O Ministério dos Transportes é um dos organismos do governo federal que tem por compromisso servir de amparo ao presidente da república na formulação, gestão, manutenção e execução de tudo que se refere aos transportes no país.
Dentre os vários ministérios do governo brasileiro, o Ministério dos Transportes é um dos maiores e um dos que mais requer verbas orçamentárias e investimentos. Em decorrência das dimensões do Brasil, o Ministério dos Transportes nem sempre consegue atender a demanda por investimentos de tal forma que transformasse esta terra em um país melhor atendido em termos de transportes.
As Malhas de Transporte
Nossa malha ferroviária é insignificante, o que contraria e muito o conceito desenvolvimentista adotado por países mais desenvolvidos. A malha rodoviária não está em boas condições e devido a grande demanda de gastos o governo se obriga a privatizar rodovias em busca de serviços que não consegue atender. A malha aquaviária também é subutilizada. A que mais cresce é a aeroviária em função de interesses empresariais das companhias aéreas.
Órgãos do Ministério dos Transportes
O Ministério dos Transportes brasileiro conta com braços de trabalho em forma de autarquias. São: a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e o conhecido DNIT ou Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes. Todo o Sistema Nacional de Trânsito submetido a órgãos do Ministério dos Transportes cumpre com o compromisso de resguardar todas as atividades referentes a transito, desde o planejamento até julgamento de penalidades.
Além disto, o Ministério dos Transportes tem suas Secretarias (executiva, de gestão de programas e de fomento) todas divididas em departamentos, e ainda uma empresa pública e outra de economia mista. E bem acima desta imensa cadeia ramificada de trabalho, está o Ministro dos Transportes que ocupa o cargo ao ser nomeado pelo Presidente da República.
Um Patrono de Peso e os Novos Tempos
O patrono do Ministério dos Transportes brasileiro é o Visconde de Mauá, figura histórica importante que participou ativamente da construção de cinco das primeiras e principais ferrovias do país.
O site do Ministério dos Transportes oferece todo tipo de informação necessária a pesquisas sobre projetos e programas em andamento, completa legislação a que se submete e que outorga, licitações, e o que é importante; as contas anuais de gastos e investimentos da União com o Ministério dos Transportes.
Hoje o Brasil tem uma das maiores malhas viária das Américas, mas as condições em sua maioria ainda precárias. E é também responsabilidade dos cidadãos atentarem para o cumprimento das normas, cronogramas e promessas a que órgãos de governo como o Ministério dos Transportes devem se submeter. No site do Ministério pode-se buscar o “f@le com o ministério” e através desta porta manifestar expectativas e descontentamentos. Um governo vai a onde o povo está. Busque seus direitos junto ao Ministério dos Transportes.