O Transporte Rural

Pensar em transporte rural implica em resgatar antigos problemas de deslocamento. Em todas as regiões do país a questão é a mesma: para quem mora na zona rural das cidades o transporte particular se faz necessário, muitas vezes sendo a única forma de se deslocar até o centro urbano. A estrutura debilitada passa pela dificuldade de implementação de meios de transporte público suficientes para atender a demanda. Segundo os especialistas no assunto, o problema se torna acentuado devido às baixas taxas populacionais dessas áreas, insuficientes para o desenvolvimento de infraestrutura adequada.

O Transporte Rural

Cavalo: o “Automóvel” Mais Popular

Assim, a saída é o transporte privado, que varia consideravelmente de acordo com as condições de vida da população e viabilidade das vias de acesso às cidades. Em algumas regiões podemos facilmente encontrar meios de transporte que nos remetem ao surgimento das primeiras colonizações. Feito basicamente com o apoio de tração animal, o transporte mais comum era o cavalo, seguido pela utilização de charretes puxadas por bois. Por muitos anos o cavalo e o boi foram os principais métodos de transporte utilizados pelas pessoas que Vivian na zona rural. Dessa forma os antigos habitantes dos povoados afastados faziam o transporte de pessoas, alimento, madeira e demais mantimentos para a região. Na realidade, esses meios continuam em uso e representam, para algumas famílias, a única forma de locomoção. A praticidade faz frente ao conforto, revelando um meio econômico e acessível a qualquer classe.

Cargas

Tração Nas Quatro Rodas – o Avanço no Transporte Rural

Em contrapartida, a evolução dos meios de transporte trouxe automóveis mais resistentes e duráveis, capazes de enfrentar o terreno acidentado das estradas rurais. A tecnologia em constante avanço da indústria automobilística incluiu no mercado a caminhonete, que viria a se tornar um dos principais meios de locomoção em regiões com infraestrutura escassa. O famoso jipe, veículo de guerra com tração nas quatro rodas, é também um forte aliado no transporte de cargas e pessoas, pois foi projetado justamente para enfrentar estradas de terra e pedras.

Areas

O Acesso aos Serviços Públicos

Com as dificuldades já mencionadas, o acesso a determinados serviços fica bastante prejudicado pela falta de transporte público. O problema é maior quando a região não tem escolas, hospitais ou clínicas, levando a população a percorrer quilômetros a pé diariamente para estudar ou realizar exames. Até hoje inúmeras propostas já foram lançadas com base em pesquisas feitas acerca do alto índice de abandono dos estudos. Os esforços são feitos na tentativa de envolver o estado na solução desses problemas, viabilizando o transporte coletivo público para áreas mais afastadas. Tais medidas também prevêem a redução dos índices de êxodo rural, fenômeno ainda bastante comum. Diante da superpopulação dos grandes centros urbanos do país, o que menos se deseja é encher ainda mais as cidades. Um dos caminhos para impedir tal fato é sanar as necessidades básicas de transporte e acesso aos serviços públicos.

Por Vivian Fiorio

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ola habbo adoro vcs meu nome é dramathehi32

    GOOGLEMAPA 4 de novembro de 2012 12:45
  • Adorei!
    Me ajudou a fazer bonitos quadros da zona urbana e da zona rural.

    Romero Brito 5 de novembro de 2013 21:54

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *