Diferença De Freios ABS e Freios Convencionais

De acordo com o Código Nacional de Trânsito os veículos fabricados no Brasil precisam ter o freio ABS que na prática representa verdadeira benção para a segurança de quem está dentro e fora do veículo. Nesse sentido se convém afirmar que o sistema do gênero funciona com melhor qualidade do que as unidades que são compostas a disco e fazem parte da grande parte dos automotivos antigos.

Freios ABS: Características Gerais

De acordo com grande parte dos especialistas o sistema ABS traz maior segurança no sentido de que as rodas não precisam travar para fazer o veículo parar. Não se pode ignorar o fato de que o sistema ajuda no sentido de evitar a derrapagem, o que varia também de acordo com as condições dos pneus que também fazem parte do processo de frenagem. Sem contar com o fato de que quem dirige com a sistemática no carro diminui as chances de acontecer colisão.

De acordo com a história dos automotivos o sistema ABS não representa ponto exclusivo apenas para veículos como também às motos. Em terras nacionais grande parte dos carros ou motocicletas que estão em circulação no Brasil não tem a sistemática, embora a obrigação faça parte da legislação que começa a vigorar no começo do ano de 2014.

Interessante notar que embora exista a segurança maior, não se pode ignorar o fato de que os custos no sentido de realizar a manutenção. De qualquer maneira, veículos usados que possuem sistema ABS trazem maior valorização em termos de mercado. De acordo com o Código Nacional de Trânsito os motoristas possuem a obrigação de manter o veículo em plenas condições de uso. Nesse sentido, aumentar a capacidade do carro para melhorar a segurança no trânsito faz parte exclusiva do condutor do veículo. 

Pisar No Pedal De Freio: ABS VS Convencionais

Em termos práticos o ato de fazer com que as rodas não travem faz com que as freadas bruscas aumentam o poder de frenagem, diminuindo o tempo que o carro tem para fazer a frenagem e evoluindo no quesito de segurança.  Nos momentos em que motoristas percebem obstáculos na frente e pisam de forma brusca no pedal, existe a necessidade de fazer apenas uma pisada, visto que o sistema continua a pressionar de forma automática. Talvez essa seja a grande diferença com os freios a disco que exigem constantes pisadas para aumentar o poder de freada.

Especialistas indicam a necessidade de frear de modo gradual, visto que o ato brusco pode prejudicar o desempenho da frenagem e por consequência coloca o trânsito em risco. Soltar e pisar o pedal com ritmo contínuo representa ponto importante para evitar a derrapagem, que nos dias de hoje representa um dos grandes motivos a acontecerem colisões.

Por esse motivo que o frio ABS representa ponto interessante no sentido de evitar o ato de derrapar. Com apenas um pisada o movimento acontece de forma contínua. Basta permanecer com o pé e sentir que de forma automática acontece o movimento de subir e descer.

De acordo com a opinião de especialistas na área de freio, quando a pista está molhada os movimentos bruscos nos pedais não trazem o efeito esperado e demora maior tempo para fazer a frenagem.  O atrito tem o poder da cinética, mas o excesso de H2O aumenta os níveis intensos no sentido de reduzir as condições do atrito. Leve em conta que quando a superfície fica molhada os pneus possuem maiores chances de deslizar, aumentando em longos metros a freada. 

Importante notar que os freios ABS possuem eficiência adicional quando se comprar com os frios a disco, inclusive nos pontos em que existe pista molhada. De qualquer maneira o ABS pode travar, nesse sentido, procure pisar fundo para garantir o poder de frenagem.

O sistema ABS tem maior poder de controle em termos de rotação por causa do sensor que regula de forma pragmática os sensores que estão presentes na terra e podem fazer a verificação em cerca de vinte vezes a velocidade por segundo, garantindo maior segurança ao automotivo em termos de tempo da frenagem.

Importante notar que nos momentos em que a velocidade entra em queda na roda em nível além do que os relacionados com veículos quer dizer que aconteceram freadas do tipo brusco. Quando o sistema nota que acontece há maior controle da frenagem de modo automático, ao conter e liberar de modo alternativo as condições da roda. O movimento constante existe no sentido de bombear o fluído.

Necessidade De Freios ABS

Conforme aponta a resolução da CONTRAN os freios ABS representa ponto indispensável no sentido de ser um equipamento obrigatório nos veículos que foram feitos desde o ano de 2014. Na verdade as regras estão vigentes desde o ano de 2010, porém, até 2014 cem por cento dos automóveis precisam estar equipados com a sistemática. 

Manutenção Do Freio

Discos, pastilhas, tambores e lonas são elementos dos freios convencionais que precisam ter manutenção de forma constante. Por mais que exista o máximo cuidado no sentido de dirigir de forma adequada, sempre vai existir o momento no qual a manutenção represente um ponto a se considerar. Nesse sentido, em todos os momentos que a eficiência dos freios diminuírem existe a necessidade de investigar as causas principais.

Outro ponto indispensável que não pode ser ignorado em termos de manutenção de freio consiste no fato de o carro modificar o seu trajeto no exato momento em que acontece a frenagem. Caso o pedal do freio comece a demonstra sinais de trepidação, então representa outro sinal de ser necessário fazer a manutenção de forma imediata e evitar que outras peças dos veículos sofram danos em níveis a se considerar de forma negativa.

Se ao pisar no freio e perceber ser necessário fazer a pisada de forma profunda, então também consiste em outra evidência. Caso perceber que as rodas possuem travadas de forma irregular siga direto para o automecânico no sentido de resolver a problemática de forma imediata. Não coloque em risco a vida de quem está dentro ou fora do trânsito. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *