O Que Não Fazer na Ciclofaixa

Já faz algum tempo que o tema das ciclofaixas tem ganhado cada vez mais cartaz na mídia em especial pela discussão que elas geraram na cidade de São Paulo. A criação dessas faixas exclusivas para bicicletas tem dado muito o que falar tanto para aqueles que concordam com a importância das mesmas como para aqueles que acreditam que elas apenas atrapalham o fluxo da cidade.

O espaço destinado a pessoas que desejam andar de bicicleta é muito importante numa cidade já que contribui para a saúde das pessoas. Além de poder ajudar muitas pessoas a sair do sedentarismo as ciclofaixas também ajudam a desenvolver uma melhor noção de convivência e respeito.

Pensando nisso listamos o que não se deve fazer numa ciclofaixa, pois ainda tem pessoas que não compreendem que esse é um espaço destinado a todo mundo que deseje pegar a sua bike e curtir o momento. Será que você sabe como se comportar bem na ciclofaixa?

O Que os Ciclistas Não Devem Fazer na Ciclofaixa

Ultrapassar com Agressividade

Alguns ciclistas mais experientes (ou nem tanto) se empolgam e resolvem brincar de Fórmula 1 na pista fazendo ultrapassagens agressivas na ciclofaixa. Isso é muito arriscado não só para a segurança daquele que faz a ultrapassagem, mas para os demais usuários. Os carros e pedestres que transitam pela região também correm riscos, pois numa desventurada ultrapassagem ninguém sabe o que pode acontecer.

Sendo assim é essencial que o ciclista sinalize que irá ultrapassar para os outros ciclistas e também para os motoristas se for necessário entrar na pista convencional. O ciclista pode usar os braços para indicar a direção ou então gritar para avisar todo mundo que vai ultrapassar.

Ciclistas Experientes Sem Paciência com os Iniciantes

A bicicleta é bastante democrática de maneira que pode ser usada tanto por ciclistas experientes como pelos iniciantes, ou seja, nem todo mundo está no mesmo nível. Muitos ciclistas experientes não têm muita paciência com os iniciantes e acabam acelerando demais e fazendo ultrapassagens perigosas (o primeiro item do que não fazer).

O que os ciclistas experientes precisam lembrar é que a ciclofaixa foi criada para garantir a diversão das pessoas nos dias de folga ou mesmo para que as pessoas pudessem praticar algum tipo de esporte. Dessa forma é um espaço destinado ao lazer, não se trata de um espaço criado para treinos ou corridas. A dica para quem deseja treinar para competições é procurar as rodovias que ficam próximas a sua cidade.

Contramão

Essa é com certeza uma das condutas mais imprudentes de serem praticadas na ciclofaixa e saiba que não é pequeno o número de pessoas que fazem esse tipo de coisa. A primeira coisa a saber é que a ciclofaixa foi criada para o uso de todo mundo, mas esse todo mundo precisa seguir o mesmo fluxo. Sendo assim se um ciclista ocupa a faixa no sentido contrário está colocando em risco a segurança de todo mundo.

Se por acaso o ciclista deseja chegar a um ponto da pista sem ter que ir pelo retorno pode desmontar a sua bicicleta e ir caminhando num dos cantos da faixa, mas sempre se lembrando de sinalizar isso para os demais usuários.

Falta de Atenção com os Pedestres e Sinalização

Nos dias em que a ciclofaixa está mais cheia as pessoas acabam tendo menos atenção com os cones e as bandeiras da faixa exclusiva. Essa desatenção oferece grande risco para os pedestres e os ciclistas quando estes invadem as faixas livres que são próprias para os veículos motorizados.

Fique atento até mesmo aos pedestres que atravessa fora da faixa, pois mesmo que eles estejam agindo errado ao fazer isso são as peças mais frágeis na mobilidade urbana. Lembre-se sempre que deixar para frear quase em cima da pessoa é uma sensação bem tensa para o ciclista, mas em especial para o pedestre.

Pedalando Lado a Lado

Uma das melhores coisas da vida é poder pedalar ao lado de alguém especial, dos seus amigos enfim de alguém de quem você goste. Porém, é essencial prestar atenção para não acabar fechando o espaço com o grupo impedindo que mais ciclistas possam circular. Se você quer pedalar e conversar com as pessoas que estão com você faça uma fila indiana. Também é possível dividir o pessoal em dois grupos que fiquem nas partes laterais de maneira que o centro da pista fique livre. É bom ter retrovisor instalado na bicicleta para que todo mundo se mantenha seguro.

Som Alto

Pedalar ouvindo uma boa música pode ser bem divertido, mas cuidado com o volume do som dos fones de ouvido para que você não perca a atenção no que está acontecendo a sua volta. Ouvir a sua música não deve impedir você de prestar atenção aos sons da ciclofaixa como os sons de que ultrapassagens estão sendo feitas ou mesmo de que obstáculos surgiram como crianças ou animais.

Você pode optar por não usar os fones se achar que eles comprometem a sua atenção, se quiser pode usar em apenas um ouvido e com o volume baixo. E por favor nunca ouça música sem fones, pois ninguém é obrigado a escutar a música que você gosta.

Smartphones

A evolução dos celulares em smartphones trouxe uma nova questão, a atenção que as pessoas dispensam para o aparelho e que deixam de dar para o que acontece a sua volta. Se você é do tipo que não consegue deixar o telefone desligado enquanto realiza as suas atividades aprenda a não se colocar em risco e nem colocar outras pessoas em risco.

Evite atender o celular ou mandar mensagens enquanto está na ciclofaixa, mas se não tem jeito você deve seguir para o lado esquerdo da pista o mais próximo que puder da calçada para atender a ligação ou responder a mensagem. Também é possível usar o celular quando o farol está vermelho. Isso ajuda o motorista a evitar os terríveis engavetamentos e bem possivelmente o estresse dos demais.

Seja Educado

Em quase todas as dicas do que não fazer percebemos que apenas ter bom senso e ser educado resolve a questão. Então na hora que for pedalar seja educado e se prepare para interagir com os demais da melhor forma possível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bicicleta

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *