Uma das novidades do Plano Safra 2009/2010 é o financiamento de carros utilitários cujos juros foram fixados em 2% ao ano e as prestações estão indexadas ao preço mínimo das produções e isso valerá pelos dez anos seguintes. Essa facilidade de crédito que contempla inclusive a compra de veículos elétricos, automotores ou de traço animal faz parte da ampliação de crédito dado pelo governo federal ao Plano Safra. Essas facilidades são estendidas a todas as pessoas beneficiárias do Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF). Com isso se tornou muito mais fácil adquirir desde caminhonetes de carga, caminhões, graneleiros, caminhões frigoríficos, isotérmicos, motocicletas ou reboques, todos de uso adequado ao meio rural.
Quem Pode Adquirir
Qualquer pessoa sendo beneficiário do PRONAF terá direito ao crédito para a compra de veículos utilitários. Para utilizar o crédito de Mais Alimentos que pode alcançar até R$ 100 mil para esse tipo de compra de utilitários é necessário apenas que se apresente o projeto relacionando a compra ao aumento de produtividade na propriedade. A garantia de todos os contratos pelo preço mínimo é um grande incentivo para a aquisições. Com isso o produtor sempre poderá fazer a indexação de sua divida ao preço mínimo do feijão, do leite, ou do que seja que ele produza. Essa é uma forma de estimular o agricultor a fazer investimentos que são mais do que necessários como é o caso de trator, graneleiro ou os carros utilitários que tanto auxiliam nas tarefas rurais e que agora podem ser adquiridos com o preço indexado pelos próximos dez anos.
Carros de Passeio Estão Descartados
Esta modalidade de crédito tem que ser muito fiscalizada uma vez que os carros de passeio estão descartados desse tipo de financiamento, por isso o cuidado deve ser grande tanto que já teve acordo sobre isso até mesmo com o Conselho Monetário Nacional (CMN) para que estejam descartados desse credito as caminhonetes de passageiros e jipes, os empréstimos devem ter foco nos veículos utilitários usados na produção.
Objetivo
O objetivo maior é o fortalecimento da classe media rural no Brasil e para isso são necessários investimentos no setor e ampliação de processos visando modernizar o segmento de produção e isso pode ser feito através de novos conhecimentos ou através da mecanização com o uso de equipamentos mais modernos. Tudo isso acaba favorecendo e agilizando o processo produtivo fazendo com que os alimentos possam chegar mais baratos a mesa dos trabalhadores brasileiros. Em todo esse processo os créditos com taxas e juros reduzidos para a produção e aquisição de veículos utilitários para o meio rural são de grande ajuda na medida em que podem acelerar a produção com os equipamentos adequados e finalmente com o escoamento das safras.