A Trajetória dos Meios de Transporte

Registra a história que o primeiro veículo de locomoção criado pelo homem foi a bicicleta, em 1490. Até hoje presente em nossas vidas, ela remonta a história, deixando claro que a vida antes das rodas era bastante complicada. Desde o surgimento do homem é perene a necessidade de se locomover e se deslocar de um ponto a outro, e foi essa necessidade que fez o homem perceber que poderia dominar os animais. Além de utilizá-los para se alimentar, o transporte feito através de mamíferos de médio e grande porte – como bois e cavalos – foi uma descoberta que abriu a possibilidade de aproveitamento da caça.

Com o passar do tempo, a necessidade se expande para além dos transportes terrestres, estimulando o homem a criar os primeiros barcos ou jangadas com madeira, facilitando o acesso a territórios ainda não conhecidos e utilizando o rio como propulsor, sem falar no aprimoramento da pesca, antes aplicada apenas nas margens dos rios. Assim, efetivamente pela necessidade de realizar grandes percursos, as embarcações aquáticas tomaram forma rapidamente e logo vieram os navios e caravelas não-motorizados.

Bicicleta

A Evolução Motorizada

Assim, muitos anos se passaram revelando apenas a atualização desses meios. Afinal, com a descoberta da roda, o homem passou a construir carroças atreladas aos animais e, ao mesmo tempo, barcos ganhavam estrutura. Da carroça para a bicicleta e de ambos para os primeiros carros com três e quatro rodas a evolução foi rápida, pois a mecânica era basicamente a mesma. Os automóveis só viriam a dominar o mundo com o famoso Ford T a partir da revolução industrial, era que marca a expansão de todos os meios.

Já as especulações acerca da motocicleta demoraram mais para se tornarem reais do que a verdadeira intenção do homem. Tratava-se de juntar a praticidade da bicicleta com a tecnologia do automóvel, fato que se aplicou em 1902, quando o alemão Mauritz Schulte divulgou sua adaptação: uma bicicleta com motor, aí estava a primeira moto. Os transportes marítimos também foram se aperfeiçoando nos últimos séculos, quando finalmente arriscaram a adaptação de um motor a vapor e posteriormente, a diesel, que aceleraria o processo dos navios e lanchas.

Evolução

Quando o Homem Tocou o Céu

Enfim, o homem já dominava a terra e a água, mas não descansou enquanto também não alcançou os céus. Diversos idealizadores tentaram, ao imitar os pássaros e os insetos, construir asas que pudessem funcionar com humanos usando a mesma dinâmica. Entre os sonhadores estava Leonardo DaVinci e os irmãos Wright, mas quem conquistou definitivamente o céu foi o brasileiro Alberto Santos Dumont, inventor do primeiro balão dirigível e também do primeiro avião, ambos no início do século XX.

Atualmente tudo o que surge no mercado em termos de meio de transporte se traduz em versões “melhoradas” daquilo que já foi criado. O aperfeiçoamento, compreendido após a revolução industrial, ocorre no campo tecnológico proporcionando aos veículos mais conforto, praticidade, velocidade e, é claro, qualidade.

Brasileiro

Por Vivian Fiorio

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *