Tecnologia Chama “EyeDrive”
Você sempre teve problemas de fadiga nos braços quando dirigia por um longo tempo? Direção hidráulica para você é sinônimo de um sonho e uma tecnologia sem a qual você não vive? Seus problemas acabaram! Com o avanço tecnológico os carros foram ganhando opcionais e recursos cada vez mais interessantes. Normalmente as mudanças estão relacionadas ao meio ambiente, como carros movidos com eletricidade, água e até vento. Mas agora a novidade está relacionada ao conforto e bem estar do motorista ao dirigir um automóvel – com tantas parafernálias para que o carro seja ecologicamente correto e possa ser utilizado com mais freqüência sem que o dono fique com dor na consciência, era justo criar algo para que o motorista pudesse passar mais tempo dirigindo.
Conheça a Novidade:
A novidade se chama eyeDrive e foi desenvolvida por pesquisadores da Alemanha. Testes foram realizados e os resultados obtidos foram animadores, segundo os pesquisadores envolvidos no projeto. O eyeDrive é um software acoplado ao carro e que permite que os motoristas do automóvel possam guiar seus carros apenas movimentando os olhos na direção desejada. O software foi desenvolvido na Universidade Livre de Berlim, em 2006.
Como Funciona:
O eyeDrive possui um mecanismo que consegue reconhecer, mapear e interpretar os impulsos nervosos vindos da região ocular do motorista. Com base nessa interpretação dos impulsos nervosos, o software consegue saber para que direção o motorista está olhando – e é nesta direção que o software guia o veículo. O software consegue até reconhecer se o motorista deseja parar o carro. Basta que o motorista feche os olhos por um período de tempo superior a meio segundo, e o carro para. Os testes efetuados para validar o software utilizado no veículo foram feitos em Berlim, com um carro que não ultrapassou os 50 quilômetros por hora. Mesmo assim, foi um grande feito fazer com que alguém guiasse um carro sem utilizar as mãos em ruas movimentadas da Alemanha.
Utilização do EyeDrive
Por se tratar de um software complexo, que lê e interpreta impulsos vindos dos olhos, o eyeDrive não é ideal para o uso comercial, pelo menos por enquanto. Quando estamos dirigindo desviamos nosso olhar para diversos estímulos, como placas e sinalização de transito, pessoas e comércios nas calçadas, e vários outros focos de atenção que podem fazer com que o motorista desvie o olhar. Como o software não consegue discriminar uma olhada para uma placa de um comando de direção, seria arriscado equipar carros com eyeDrive. O software está agora em uma fase de testes e aperfeiçoamento, pois o líder do projeto (o Dr. Raúl Rojas) pretende melhorar o programa para que ele consiga guiar carros que estejam a até 100 quilômetros por hora.
Andressa Silva