Itens que são expostos ao ar do mar salgado – caso dos barcos, carros ou estruturas em marinas – estão suscetíveis a danos dispendiosos. Proteger cromo e outros metais a partir de ar do mar é muito mais fácil do que ter de reparar ou substituir em consequência da corrosão. Manutenção simples e de rotina irá percorrer um longo caminho para prevenir a corrosão e poupar centenas reais ao longo prazo. Execute as dicas de maneira fiel para proteger os investimentos automotivos.
Como Remover Oxidação De Maresia No Metal Cromado?
- Misture água limpa, fresca e detergente suave. Use água e sabão para limpar as superfícies com uma esponja após cada uso;
- Siga cada lavagem com água limpa e fresca por enxaguar;
- Seque bem todas as superfícies após a lavagem com uma toalha seca e absorvente. Cubra e inspecione as superfícies metálicas;
- Cubra superfícies metálicas com uma lona impermeável para proteger da névoa de ar do mar e da chuva;
- Lonas seguras com cabo ou corda evitam perdas na chuva ou vento;
- Inspecione as superfícies metálicas de maneira mensal. Procure sinais de corrosão em fendas e rachaduras. Trate com produtos de inibição contra ferrugem;
- Selecione um produto de ferrugem e aplique para limpar as superfícies de metal;
- Remova qualquer sinal de corrosão na superfície, como a poeira corrosiva, antes de aplicar compostos de inibição de ferrugem;
- Aplique inibidor de ferrugem com um pano limpo para superfícies metálicas expostas, ou conforme indicado pelo fabricante do produto.
- Remova todos os vestígios de produto residual com uma toalha macia limpa.
- Cubrir os itens para proteger do ar do mar é importante, contudo, deixar espaço para a circulação do ar pode diminuir o excesso de umidade.
- Cada produto de inibição de ferrugem é diferente. Sempre leia e siga as instruções do fabricante antes de usar compostos que auxiliam na limpeza e proteção contra maresias.
Como Evitar Ferrugem No Carro?
Manter o carro livre de ferrugem evita danos graves e mantém a aparência e o valor em alta. Aqui estão seis passos detalhados e alguns truques extras para evitar ferrugem em seu carro.
- Lave o carro a cada duas semanas, uma vez por semana se ele estiver molhado com sal nas estradas;
- Encerar o veículo uma vez a cada quatro meses;
- Mantenha o interior limpo, inclusive após derramamentos que podem trazer a ferrugem ao interior;
- O cuidado deve ser em excesso quando o carro trafega em regiões arenosas que não possuem estradas em condições;
- Limpe a parte inferior do carro;
- Se o seu carro está seriamente em risco de ferrugem por causa da exposição ao sal é necessário limpar e em seguida pulverizar com lubrificante adequado, ou mesmo pintar com um revestimento apropriado à superfície (isto deve ser feito por profissionais);
- Saiba que se está em um clima muito salgado ou estão rechaçando problemas de ferrugem, você pode querer considerar o revestimento do carro com um spray de prevenção;
- Chave para manter as superfícies de metais secas está na proteção com tinta, verniz lubrificante ou cera;
- Saiba que se você estiver indo pulverizar o seu carro com qualquer coisa inflamável se faz necessário verificar se o motor está frio. Tente evitar a pulverização no escape ou silenciadores para que não fiquem muito fedorentos quando estiverem quentes;
- Examine o carro observando os vestígios de ferrugem de maneira regular. Peças externas pintadas demostram ferrugem quando são formadas algumas bolhas. Em outras peças metálicas, basta olhar para os vestígios;
- Existem áreas de olhar para a ferrugem: o motor e porta-malas, o trem de pouso do carro e as partes externas pintadas;
- Corrigir pequenos problemas na pintura de maneira rápida;
- Se já tem ferrugem na parte de baixo do carro, então terá de remover. Existem sprays que fazem isso;
- Trate de maneira agressiva a ferrugem que aparece.
O Que é Corrosão?
Cientificamente, o termo refere-se à corrosão de substância metálica perder que perde os electrões quando reage com a água ou oxigênio, ambos causar enfraquecimento. A forma mais comum de corrosão é chamada de ferrugem.
Por Que é Um Problema Para Carros?
Os aços dos carros são feitos de metal forte, que pode durar por anos. Infelizmente, é quase impossível manter um automóvel seguro contra a corrosão. Mesmo pequenos arranhões de seixos pode desencadear o processo de corrosão, resultando em corte grande e enferrujado.
Como Evitar a Corrosão Marítima?
A melhor maneira de evitar a corrosão em seu veículo é ser proativo. Como é o caso com a maioria das coisas na vida, as medidas preventivas são muito mais eficazes (para não mencionar mais baratas e fáceis) do que a manutenção corretiva.
O fato é que a maioria dos motoristas ignoram a ferrugem e corrosão no carro ser tarde demais. Não espere até que seu carro esteja desfigurado por ferrugem – ataque a corrosão antes que ela se torne um problema sério.
A melhor medida preventiva seria manter o carro na garagem no inverno e nunca dirigir em estradas cobertas de sal. De forma óbvia isso não é realista para a maioria dos motoristas.
Lave seu carro com frequência. Depois de dirigir em condições salinas, obtenha lavagem completa. Se você vai ao lava-rápido automático, se certifique de que fez lavagem de maneira qualificada. Interessante notar que deixar o veículo em garagem úmida, quente e fechada pode ser um convite à corrosão. Deixar a porta da garagem aberta para que a umidade possa escapar.
Encere pelo menos duas vezes por ano. A maioria dos proprietários de automóveis nunca enceram os veículos. Procure reparar quaisquer riscos e arranhões na pintura o mais rápido possível. Gastar o dinheiro extra em um sistema de escape de aço inoxidável – resistente à corrosão.
Fique longe de dispositivos eletrônicos de prevenção de ferrugem. A maioria dos consumidores concorda que esses aparelhos não valem a pena por tempo ou dinheiro.
As principais causas de corrosão são acúmulo de sal da estrada, sujeira, umidade ou produtos químicos em áreas de difícil acesso da parte inferior da carroçaria do veículo.
Condições ambientais, como o sal da estrada, os produtos químicos de controle de poeira, maresia ou poluição industrial também têm um papel na aceleração da taxa de corrosão.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier