Uma das principais revoluções da indústria automotiva foi a introdução do câmbio automatizado. A versão automatizada do câmbio é bem mais simples de dirigir que a versão manual. Além de oferecer mais tranquilidade para guiar o carro durante longas horas de viagem o câmbio automatizado também é uma boa escolha para que está começando a dirigir agora.
A seguir vamos dar algumas dicas de como dirigir um carro com câmbio automatizado. Lembramos que para dirigir qualquer veículo é necessário ter habilitação válida e conhecer as leis de trânsito. Se está tudo certo com você e com o seu carro prepare-se para conferir essas dicas e sucesso com o seu carro com câmbio automatizado.
O Que Muda do Câmbio Automático Para Câmbio Automatizado
A grande diferença entre câmbio automático e automatizado é que o segundo não conta com um instrumento que recebe o nome de conversor de torque que é o que faz a avaliação e a troca das marchas no primeiro. Para substituir essa tecnologia o câmbio automatizado conta com dois robôs pequenas e uma central eletrônica.
Assim que essa central percebe que está no momento de fazer a troca de marcha (quando a rotação do câmbio chega ao seu limite) o primeiro robô faz o engate da embreagem e o segundo então faz com que o garfo de mudança seja direcionado para a marcha correta. O fato de não ter o conversor de torque faz com que esse modelo fique mais barato. A manutenção também é mais barata já que a embreagem e as engrenagens são as mesmas em relação aos carros manuais.
Preparação
Antes de qualquer coisa é importante que o motorista esteja confortável dentro do carro. Para isso ajuste o carro para as suas necessidades, observe se é necessário colocar o banco mais para a frente ou mais para trás. O motorista deve ficar confortável no banco e deve conseguir enxergar as laterais bem como estar com os controles ao alcance das suas mãos.
Fique atento aos pontos cegos antes de começar a guiar o carro de maneira que você possa conferi-los antes de fazer cada curva ou mudar de faixa. A primeira coisa que você deve fazer quando estiver dentro do seu carro é identificar o acelerador e o freio bem como o câmbio para fazer a troca de marchas.
Alavanca de Câmbio
Conhecido como alavanca de câmbio ou seletor de marchas esse dispositivo pode estar localizado em duas locais. Um deles é do lado direito da coluna de direção ou mesmo no chão entre os bancos do motorista e do passageiro. Observe que na manopla do câmbio estão indicadas as marchas. Normalmente a indicação é feita pelas letras: “P”, “D”, “N” e “R” e também por alguns números.
Em geral nos casos em que a alavanca de câmbio fica localizada na coluna de direção a indicação das marchas fica no painel de instrumentos que fica logo abaixo do velocímetro. Fazer essa localização é fundamental para facilitar o guiar do carro.
Como Usar o Câmbio Automatizado
Posicione o seu pé direito sobre o pedalo do freio e pressione para baixo. Coloque a chave e gire a mesma no sentido horário para que possa ligar o veículo. Na sequência escolha a marcha que desejar. O pé deverá permanecer no pedal do freio e mude a marcha para o modo “drive”.
Observe que a marcha está marcada no painel de controle e se acenderá deixando a letra “D” em evidência. No caso dos câmbios que ficam localizados na coluna de direção a dica é puxar a alavanca em sua direção, em seguida empurre a mesma para cima e por fim para baixo para mudar a marcha. No caso dos câmbios que ficam no chão existe quase sempre um botão na lateral que é utilizado para destravar a alavanca.
Quando for destravada a mesma pode ser colocada na posição de marcha de sua preferência. O próximo passo é soltar o freio de mão que fica localizado entre o banco do motorista e o banco do passageiro, um pedal que fica no lado esquerdo. Existe a possibilidade de ter uma alavanca ou mesmo um botão de destrave que fique acima do freio de mão.
Olhe com atenção o que tem no seu entorno e comece a tirara o pé do freio, usando o mesmo pé pise devagar sobre a embreagem. O carro ganhará mais velocidade, em geral não existe a necessidade de mudar de marcha quando se está guiando dentro da cidade. Será necessário mudar de marcha se você for pegar uma estrada.
Estacionando
No momento de estacionar você deverá mudar a alavanca do câmbio para a posição “P”. Na sequência puxe o freio de mão para cima, desligue o motor girando a chave no sentido anti-horário e desligue também os faróis.
Usando Outras Marchas
Ré
Quem deseja ir com o carro para trás deve parar o veículo totalmente e somente então mudar a alavanca do câmbio de “R” para “D”. Observe se existem obstáculos no caminho e então tire o pé do freio devagar e coloque novamente no acelerador, mas cuidado que deve ser bem devagar.
Atenção – Quando dá ré ao girar o volante para a esquerda o seu carro irá para a direita e vice-versa.
Ponto Morto
A primeira coisa que devemos saber é que não se deve usar “ponto morto” com o carro em movimento. O ponto morto pode ser usado em algumas situações como quando você precisa estacionar o carro somente por alguns minutos ou se ele for guinchado ou empurrado.
Marchas Baixas
Você deverá usar as marchas mais baixas que são as marchas “1”, “2” e “3”. Essas marchas podem ser usadas para diminuir a velocidade do veículo antes de parar, isso contribui para poupar os freios. Um bom momento de usar essas marchas é para descer uma ladeira, por exemplo.
Nesse caso se pode reduzir a marcha para a terceira e depois para a segunda e por fim para a primeira. A primeira somente é usada quando se deseja que o carro siga bem devagar. Dica é que não precisa parar para fazer a troca entre as marchas e o modo drive.
Para respondermos com precisão sobre esse tema, temos que analisar como você usa seu carro, quanto você roda com ele, qual sua quilometragem por mês, etc. Depois disso podemos dizer com certeza qual o melhor.
O consumidor brasileiro está começando a se acostumar com esse tipo de transmissão, e com isso deve ter cuidado ao comprar carros novos e usados com câmbio automático.
Nos carros novos você deve analisar se o seu trajeto é mais dentro da cidade, se for, ótimo a escolha certa é o automático que economiza um pouco de combustível e suas mãos, não necessitando trocar toda hora as marchas, mas agora se seu trajeto é mais na estrada já a melhor escolha é o manual, pois ele é mais ágil, ou então câmbios mais modernos como o CVT que não dá trancos e é mais esperto.
Se na questão é um usado cuidado na hora da compra, verifique se há vazamentos na sua garagem, se dá trancos forte, ou se tem algum barulho incômodo, é sinal de defeito e consertos em carros usados com esse câmbio pode chegar até a R$ 4.000,00.