Como Gastar Menos Gasolina do Automóvel?

Em dias atuais a gasolina tem valor caro nos postos. Conforme o país encontra petróleo, maior existe o aumento do preço ao levar em conta que os recursos são vendidos ao exterior ao levar em conta os valores dos royalties. Quem sofre com a medida são os consumidores que precisam usar técnicas automotivas para dirigir com economia. Não adianta trocar o carro por usar taxi ao levar em conta que o motorista de aluguel também cobra o preço que está além do que o abastecimento.

De Olho na Bicicleta: Gastar Menos Gasolina do Automóvel

As vias brasileiras não estão preparadas com ciclovias para fazer esse tipo de transporte ao comparar com outros países, como a Holanda por exemplo. Entretanto, quem quer economizar gasolina e ao mesmo tempo manter o corpo em forma pode optar por esse que é um dos veículos menos poluentes do mundo. Existem diversos tipos de modelos que se encaixam em diferentes tipos de perfil.

Carro Econômico: Gastar Menos Gasolina do Carro

Outro ponto que não pode ser ignorado em termos de consumo da gasolina existe o fato de comprar veículos que são feitos para economizar com o tráfego, como no caso dos híbridos e de elétricos. Também existe a possibilidade de instalar gás, ou mesmo usar carro que tenha características de biocombustível, junto com etanol, tecnologia exclusiva do Brasil.

Quem tem dúvidas sobre qual veículo comprar pode consultar a lista que o INMETRO realiza de forma anual sobre os automóveis com menos nível de consumo em termos de combustível por quilômetro rodado.

Diminuir o Peso no Carro: Gastar Menos Gasolina do Automóvel

A regra é básica, quanto maior o peso no carro mais chances existem de gastar combustível. Nesse sentido, quem deseja economizar as peças do veículo quando for viajar pode alugar automotivo, embora o ato não impeça que haja o mesmo custo em termos de combustível. Retire todos os tipos de itens que estão dentro do veículo e que são inúteis.

Opção interessante no sentido de diminuir o valor de peso dentro do carro para economizar gasolina se encontra nas opções que permitem a retirada dos bancos de bagageiros, o que pode ajudar bastante no final das contas. Especialistas entram em convergência ao afirmar que retirar quarenta quilos do automotivo represente pelo menos dois por cento de queda no consumo.

Outro ponto que pode ser retirado com inteligente está nas ferramentas que servem para levar carga no topo do veículo, como no caso das estruturas que servem para segurar as bicicletas, por exemplo. Caso não existe a necessidade de fazer o transporte, não há necessidade para ter esse tipo de item que apenas aumento o peso em termos gerais.

Cuidado com o Ar Condicionado: Gasolina do Automóvel

Dizer para desligar o ar condicionado em país tropical no qual grande parte do ano tem temperatura alta em termos climáticos pode soar como algo impensável por parte do público que usa carro. Porém, parte dos especialistas indica com certeza de que pelo menos vinte por cento do combustível entra em ciclo de consumo adicional por causa do acessório que serve para refrescar o carro.

Comece a usar técnicas para deixar o carro fresco, como no caso de jamais estacionar sob as luzes solares que estão intensas, ou mesmo instalar insulfilm. Cuidado para não escurecer além do que as regras oficiais que estipulam nas leis de trânsito. Em termos práticos o vidro que está no para-brisa precisa de pelo menos 75% de visibilidade não apenas à segurança de quem dirige como também de motoristas que seguem à frente, conforme indica o Conselho Nacional de Trânsito. A porcentagem aos vidros que existe ao lado está na casa de setenta por cento em termos de limitação. As unidades de trás possuem necessidade de trinta por cento.

Desligar o Motor e Dirigir Devagar: Gastar Menos Gasolina do Automóvel

Não se pode ignorar que entre as práticas de motoristas que se relacionam com consumo em excesso de gasolina está o ato de deixar o motor ligado quando o carro está parado. Caso exista a necessidade de parar o automotivo por tempo além do que vinte segundos existe a necessidade de desligar a estrutura de motorização.

Interessante notar que fatos do gênero podem acontecer com maior facilidade quando existe congestionamento, momento no qual se faz necessário desligar e apenas voltar a ligar quando o trânsito se mover. Quem não toma esse tipo de segundo por consumir média a cada hora de dois litros, conforme indica grande parte dos especialistas.

Outro ponto que não pode ser ignorado entre pessoas que desejam diminuir o nível de consumo por parte do automóvel consiste em trafegar com maior velocidade. Isso acontece porque conforme aumenta o ritmo de velocímetro mais existe resistência de ar, o que de forma prática resulta no aumento substancial de consumo do combustível.

 Poder Aerodinâmico: Gastar Menos Gasolina do Automóvel

Interessante notar que quando existe queda na resistência de ar existe o aumento em termos aerodinâmicos, o que não apenas aumenta o desempenho do veículo como também diminui o nível de consumo por conta do automotivo. Nesse sentido, as janelas da lateral e o teto solar precisam estar fechados, visto que o ar condicionado também necessidade não funcionar de forma prática. Porém, em alta velocidade é melhor fechar o veículos e diminuir o peso, visto que com ritmo intenso acontece queda de combustível por parte do ar-condicionado.

Trocar Marchas em Tempo Correto   

Grande parte dos motoristas já deve ter ouvido que o ato de trocar as marchas no tempo correto ajuda a diminuir o consumo de combustível ao levar em conta que não há necessidade de pisar na embreagem para fazer a troca do câmbio. Nesse sentido, além de ter experiência em dirigir com o veículo também existe a necessidade de ter um bom ouvido para substituir a marcha no tempo correto e diminuir de forma considerável o nível de gasolina consumido. Parte das estatísticas indica que as principais vilãs para o aumento de combustível consistem na troca de marcha com excesso na pisada á embreagem.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *