Você já viu um acidente de trânsito? Ou então pessoas alcoolizadas dirigindo? Infelizmente isso é mais comum do que realmente queríamos que fosse.
Costumamos tanto em ver acidentes causados por bebidas, que é uma das maiores causas de morte em todo mundo. O trânsito é tão perigoso por si só e as pessoas ainda o utilizam de maneira inadequada. Bebida alcoólica e direção nunca combinaram e com o tempo até leis foram criadas, propagadas por todo lado, todas tentando melhorar essas atitudes nas pessoas. Para você quanta bebida é preciso para deixar alguém alterado para dirigir? Será que a lei seca é realmente eficiente?
Veículos
Os veículos automotivos com o tempo se desenvolveram muito. Carros, motos, caminhões e outros deles ficaram mais rápidos, mais automáticos e tecnológicos. Inicialmente o material dos carros eram bem mais resistentes, porém sofriam impactos muito maiores comparados com os de hoje. Obviamente os carros atuais quando batem absorvem menos o impacto, mas a quantidade de perdas totais aumentou consideravelmente.
As evoluções podem fazer o preço cair como aconteceu com algum modelos de carro, porém trazer mais prejuízos em batidas se for pensar somente pelo lado econômico. A ergonomia dos carros melhorou muito, seja com os bancos mais confortáveis, seja de couro ou de tecido. Tendo mais pontos de airbag espalhados por todo o veículo. Os cintos agora são de três pontos e possuem maior flexibilidade.
Tudo isso trouxe maior credibilidade para as marcas iniciais e logo todos adoraram, sendo obrigatório para segurança dos passageiros.
Acidentes
Podendo ser causado por choque entre veículos, entre um veículo e um ser vivo ou ainda e de um veículo sozinho, seja batida em poste, tombar ou qualquer coisa do gênero.
Como dito no começo, é uma das maiores causas de morte, principalmente no Brasil, não se sabe se as leis de trânsito não são tão eficientes ou se é um problema do brasileiro. O que sabemos é que temos muitos motoristas com suas carteiras cheias de inflações. Não respeitando leis bem simples de velocidade, de cinto, de utilização do celular enquanto dirige.
Muitos motoristas não revisam seu carro para conferir se tudo está nos conformes, coisas simples como um óleo, uma água, os freios e o parabrisa fazem muita diferença. Em péssimas condições nas estradas ou até mesmo na cidade um freio de qualidade faz muita falta até mesmo para desviar de outros desatentos. Em uma chuva a falta de parabrisa bom, pode acabar em acidente. Além de diversos exemplos que poderiam ser resolvidos com uma visita ao mecânico.
Acidentes em sua maioria ocorrem por imprudência, para quem dirige sabe o quão difícil é ter que pensar além de si próprio, mas também no outro motorista que pode causar uma batida com você, estando bêbado, ou com algum problema no carro.
Bebidas
As bebidas alcoólicas sempre foram muito cobiçadas, na antiguidade o vinho era sagrado e podemos ver que com o tempo muitas outras bebidas foram inventadas, algumas propositalmente outras por acaso. Mas todas elas muito cobiçadas por muitos, algumas mais caras do que outras, algumas com maior teor alcoólico do que outras diferenciando os diversos gostos
Os efeitos de consumir esse tipo de bebida são as mais variadas, podendo levar a amnésia, as pessoas ficarem muito mais agitada que o normal, ou então as fazem ficar bastante depressivos, causando muita bagunça, situações engraçadas e até mesmo constrangedoras.
Lei Seca
Devido ao alto consumo de bebida alcoólica misturada ao trânsito, muitas mortes ocorreram e por isso alguns anos atrás foi criada a lei seca com o objetivo de regulamentar o consumo e a partir disso também de fiscalizar com o teste do bafômetro como está sendo aplicado. A partir disso conseguiria multar quem não obedece às regras e ainda evitar muitos acidentes.
O problema é que não existe fiscalização suficiente para sempre estar presente e as pessoas abusam disso, dificultando o trabalho dos policiais e principalmente afetando a própria vida. O trânsito com bêbados não é bom para ninguém e querendo ou não a consciência deve partir de cada um. Quando for sair sempre um amigo revezar para não beber e levar os outros para casa depois, evitando muitos problemas e ajudando os amigos a evitar.
As famosas frases de propaganda precisam estar presentes nas vidas das pessoas como “Se beber não dirija” e assim o trânsito não terá bêbados inconsequentes.