Verdades e Mentiras Sobre Carros

Como o folclore não possui embasamento científico, grande parte das opiniões relacionada com a tematização parte de pessoas que não conhecem quase nada sobre mecânica, matéria elementar para que se tenha noção da legítima funcionalidade do veículo. Por outro lado, algumas verdades ainda são absolutas dentro do misterioso mundo dos automóveis.

Mentiras Sobre Carro

Ao sentir que veículo está patinando não se deve frear de forma brusca, ou mesmo girar o volante, como acontece com os condutores desatentos. As duas opções na verdade aumentam os riscos existentes no trânsito, não somente ao motorista como entre os outros automóveis que estão na pista;

A necessidade de travar o veículo também representa outra mentira. Não existe nenhuma regra de trânsito no Brasil que implica na obrigatoriedade. Sem contar que conforme opinião de especialistas as portas não ficam travas, apenas isola o sistema de acionamento de trinco, o que significa diferença considerável no mundo automotivo;

Para travar seria preciso um pino na coluna da porta para funcionar como se fosse tramela, fato de que certa maneira não existe. Vale ressaltar que em casos de acidentes graves a porta com acionamento de trinco pode dificultar no resgate das vítimas, visto que a abertura do lado de fora fica impedida.

Por este exato motivo que alguns veículos, como no caso do Ômega, existem dispositivos que funcionam no sentido de destravar as portas nos momentos de colisão. A grande violência existente nos centros urbanos brasileiros representa a grande motivação para que os veículos fiquem sempre trancados, porém, o sistema de segurança pode falhar por diversos motivos, não representando assim como a defesa principal do automóvel.

Outra mentira está no pensamento de que basta colocar a mão no para-brisa para que ele não seja quebrado após ser atingido por pedras. Não se pode ignorar o fato de que os vidros possuem diversos pontos que quando atingidos se espalham em diversos fragmentos.

Por este motivo, algumas vezes um forte impacto pode não trazer prejuízo algum, ao passo que em outras situações, pequenos pedriscos na pista podem estraçalhar os vidros. Em pistas que estão repletas de pedras o conselho principal está na diminuição da velocidade. Mantenha o veículo afastado das traseiras das rodas de caminhões.

Necessário Acelerar o Veículo Antes De Desliga o Motor Para Evitar Superaquecimentos?

Mito! Motores são feitos de ligas metálicas no sentido de suportar com folga os graus das temperaturas. Apesar de parecer estranho, representa aspecto natural quando a ventoinha começa a funcionar para iniciar a ventilação alguns minutos após o veículo ser desligado. Neste sentido, fique calmo, não existe nenhum defeito!

Seguindo a mesma ótica do aquecimento, também representa outra mentira o fato de que se faz necessário ligar o veículo antes de trafegar para esquentar o motor. Se não for exigida muita capacidade do motor, o que acontece em viagens longas, não existe problema algum em trafegar logo após a partida, independente do clima da temperatura do ambiente externo.

Componentes lubrificados atingem o ponto ideal somente na medida em que os carros estão em movimento. Neste sentido, não existe motivo aparente para ligar e ficar parado. No entanto, é necessária atenção porque as arrancadas rápidas com os motores frios são contraindicadas porque o óleo ainda vai estar grosso, prejudicando na lubrificação dos motores.

Verdades Sobre Automóveis

Com os imprevistos, casos das batidas, ou mesmo quando o veículo quebra de maneira inesperada, os custos para a manutenção é cara de modo principal entre os veículos importados que não tenha fábricas no Brasil. No mercado de usados, a cada ano que passo o veículo ficam com maior nível de desvalorização;

O combustível fóssil queimado pelos automóveis representa um dos principais causadores do efeito estufa. Camadas de CO2 se misturam com a atmosfera e bloqueiam os gases quentes dentro do globo terrestre, fazendo com que aconteça o aumento do globo terrestre, o que no meio acadêmico se convencionou a ser chamado de aquecimento global.

Em países desenvolvidos o transporte público atende a população com qualidade, fazendo com que diversos carros fiquem parados no estacionamento e favorecendo para ecologias com maior qualidade;

Veículos podem apresentar instabilidade a partir dos cinquenta km/h em pisos molhados, independente do sistema de tração. Algumas vezes, dependendo do estado do veículo ou das condições da pista, condutores sentem que trafegam em cima do gelo. Especialistas indicam que a melhor maneira para evitar este tipo de imprevisto está em manter pneus qualitativos;

Quando sentir que o veículo está flutuando na pista molha se faz necessário manter o carro engrenado, com o volante reto e de maneira constante na pista. Apenas no momento em que se sentem os pneus voltando à instabilidade se faz necessário virar com maior para algum dos flancos (lados), até sentir que o carro recuperou a força de aderência;

Em pistas enlameadas a melhor opção ao câmbio está no uso da segunda marcha, ação que garante maior tração por parte do veículo e proporciona maior segurança. Acelerar com suavidade representa ponto indispensável para que não aconteça derrapagem nos pneus;

Em um mundo no qual o tempo fica escasso para realizar todas as atividades profissionais e pessoais à presença do automóvel pode representar ponto fundamental para o deslocamento entre pontos distantes. Quem precisa fazer comprar ou levar os filhos para escola também tem o lado do conforto, que não pode ser ignorado como grande vantagem dos veículos Sedans, direcionados para famílias com grande número de pessoas.

O lado da segurança também pode ser ressaltado, visto que os assentos dos bancos públicos não possuem airbags, cintos de segurança ou sistemas que diminuem os danos para quem está dentro do veículo.

Carros também são vantajosos para fazer viagens longas com maior conforto. Existem pessoas que fazem questão de alugar automóveis no sentido de viajar e não prejudicar as peças do próprio carro.

Outra verdade está no fato de que quanto maior o valor do carro no mercado mais será cobrado no preço da mensalidade do seguro. Porém, isto não implica dizer que os bandidos não procuram veículos antigos, em principal quando são potentes ou possuem peças valorizadas em níveis mercadológicos.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *