Review da Suzuki Hayabusa

História da Hayabusa

Foi no ano de 1999 que iniciou a história da moto Hayabusa. Também conhecida pelo nome de “Haya”, “Busa” o que significa “Ranha das Estradas”, esta motocicleta superesportiva foi lançada pela montadora Suzuki, como a mais veloz já produzida em série em todo o mundo.

Quando foi lançada a hayabusa, ela atingia uma velocidade máxima impressionante de 312 km/h, o que na época superava a rival em 16 km/h, que era a Honda CBR 1100XX Super Blackbird. Conquistando, assim, o título de a motocicleta mais veloz daquela época.

Mesmo com o passar do tempo e com o surgimento de outros modelos como, por exemplo, a Kawasaki Ninja ZX-12R, que foi lançada no ano de 2000, a Hayabusa continuou na posição de motocicleta mais rápida do mundo, disponível no mercado mundial para os consumidores. A ninja atingia a velocidade máxima de 306 km/h, 6 km/h a menos que a Hayabusa.

No entanto, os fabricantes japoneses e europeus fizeram um acordo no ano de 2001. Isso fez com que a Hayabusa se tornasse um pouco menos insana. O acordo feito pelos fabricantes, limitava a velocidade máxima das motocicletas em um número específico.

Esse acordo se deu por causa de uma possível proibição de importação por parte do continente europeu, por considerar a Hayabusa rápida demais para o velho continente.

Desta forma, todas as hayabusas fabricadas a partir do ano de 2001, em território mundial, incluindo as suas rivais, sofreram limitação eletrônica em suas velocidades máximas.

Elas foram limitadas eletronicamente em uma velocidade máxima de 299 km/h. Por esse motivo, os modelos que foram fabricados nos anos de 1999 e 2000 se tornaram mais desejados e continuam cada vez mais valorizados pelos amantes da Suzuki.

Moto Suzuki

Moto Suzuki

Origem do Nome

Hayabusa, de acordo com a tradução japonesa, quer dizer “falcão peregrino”. O falcão peregrino é considerado o pássaro mais veloz do mundo, a sua velocidade máxima atingida por hora poderia ser superior a 320 km.

Ele também é considerado o predador natural do Blackbird. Fato que deixa claro que Hayabusa foi um nome definido estrategicamente para bater de frente com o modelo da concorrente Honda, e mostrar que a Hayabusa era mais rápida do mundo, e ainda era superior à concorrente Honda.

Característica da Hayabusa

Desde o seu lançamento, a motocicleta Hayabusa, mantem o seu design quase o mesmo. O seu design, possui formas bastante agressivas, tendo a sua aerodinâmica como prioridade.

Por estar no mercado a cerca de 20 anos, a motocicleta Hayabusa está com um visual bastante devassado em comparação com outros modelos da mesma faixa de preço, e da mesma categoria.

As formas dos piscas traseiros e dianteiros merecem um destaque, além da carenagem, que possui um formato bastante envolvente. Vale destacar também que o conjunto é muito imponente, especialmente pelas 2 ponteiras do escape, localizadas do lado direito e do lado esquerdo, com acabamento detalhados em cromado e preto.

Como já foi dito acima, todo o projeto da Hayabusa foi desenvolvido focando a aerodinâmica como, por exemplo, a carenagem bem “abrutalhada”, como o para-brisa e o acento do garupa. Ambos com um formato abaulado.

Para que o arrasto fosse reduzido, a instalação dos piscas dianteiros foi feita na carenagem, e os piscas traseiros foram incorporados à rabeta.

A Suzuki Hayabusa possui uma dianteira mais “bicuda”, visando o corte do vento quando a motocicleta estiver em altas velocidades, situação em que a pressão é maior. A posição do banco é mais baixa possibilitando ao piloto “deitar” quando a moto atingir velocidades mais altas, já o para-lama dianteiro possui um design mais abrangente.

No painel de controle da Hayabusa, que por sinal é bem completo, vem uma tela em LCD, que mostra a marcha que foi selecionada, 2 hodômetros parciais, hodômetro total, tipo de pilotagem selecionada, luz indicadora de RMP e relógio.

Também tem conta giros, velocímetro, marcador de nível de combustível, marcador de luzes de setas e de temperatura da água, luz alta, marcador de pressão do óleo, da injeção eletrônica.

O porte imponente da Suzuki Haybusa é logo mostrado em suas dimensões. São impressionantes 2,19 m de comprimento, e de largura são 1,48 metros.

Essas medidas ajudam na redução das chances da moto “empinar”, no caso de uma aceleração mais forte, fato que é bastante comum em modelos com medidas mais curtas.

No entanto, isto também prejudica o desempenho da motocicleta quando os circuitos são mais fechados.

Mesmo sendo uma motocicleta fabricada visando o desempenho, a Suzuki Hayabusa oferece um conforto considerável, principalmente para quem está pilotando.

A posição do guidão e também das pedaleiras, a bolha, o formato do assento, o formato do tanque, promovem uma condução com mais conforto, principalmente nas estradas.

Manutenção da Hayabusa

Você já deve ter chegado conclusão que a Hayabusa não é uma das melhores escolhas para usar nas áreas urbanas no cotidiano. Até mesmo pelo seu peso, que é nada mais nada menos do que 266 kg.

A atual geração está no mercado a 10 anos, mesmo assim a montadora Suzuki mencionou se pretende lançar uma nova geração desta, que é uma superesportiva.

A manutenção da Hayabusa, é um pouco complicado devido a indisponibilidade de peças, que geralmente não são encontradas para a pronta entrega, e também porque não é qualquer mecânico que possui o conhecimento para fazer o concerto desta motocicleta.

Portanto, se você tem uma destas motocicletas ou tem a pretensão de comprar uma, é preciso que você esteja ciente da dificuldade de se encontrar peças originais. E de que, muitas vezes, será ser necessário encomendar e aguardar a chegada destas peças.

Quanto à manutenção, além de ser muito cara e bastante complexa, ainda necessita ser feita por um profissional que seja especializado. O que, normalmente, só vai ser encontrado em uma concessionaria autorizada da própria montadora Suzuki.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *