Demonstração de Carros com Motor V8

Quando vemos aqueles programas de carros esportistas, ou então apenas as propagandas já ficamos morrendo de vontade de adquirir um modelo que possua além de uma aparência toda moderna, um motor de qualidade, com a potência altíssima chegando a velocidades perigosas, mas com muita adrenalina.

Trocar de carro se tornou comum entre a sociedade pois ao longo dos anos os carros vão se desvalorizando de acordo com seu ano e isso faz com que os donos perco muito dinheiro. Modelos super novos que por serem de anos anteriores perdem mais de dez mil reais na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Esse processo leva milhares de pessoas a desistirem de comprar um carro zero para que a perda seja menor e possa trocar pelo mesmo modelo mais novo, ou então por outro mais valorizado.

Sabemos que existem algumas marcas que possuem peças mais caras do que outras, tem marcas que não possuem todas as suas peças disponíveis no Brasil dificultando a manutenção e aumentando ainda mais o preço do mecânico. por isso logo de cara ao pensarmos em carros esportivos como Ferrari e Porsche já imaginamos logo um alto preço de compra, Mas o pior disso tudo é conseguir manter o depois com a quantidade de combustível que ele gasta para fazer as arrancadas e atingir altas velocidades.

Essas marcas são mais comuns na Europa e nos Estados Unidos, o Brasil por ser um país com altas taxas de impostos que fazem o valor de um automóvel ser muito mais alto do que no exterior, prejudica A população de adquirir modelos desse tipo já que a sociedade brasileira possui a sua minoria de classe alta. Por isso marcas como Volkswagen e Chevrolet que possuem carros mais sofisticados fora do Brasil não trazem esses modelos para cá por saberem que a vendas serão baixas

Carro

A ideia de se construir um automóvel veio com a necessidade de transportar pessoas em longas distâncias, porém de formas mais rápida, eficaz e compacta, conseguindo atravessar grandes distâncias e ainda sim caber em qualquer lugar, sem muito dificuldade.

Com a Revolução Industrial em 1750 muito foi se desenvolvendo através de cientistas que buscavam a inovação dos meios de locomoção, a primeira dessas descobertas foi a locomotiva a vapor, que era necessário a utilização de carvão mineral para manter ela em movimento.

Na época foi muito útil principalmente para locomover grandes carregamentos. mas a grande desvantagem da locomotiva era que a necessidade de um trilho para ela passar por cima dificultando a chegada em lugares distintos.

Antes de se pensar no modelo de um automóvel primeiramente foi construído o motor de combustão interna, utilizado não só para carros, mas também para maquinários industriais e agrícolas.

Para  para os modelos chegarem a modernidade que se apresentam hoje, houve muitas mudanças ao longo do tempo. Quem não lembra da disputa entre Ford, Toyota e Chevrolet entre guerras mundiais?

Com certeza a primeira e a segunda guerra mundial influenciou muito na tecnologia desenvolvida para combate que depois foi aprimorada para o cotidiano. Logo depois, durante a Guerra Fria,mais desenvolvimento para obter o título de maior potência do mundo, trouxe os carros esportivos com tanta velocidade e inovação.

Motor De Combustão Interna

Hoje em dia todos os carros possuem um motor combustão interna Quando pensamos em combustão logo pensamos em queima e transformação. Exatamente isso que esse tipo de motor faz: transforma um tipo de energia em outra, normalmente ocorre em ciclos e necessito de um combustível para que uma reação química se transforma em energia mecânica.Todo processo é dado envolvendo expansão e compressão em altas temperaturas transformando os combustíveis em gases.

A combustão interna é assim chamada por não necessitar de fluidos externos já que o próprio gás dos combustíveis se tornam responsáveis pela movimentação mecânica do motor.São comumente chamados de motores explosões exatamente por essa transformação dos gases.

O funcionamento é bem básico, a explosão dos gases empurra os pistões que realiza uma pressão na câmera ocorrendo a combustão, criando assim a queima dos combustíveis. Todas essas explosões geram gases poluentes para a atmosfera, algo que vem sido muito discutido para que haja mudanças ou na composição ou na forma da queima, buscando diminuir a quantidade de gás metano e gás carbônico que gera buracos na camada de ozônio, efeito e estufa e aquecimento global.

Ciclo De Otto

É um tipo de ciclo termodinâmico muito comum nos carros mais populares, o famoso motor a gasolina. Os motores que utilizam esse ciclo também são de combustão interna, com a ignição com faísca. Muito estudado pelos profissionais da engenharia, principalmente por ser básico em motores de diversas áreas.

De forma descritiva podemos dizer que o ciclo Otto tenta explicar o desenrolar do processo da massa de gás que sofre diversas mudanças de variáveis como a pressão, a temperatura, o volume e o calor. tudo isso ocorre em dentro dos cilindros, por isso quanto mais cilindros o carro possuir, mais dessas mudanças pode ocorrer, gerando maior potência.

o objetivo final é bem simples, transformar o máximo possível de líquido combustível em propulsão para o veículo.

Ciclo Diesel

Ciclo Diesel

Ciclo Diesel

É considerado também um ciclo termodinâmico bem parecido com o Otto, porém sua ignição é por compressão, ou seja o fluido não é queimado e sim comprido e esquentado até que se inflama e entra em contato com o combustível. normalmente os grandes veículos que utilizam esse ciclo como navios, caminhões e até mesmo alguns modelos de trens mais novos. Não necessariamente o ciclo diesel é movido a diesel e por isso às vezes é confundido na hora de abastecer.

Motor V8

É muito conhecido pelo seu barulho e por possuir uma potência bastante comum em carros esportivos. assim como os citados acima, o V8 é um motor de combustão interna com 8 cilindros. sua disposição é bem didática, como a maioria dos carros possuem quatro cilindros, o de oito cilindro possuem duas bancadas com quatro, unidas pela parte inferior em formato de V.

Podem ser usados em embarcações marítimas e aeronáuticas, além de adotar tanto o ciclo Otto quando o Diesel. É um motor que levanta diversas discussões principalmente pelo seu desempenho, que nem sempre é compatível ao gasto necessário. As pessoas que o utilizam costumam reclamar de barulho, mas também adoram o design diferente que o carro apresenta por conta do motor, mas o maior problema é ainda o valor de manutenção.

para finalizar, realmente é só para quem consegue manter ou então quer possuir um item de colecionador, apenas a paixão pode fazer alguém comprar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *