Um grande clássico do setor automotivo, conhecido como Pontiac faz muito sucesso nos Estados Unidos, esbanjando beleza com suas linhas arredondadas e modernas. A seguir veremos um vídeo com todos os detalhes deste grande carro, assista:
Pontiac Solstice é um automóvel compacto, conversível, da divisão Pontiac, pertencente ao grupo General Motors. No post de hoje, iremos conhecer um pouco mais sobre esse veículo, e sobre a sua história.
Desde o ano de 2002, no salão de Los Angeles, quando o Pontiac Solstice foi apresentado, ele se tornou o desejo de inúmeros americanos.
Sua produção teve início no ano de 2006, em Wilmington, em uma cidade do estado de Delaware, nos Estados Unidos. Local onde também os seus parentes próximos são produzidos como, por exemplo, o Opel GT e o Saturn Sky.
O desenho, como conceito inicial do Solstice, sofreu algumas mudanças: sendo elas nas rodas, que antes eram aro 19 na frente, e aro 20 atrás. Elas passaram a ser de aro 18 e as lanternas eram mais estreitas, e também passaram a ser um pouco mais largas.
A tração continua sendo traseira, o que faz a condução ter uma pegada esportiva. A plataforma usada pelo Pontiac é a plataforma do GM Kappa, que também é usada no saturn Sky e no Opel GT.
Dois tipos de motores equipam o Pontiac, sendo um de 2,4 litros, e 4 cilindros em linha, com uma potência de 175 cv, e outro de 2.0 litros e 4 cilindros em linha, com uma potência de 163 cv.
Os dois motores são Ecotec. Seus blocos e cabeçotes são feitos de alumínio, e os comandos de válvulas são comandos variáveis.
O Pontiac Solstice aparece no filme Transformers, que foi lançado no ano de 2007. O veículo teve o nome fictício de Jazz, que era um dos autobots.
No ano de 2008, o Pontiac teve a sua versão cupê, a Targa, revelada no New York Auto Show. Os motores são os mesmos oferecidos nas versões conversíveis. A cobertura até pode ser removida.
No entanto, o telhado disco não tem como montar no tronco. Está disponível um topo de pano, que é opcional, podendo fazer a instalação do mesmo no porta malas.
Porém, em se tratando da configuração mais arrojada que é a GXP, o destaque fica por conta do capô. Com um motor Ecotec de 4 cilindros em linha, 2.0 litros, uma potência de 263 cv. Conta ainda com um comando de válvulas variáveis, e também um turbo compressor unido a uma transmissão de 5 marchas manual, ou então uma automática de seis marchas. O câmbio automático é opcional.
Com ele o carro recebe mais 47% de potência em comparação com o motor de 2.4 l de 175 cv, instalado na versão oferecida de entrada do foadster. Segundo informação da montadora Pontiac, o GXP vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,5s e, pode atingir uma velocidade máxima de aproximadamente 230 km/h.
Para que fosse possível instalar uma unidade de força com mais potência, o carro recebeu, unidas aos faróis dianteiros de neblina, 2 entradas de ar. Na parte traseira, tem um para-choque com capa de plástico. Local onde estão localizados dois escapes, que são cromados nas bordas inferiores, e também uma saída de ar bem estreita e comprida.
A montadora Pontiac também modificou a parte da suspensão, e colocou um diferencial, cujo escorregamento é limitado. Há também uma estabilidade controlada eletronicamente, que começa a ser item de fábrica, para cumprir as normas de segurança Norte americanas, previstas para o ano de 2010, que impõe a inclusão do item.
Entre outros equipamentos que fazem parte da segurança, o carro Solstice GXP, também vem com airbag frontal, freio a disco com EBD e ABS nas quatro rodas, controle de tração, bloqueio do diferencial.
A configuração do modelo “top de linha” recebe a inclusão de rodas aro 18, de liga leve, com pneus 245/45, perfil baixo. E também itens de comodidade e muito conforto como, por exemplo, ar condicionado, trio elétrico, ajuste do volante, direção hidráulica assistida, computador de bordo, ajuste do banco do condutor e rádio com MP3 e CD.
Dentre os opcionais, que podem vir instalados de fábrica estão: aerofólio traseiro, o interior com revestimento de couro, e bom conjunto de áudio, formado com 7 autofalantes e subwoofer.
Os modelos do ano de 2009 passaram a vir com opcionais de série como, GPS de navegação OnStar, e uma última novidade: a conexão Bluetooth com viva voz. Nos Estados Unidos os preços do Solstiac vão de 24.895 a 30.105 dólares, ou de 58.500 a 70.600 dólares. Isso na versão GXP.
Já no Brasil, o modelo só é comercializado por intermédio de importadoras independentes. Fato que faz com que os preços fiquem bem mais elevados. O preço do carro gira em torno de 150 mil reais e 180 mil reais.
O motor Ecotec 2.0, com uma potência de 263 cv, realmente mudou a “cara” do Pontiac Solstice. Antes, na versão de entrada, a aceleração era boa. Porém, agora é uma aceleração com um vigor impressionante.
Os propulsores impressionam com suas respostas e retomadas surpreendentes, e bem velozes. Os giros sobem rapidamente com a unidade de força, e o carro atinge, em poucos segundos, uma velocidade altíssima. Principalmente depois que atinge os 2.500nrpm e o turbo é acionado, injetando torque máximo de 36 kgfm, que vai até 5.300 giros. Tudo isso aliado a um bom consumo, na cidade ele faz 8,1 km/l e na estrada ele faz 12,2 km/l.
A única coisa que deixa a desejar é o câmbio manual. Os engates são poucos precisos e duros. Por outro lado, o veículo impressiona nas retas e nas curvas, mesmo em altas velocidades.
Com uma postura neutra, o carro transmite ao condutor uma sensação de segurança, o qual fica à vontade para acelerar fundo, mesmo estando em pista com muitas curvas. A suspenção é um pouco rígida, o necessário para que ela suporte uma direção mais agressiva e macia, para trafegar em ruas cujo pavimento é de má qualidade.
A versão do Pontiac Solstice Coupé, começou a ser comercializada no ano de 2009. O modelo Solstice Coupé é considerado muito raro, Antes que a linha produção da cidade de Wilmington, no estado de delaware fosse interrompida apenas 1.260 unidades do Solstice Coupé foram possíveis de ser fabricados.