Importância do Uso de Capacetes

Ao procurar pelo significado da palavra capacete, você vai encontrar algo como “proteção para a cabeça com diversas formas, feita em material resistente a impactos” ou “armadura defensiva da cabeça”. Proteção e defesa são as principais utilidades do objeto que deve ser usado ao andar de bicicleta, de moto, em uma construção civil, ao andar de skate, patinete, triciclo, praticando esportes radicais e, até mesmo, durante a pintura de um grafitti.

Os contextos e ambientes são diversos e a necessidade é uma só: proteção. O não uso coloca a vida em risco, principalmente para os motociclistas, que inclusive são obrigados a usar (incluindo a garupa) como previsto no Código de Trânsito Brasileiro (artigo 244). Para se ter uma ideia, em 2013, mais de 50% das internações por acidentes de transporte em hospitais brasileiros estavam relacionadas às motocicletas, segundo Ministério da Saúde e Pesquisa Nacional da Saúde. Nestes casos, o uso do capacete reduz muito o risco de morte. Um trauma na cabeça pode ser difícil de curar em relação a algum osso quebrado, por exemplo. Ambos são traumas graves, mas o traumatismo craniano pode ser irreversível, causar perda de memória, causar sequelas como perda de movimentos do corpo ou até a morte. Acidentes de trânsito matam 1,25 milhão de pessoas por ano, segundo a Organização das Nações Unidas.

Os ciclistas, por outro lado, não são obrigados a usar o capacete pelo Código de Trânsito Brasileiro, mas o capacete pode ser um bom artigo de segurança para situações inesperadas no trânsito.

Veja na seguinte demonstração, em três dimensões, sobre a importância de se utilizar um capacete, seja de moto, seja em corridas de automóveis. O vídeo mostra como se comporta o capacete quando se tem uma pancada forte na cabeça e como funcionam por dentro os acessórios dos capacetes.

A simulação mostra como seria uma desacelerada brusca de quem usa os acessórios de segurança e de quem não os usa e apresenta, ainda, como o carro se comporta quando passa por partes mais altas na pista – como é o caso das famosas “zebras” que ficam contornando as curvas na estrada. Confira e entenda a real importância da utilização do equipamento de segurança:

Ao pensar sobre dias intensos de verão, inverno ou de chuva, o uso do equipamento também pode ser favorável. Pense na proteção contra gotículas de chuva, ou o forte sol de verão e até mesmo a fria ventania do inverno. Mas a necessidade do uso fica mais evidente e bem menos romantizada quando analisamos fotos do estado de capacetes após acidentes ou impacto de projéteis. Veja abaixo:

Perceba que uma pedra, um pedaço de metal ou qualquer outro material que se chocar com o capacete em alta velocidade, ganhará um alto poder de destruição e pode sim provocar um acidente ainda mais grave. Até mesmo em uma derrapagem o capacete oferece proteção.

Antes de comprar um capacete para motocicletas é necessário verificar se o mesmo possui selo de certificação no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. Existem tipos específicos que são aprovados como: o integral (fechado) que cobre a cabeça por completo, o misto (queixeira removível), o modular (frente móvel) e o aberto, sem a queixeira (proteção para o queixo). E devem conter na parte de trás o selo com as logos do Inmetro e do Organismo de Certificação do Produto – OCP.

Observar o design também é fundamental para verificar se o capacete oferece segurança e conforto. Por isso, faça o teste, veja se o sistema de ventilação funciona adequadamente e se você vai se sentir bem ao usá-lo. Pense que, se for um motoboy ou motogirl, vai passar a maior parte do dia usando um, então é necessário se sentir bem com o modelo escolhido.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *