Confira toda a influência das corridas no nosso dia a dia
As corridas automobilísticas não são apenas um esporte, são um laboratório do que pode ser utilizado ou não em um carro utilizado por pessoas comuns nas ruas.
Das pistas saíram várias inovações que hoje em dia são largamente utilizadas.
Confira algumas:
– Carro a Álcool
O uso do álcool como combustível viável foi descoberto em 1977, no Brasil. Como o mundo estava passando por uma crise de petróleo no período, o governo acabou proibindo as corridas automobilísticas, a fim de evitar o desperdício de gasolina. Para não ter que parar com as corridas, as equipes começaram a testar o álcool como combustível. A estréia do novo tipo de combustível foi no dia 7 de setembro do mesmo ano.
Já nas ruas as pessoas tiveram que esperar mais dois anos para ter acesso à novidade, já que o primeiro carro a utilizar o álcool (o FIAT 147) só chegou em 1979.
– Retrovisor
Pode parecer comum todos os carros possuírem retrovisor hoje em dia, mas nem sempre foi assim – houve uma época em que um retrovisor era artigo de luxo em um carro.
A moda pegou em 1911, durante a corrida de 500 milhas de Indianápolis, por obra do piloto americano Ray Haurroun. O piloto estava sem co-piloto, e para compensar colocou um espelho na lateral do carro.
O americano foi campeão da corrida e a moda pegou nas ruas.
– Chassi Monobloco
O chassi formando uma peça única com a carroceria veio em 1922.
O carro que popularizou a estrutura do monobloco foi o Lambda, mas a Citroen foi a marca que iniciou a fabricação em massa do modelo, em 1934.
– Turbo Compressor
O componente que pega o ar saído do escapamento e o reaproveita no motor, a fim de potencializar o movimento dos pistões foi usado pela primeira vez em 1977 pela Renault.
O sucesso foi tanto que todas as equipes começaram a utilizá-lo até 1986.
A utilização deste tipo de componente não é exclusividade automobilística, já que a idéia foi adaptada dos aviões, que utilizavam sistema semelhante.
A idéia foi aceita nas ruas em 1978, no carro Saab 99 Turbo.
– Suspensão Ativa
A suspensão ativa foi utilizada na Fórmula 1 em 1987, no carro Lótus 99T (carro de Ayrton Senna).
O componente funcionava da seguinte maneira: sensores eletrônicos enviam sinais sobre as características do solo a uma central de processamento, e essa central determina como o carro deve se comportar (abaixar, endurecer ou amolecer), para aproveitar melhor as potencialidades do carro no terreno.
Existem ainda várias outras inovações que surgiram na fórmula 1, como câmbio seqüencial e injeção eletrônica – aqui foram citadas somente algumas.
Agora, sempre que você assistir a fórmula 1, lembre-se que eles não estão apenas praticando um esporte, estão trabalhando para melhorar o cotidiano e segurança das pessoas!
Andressa Silva.