Pode Colocar Gasolina e Álcool ao Mesmo Tempo?

Uma dúvida bem comum é se pode colocar gasolina e álcool ao mesmo tempo em um carro flex. Algumas pessoas costumam completar o tanque com um desses combustíveis, sem que o outro tenha terminado.

Embora essa seja uma dúvida de muitas pessoas hoje em dia, quando os carros flex surgiram, elas eram bem mais frequentes.

E a resposta é Sim. O motor de um veículo flex foi criado exatamente para permitir o uso dos dois combustíveis, seja qual for a proporção de cada um deles. Sendo assim, a mistura dos dois tipos é aceita sem causar nenhum problema ao veículo.

O motor flex é fabricado com o uso de revestimentos apropriados, que resistem muito bem à corrosão que tanto o álcool quanto a gasolina podem causar. Além do mais, há o controle eletrônico do tempo da queima da mistura, de maneira que o veículo se adapta bem à proporção daquela mistura que está sendo usado naquele momento.

De acordo com o manual de alguns carros, o veículo que usa o sistema flex necessita de um curto espaço de tempo (em torno de 10 minutos), com o carro em funcionamento, para que possa reconhecer qual a proporção usada de combustíveis no tanque.

E essa recomendação vale, em especial, quando houver a troca do combustível que havia no tanque. É necessário que o veículo cumpra um pequeno percurso, conforme indicação, para assimilar a mistura que está no tanque de combustíveis. Ao seguir essa recomendação, você estará evitando possíveis problemas que possam surgir na próxima partida, ainda mais quando o motor está frio.

O Carro Flex Apresenta Alguma Diferença Conforme o Combustível Usado?

Os carros flex podem apresentar ruídos com níveis diferentes, dependendo de qual o combustível você está usando. Mas não precisa se preocupar, pois esse tipo de situação é comum de acontecer, é algo normal.

Vale lembrar que é fundamental trocar a gasolina que permanece no reservatório da partida a frio. Principalmente quando se usa mais gasolina que o álcool para abastecer.

Benefícios do Uso do Álcool Nos Motores Flex

Os veículos com motores flex foram criados com o objetivo de serem uma alternativa mais barata de abastecimento para o consumidor, uma opção que não fosse derivada do petróleo e que emite menos poluentes. Resultando em um consumo maior do etanol, e mais benefícios para a nossa saúde, para o bolso e, principalmente, para o planeta.

Ao comprar um veículo com motor flex, o proprietário tem inúmeras vantagens como, por exemplo:

  • Liberdade para escolher o combustível e economizar. Dessa forma, o consumidor tem a opção de escolher o combustível que quiser, conforme as suas condições. O que melhor se encaixa às suas necessidades naquele momento.
  • Emissão de poluentes reduzida: o etanol também é conhecido como biocombustível e como combustível limpo. Como é um produto de origem vegetal, ele tende a poluir o meio ambiente bem menos. Em comparação com a gasolina, o etanol chega a emitir quase 90% menos poluentes. Isso é excelente, pois reduz o aquecimento global de forma considerável. Enquanto que os gases provenientes da queima de combustíveis elevam o efeito estufa, contribuindo demais para que haja os desequilíbrios ambientais.
  • O etanol também produz uma quantidade menor de gás carbônico (CO2), que as plantas podem absorver. Já a gasolina, e os demais combustíveis oriundos do petróleo, emitem muito mais CO2, causando problemas na absorção por parte das plantas e, consequentemente, problemas também para a natureza.
  • O etanol é considerado um combustível sustentável, uma vez que provém de uma fonte perpétua. É só plantar a sua matéria-prima, para que seja possível produzir mais do combustível. Já os combustíveis fósseis, eles tendem a acabar.
  • O etanol também é menos prejudicial à saúde, quando comparado com outros gases que são lançados na atmosfera através da queima dos combustíveis, como é o caso do diesel e da gasolina. Eles podem causar vários problemas à saúde, que vão desde náuseas e problemas respiratórios, ao câncer. Apesar de o etanol também emitir essas substâncias, as quantidades são bem menores.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *