As ferramentas mecânicas, hoje em dia, são objetos de muito uso em nossa vida. Elas foram criadas a muito tempo de acordo com as mais variadas necessidades do ser humano, com o passar dos anos, esses objetos mecânicos foram sendo aperfeiçoadas para que o seu uso possa ser cada vez mais fácil.
O Surgimento das Frramentas
A palavra ferramenta surge da expressão latina ferramentum. A ferramenta já existe a muitos anos, e é considerado um utensílio utilizado manualmente para realizar uma grande variedade de tarefas. Primeiramente as ferramentas só serviam para distinguir os objetos de ferro dos demais, como madeira, plástico e etc., e era muito mais utilizado domesticamente. As ferramentas antigas eram bem mais simples, como isqueiros, garfos e facas. Logo depois, as ferramentas já possuiam mais variedades, já eram consideradas ferramentas, objetos cortantes e armas. Com uma necessidade cada vez maior de usar ferramentas no dia a dia, foi utilizada a engenharia mecânica para aperfeiçoar a sua utilidade.
Engenharia Mecânica
A engenharia mecânica foi um ítem importante na ampliação das ferramentas, graças a ela, esses objetos ganharam mais funcionalidade. Aengenharia mecânica se baseia na física e na ciência, controla movimentos, pode construir grandes eixos, gerar resistência, controlar calor e muitas outras coisas, isso foi muito utilizado para a contrução das ferramentas mecânicas e motores. O torno mecânico foi uma das principais ferramentas construídas pela engenharia mecânica, e além disso, também foi e ainda é uma das mais utilizadas, pois o torno, além de ser uma ferramenta que é responsável pelo processo de usinar e construir peças geométricas, também serve para a construção de outros modelos de ferramentas.
Feira Internacional da Ferramenta Mecânica no Brasil:
Essa feira surgiu no ano de 1959, ainda sobre o governo de Juscelino Kubitschek. Foi no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, que ocorreu a primeira edição da feira no Brasil, nos dias 14 á 29 de novembro, milhares de pessoas visitaram o lugar visando conhecer os tipos de ferramentas que eram produzidas no Brasil. Mesmo com alguns anos se passando, a feira continuou ocorrendo no Brasil, mas deixou de ser um evento atrativo, e passou a ser um meio brasileiro para promover negócios, para expor a sua engenharia de ferramentas mecânicas diante dos visitantes de todo o mundo. Com o constante crescimento da feira, a participação de expositores internacionais foi inevitável, os dois primeiros países à participarem da feira foram Argentina e México. No ano de 1972 a feira passou a ser destinada a penas ao público profissional e passou a servir apenas como meio de exposição de produtos de diversos países, graças a isso nasceram as indústrias de ferramentas mecânicas no Brasil, que passou a possuir uma produção personalizada, e com o tempo conseguiu a vaga de um dos mais importante países de produção em massa mecânica.