A JAC (Jianghuai Automobile Co. Ltd) é uma das principais montadoras de automóveis e chassis de caminhões e ônibus do mundo. Trata-se de uma das maiores empesas do setor e que chegou ao Brasil há pouco tempo conquistando um mercado de consumidores que desejam adquirir carros completos de fábrica.
História da JAC
A empresa foi fundada no ano de 1964 na China e tinha como vocação única o fabrico de caminhões. No decorrer do tempo a empresa evoluiu bastante e produz uma grande variedade de tipos de veículos para servir mais completamente ao mercado automotivo. Para acompanhar o crescimento de demanda a empresa conta com um centro nacional de pesquisa e desenvolvimento em Hefei e fez a inauguração do seu primeiro centro internacional em Turim no ano de 2005.
No ano seguinte foi inaugurado o segundo centro de pesquisa internacional em Xangai. Já em 2009 a empresa criou os modelos J3, o J3 Turin, o J5 e o J6. Com esses novos modelos a JAC chegou a um total de 180 mil unidades vendidas e as vendas somente cresceram. Uma marca que possui grande importância também no segmento de chassis de ônibus, caminhões além de veículos comerciais mais leves que são utilizados na China.
Equipe de Pesquisa
A empresa possui uma equipe independente de pesquisa que atua no desenvolvimento de tecnologias e veículos da JAC Motors. O trabalho é feito através da orientação do mercado com o objetivo de posicionar a marca de acordo com o as necessidades que os consumidores possuem.
JAC J5
O J5 é um dos carros-chefes (com o devido trocadilho) de vendas da JAC motors e tem dito ao mercado a que veio a montadora chinesa. A dianteira do modelo conta com uma proteção que já possui inúmeros adeptos. No entanto, a sua traseira já é vista como esportiva demais pelos mais preciosistas.
O ronco produzido pelo escapamento do J5 também entrou na pauta, pois foi avaliado como incongruente com o segmento e nem mesmo com o motor que possui 125 cv e 1.5. Esse quatro-cilindros utiliza o bloco que é usado também pelo J3 que é 1.3. Existe ainda o desejo de que a família do J5 fique maior com uma versão esportiva que possua motor 1.5 turbo.
Peso e Potência
Uma das características que são muito comentadas a respeito do J5 é o fato de que ele tem um corpo muito pesado. Isso é percebido especialmente quando se faz uma relação de peso e potência sendo 10,5 kg/cv. Numa comparação com o seu principal rival, o City, o modelo sai perdendo para os seus 9,8 kg/cv.
Para tentar ganhar alguns pontos o J5 tem um porte interessante possuindo de comprimento 4,59 metros além de distância entre-eixos de 2,71 e 460 litros de capacidade em seu porta-malas. Podemos considerar que esse carro se aproxima em porte dos rivais de preços mais elevado como o Cruze que possui altera de 4,60 metros, 2,68 de entre-eixos e por fim somente 450 litros de capacidade no porta-malas.
Suspensão e Acabamentos
Quando esse carro está em movimento é possível perceber que a sua suspensão tem leveza que é obtida em parte pela ação dos pneus que tem perfil baixo (215/45 aro 17). No acabamento do J5 ainda podemos observar que existe um certo descuido em relação a qualidade dos materiais.
O revestimento do painel é macio, porém, tem irregularidades em sua superfície. No caso do porta-malas tem o fato de que as bolsas são inutilizáveis porque são pequenas e possuem uma abertura através da qual não passa nem a mão de uma criança. Já quem decide desembolsar R$ 1.600,00 a mais pelo opcional do revestimento de couro se decepciona pelo desalinho das costuras.
Além de ser feito esteticamente isso traz problemas especialmente no caso do banco de trás em que os apoios de cabeça se encontram fixos no encosto que não possui bipartição. Quem tem problema com detalhes mal feitos com certeza não conseguirá tirar os olhos das costuras tortas.
Ar-Condicionado
Se no acabamento o J5 peca no que diz respeito ao sistema de ar-condicionado digital precisamos elogiar uma vez que é muito eficaz. Para se ter uma ideia num período de menos de três minutos ele é capaz de refrigerar o volume todo da cabine. Na parte de trás existe uma saída exclusiva para que seja feita a ventilação.
Para mais comodidade para os passageiros o J5 tem um porta-revistas que está localizado no encosto dos bancos dianteiros com revestimento feito de plástico do tipo mais rígido. Com certeza é agradável saber que além de refrigerado o carro possui espaço para colocar as suas revistas.
Carro Branco
Se você quer um J5 em branco deve saber que precisará investir um pouco mais, pois mesmo sendo uma cor sólida está na tabela de preço das cores metálicas com R$ 1.200,00 a mais. O que justifica o preço mais elevado é o fato de que se trata de um superbranco que tem mais dióxido de titânio, um elemento bem caro.
Conquistando Novas Fronteiras
Quando chegou ao Brasil a JAC não tinha uma imagem formada para o grande público sendo vista como a montadora chinesa e misteriosa. Sabemos que o mercado chinês tem uma imagem não muito boa no Brasil devido ao fato de que todos os dias nosso país é inundado por uma grande quantidade de itens baratos e de má qualidade proveniente do país oriental.
Estamos aprendendo a ver um outro lado da China com a chegada de montadoras desse país. A JAC apostou no diferencial de uma boa relação custo e benefício em que os seus carros vem totalmente equipados de fábrica com um preço atraente. Trata-se de um ganho para o mercado que passou a exigir ações rápidas de outras montadoras para conseguir competir com a chinesa.
Assim podemos ver que estamos tendo cada vez mais carros com itens que antes eram opcionais sendo vendidos como direto de fábrica. O J5 assim como outros carros da JAC Motors merecem a nossa atenção porque podem nos surpreender muito positivamente. Então que tal conhecer mais sobre esse carro num test drive?
A montadora chinesa JAC, resolveu investir pesado contra a fama ruim que alguns produtos chineses tem no mercado mundial.
Taxados de caros por se tratarem de carros chineses, que além da fama de produtos inferiores, ainda são produtos de montadoras de pouca tradição ou conhecimento no mercado ocidental e, especialmente brasileiro, a JAC apresentou uma proposta de marketing baseada numa garantia estendida.
O modelo J5 da JAC, passa a ser vendido com nada menos do que 6 anos de garantia, prova de que os chineses acreditam em seu produto e que estão investindo para assegurar uma posição de destaque no setor.
Mas não é só a garantia que chama a atenção no J5. O modelo é um sedã cujo desenho foi concebido por um estúdio italiano, que também desenvolveu outros modelos da JAC, que tem mostrado uma preocupação constante quanto a oferecer um desenho moderno e elegante em sua linha de produtos.
E o J5 mostra competência com seu motor de 1.5 com 16 válvulas, com uma boa performance e até mesmo uma boa resposta de aceleração.