Alinhamento e Balanceamento das Rodas

Alinhar e balancear as rodas são coisas extremamente necessárias para proporcionar aos pneus uma vida útil maior e uma melhor segurança dos passageiros no interior do veículo.

Rodas Esportivas

Alinhamento

O serviço de alinhamento se baseia em corrigir os ângulos na suspensão em terminais de direção e pivôs, permitindo que o pneu tenha pouquíssimo atrito com o solo, tendo no eixo de rotação um rodar bom e livre. A cada vez que são trocados os pneus é sugerido testar o alinhamento de rodas. Assim como quando apresentarem desgastes prematuros ou desgastes irregulares na banda de rodagem e quando a direção do veículo estiver puxando para a direita ou para a esquerda. O melhor jeito de prevenir contra possíveis problemas nas rodas e pneus é testar o alinhamento das rodas a cada 10 mil quilômetros rodados. Se todos estes métodos preventivos forem realizados, os pneus terão uma vida útil mais duradoura, tendo um maior número de quilometragem.

Alinhamento e Balanceamento das Rodas

Diferença Entre Alinhar e Balancear

Quando o dono do veículo leva o mesmo para balancear os pneus, o que os técnicos fazem realmente é equilibrar as rodas com os pneus, permitindo uma melhor interação entre o conjunto.

O motorista deve levar seu carro para balanceamento a cada 10 mil quilômetros. Caso não balancear, após um tempo irá sentir uma trepidação do volante, é o sinal de que o carro precisa ser balanceado.

Assim como o balanceamento, o alinhamento também deve ocorrer a cada 10 mil quilômetros. Diferente um pouco do balanceamento, o alinhamento ajusta o grau de abertura e fechamento das rodas. Portanto, para saber se há necessidade de alinhar a roda basta observar os pneus, se eles estiverem desgastados irregularmente, alinhe. Outra coisa que sinaliza a necessidade de alinhamento é não ter o volante bem centralizado, tal como ter pneus cantando nas curvas.É totalmente possível balancear e alinhar o carro simultaneamente, caso o motorista deseje prevenir o veículo de problemas mais graves e maiores. Na capital paulista os dois serviços custam aproximadamente 50 reais (incluindo ajuste do step).

Pneus

Dicas

  • Mesmo que os pneus do carro estejam muito bem conservados, os mesmos devem ser trocados a cada 80 mil quilômetros;
  • O motorista deve trocar os pneus da frente pelos de trás, assim como os de trás pelos da frente, evitando uma grande diferença de desgaste entre eles. O conhecido rodízio de pneus.
  • Para um perfeito funcionamento do veículo é bom que os pneus sejam calibrados uma vez por semana. Todos os veículos possuem um número específico de calibragem especificado pela montadora, portanto, não é nada agradável calibrar a mais nem a menos. Ao fazer isso os pneus terão um melhor desempenho, não sendo muito aquecidos e tendo uma vida útil mais prolongada.

Samuel Castro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Boa tarde. Quero faser um curso de aliamento e balanciamento de veiculo moro em Salvador Ba.

    valdemar silva da cruz 15 de fevereiro de 2011 13:56

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *