para lavar carros. Para fazer o enxague use algodão prensado.

Secando a Lataria

Também é importante secar bem a lataria do carro para evitar que se formem manchas. O mais indicado é fazer o polimento a cada seis meses.

Cera Cristalizadora

De preferência aplique cera cristalizadora uma vez por mês usando estopa. Depois de aplicar a cera você deverá dar brilho na lataria com uma flanela sempre fazendo movimentos circulares e em pequenas áreas da lataria de cada vez.

Cuidado Quando Abastecer

Quando for abastecer o seu carro é importante tomar cuidado para que a gasolina não respingue na lataria. A gasolina pode causar manchas terríveis na pintura, no caso de pingar você deverá lavar imediatamente.

Lavando Com Água Sob Pressão

Quando se trata de lavar o carro o mais indicado é usar água sob pressão, porém, o jato d’água deve ser manuseado com cuidado para não acabar causando danos ao carro. Comece lavando a parte inferior do carro, pois é nessa parte que se acumula a sujeira mais grossa.

Dentre os tipos de sujeiras que se acumulam nessa região podemos destacar salpicos de asfalto, conhecido como piche. Para retirar o piche que gruda no carro você pode usar uma solução de 95% de água e 5% de querosene. Essa solução deverá ser aplicada somente na região em que tem piche com a ajuda de um pano macio.

Vale lembrar que a pintura do seu carro possui uma película protetora de cera. Essa película garante a elasticidade da pintura e tem como principal função fazer a defesa do carro contra as intempéries então não exagere na dose para não acabar removendo essa película.

No caso de sobrar resíduos saiba que pode gerar manchas quando o carro ficar em exposição no sol e por isso é importante que ele seque bem. Conforme o tempo vai passando a película de proteção da pintura vai sendo dissolvida e a cor começa a ficar opaca e sem vida.

Cera Automotiva

Quando isso acontece é necessário que seja feita a aplicação de uma nova película para garantir o brilho original da pintura. Nesse ponto entra a importância da cera automotiva. Na hora de escolher o produto para usar no seu carro preze pela qualidade do mesmo. Uma dica é procurar por opções que tenham silicone na sua composição.

Para aplicar o produto o carro deve estar na sombra e a lataria fria. Quando for usar a cera polidora não deixe que ela entre em contato com as superfícies de plástico do carro, pois isso causa uma série de manchas bem difíceis de remover. O mais indicado é que a cera automotiva seja aplicada num período a cada três meses. Na pior das hipóteses a cera deve ser aplicada pelos menos duas vezes por ano.

Com esses cuidados o seu carro irá ficar bonito durante todas as estações do ano. Um carro bonito é muito melhor dirigir e quando for necessário revendê-lo você terá um produto mais interessante para oferecer. As dicas são simples e podem fazer parte do seu dia a dia, cuide bem do seu carro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *