Talvez as novas gerações de motoristas nunca tenham a oportunidade de conhecer, ou pelo menos saber, o que era um carburador, afinal, o sistema começou a ser abandonado nos últimos anos. Os novos modelos de veículos passaram a ser equipados com sistemas de injeção eletrônica e, mais recentemente, começaram a ser implementados os sistemas de injeção direta de combustível, decretando de vez a ida dos bons e velhos carburadores para as prateleiras dos museus ou, na melhor das hipóteses, como peça para colecionadores de carros antigos.
O carburador era o principal componente do sistema de alimentação de um veículo, e com seu funcionamento totalmente mecânico, era responsável pela mistura do combustível com o ar aspirado pelo coletor de admissão, enviando a mistura , devidamente dosada e adequada para o motor.
Os bons e velhos Fuscas eram dotados de carburadores, mais especificamente da marca Solex, modelo H30 Pic, que equipava também os modelos Brasília e Kombi, e era um modelo de corpo simples e que foi desenvolvido para equipar motores na época ainda arrefecidos a ar.