De Olho nos Freios

Temos que ficar sempre de olho na manutenção geral do carro, pois de acordo com a OMS  (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o quarto do ranking de mortes por acidente de trânsito nas Américas, perdendo apenas para Venezuela, Belize e Republica Dominicana. Sendo cerca de quarenta e sete mil mortes por ano e aproximadamente de quatrocentos mil pessoas saem com sequelas.

Existem muitas políticas públicas que são ditas que vão melhorar  o transito nacional, como por exemplo a Lei seca, o uso de cadeirinha para criança e o airbag obrigatório fizeram diminuir um pouco desses números, o que faria os números abaixarem realmente seria uma melhoria na fiscalização dessas obrigações.

Muitas mortes ocorrem também pela imprudência do próprio motorista em relação a um problema no carro que poderia ser resolvido se olhasse antes. Por isso a manutenção dita a cima é tão importante. Um dos pontos do carro que precisa estar funcionando muito bem são os freios, para poder fazer freadas necessárias.

A maioria da população só faz a famosa revisão de rotina quando o carro é novo e pode ser feita de graça na própria garantia. Depois desse tempo, os carros não são levados mais com tanta frequência. Os freios são as principais peças para revisão de um carro, principalmente próximo a viagens que podem ter descidas, para que não haja desgaste nas pastilhas e discos.

Muitas das capotagens que ocorre nas estradas é por conta dos freios. Motoristas imprudentes fazem as chances de acidente bem maior. Alguns deles competem em arrancadas perigosas, preocupado apenas com mais e mais potência.

Muitas pessoas só procuram um mecânico quando já vê que está acarretando problemas , o certo seria prevenir essas problemas fazendo a revisão antes para segurança de todos.

Para identificação da necessidade pode ser feita também com ajuda no painel do motorista.  Existe uma luz que acende caso haja problemas com a pastilhas ou falta do fluido do freio. Como é um conjunto, muita das vezes ao trocar a pastilha pode ser necessário a troca dos discos agora. E depois dessa troca, não pode frear de mais para a adaptação das pessoas dentro do motor.

É interessante que o motorista fique atento sempre a alguns detalhes que passam despercebido, mas que são sinais bem perceptíveis a qualquer pessoa, sem mesmo ser profissional. Um chiado ao frear, por exemplo pode ser ouvido facilmente e detectado como algo errado. Observando o fluido de freio também é possível que se veja o tempo que está precisando adicionar mais, pois se está acabando muito rápido, significa que há algum problema. Pode ser olhado também a potência dos freios durante curvas, e a famosa luz no painel já dita antes. Todas essas coisas são fáceis de acompanhar, e se caso alguma delas aconteça está na hora de levar p carro a um mecânico para ele dar uma olhada.

A manutenção dos freios também vem da boa utilização dele, caso o motorista faça muitas freadas bruscas normalmente o disco empenara muito mais fácil e o freio precisará ser trocado com mais frequência. Por isso o modo como se freia é importante, o modo de como vai ser pisado o pedal do freio deve ter levar maior atenção do que normalmente leva,  é necessário maior delicadeza ao acionar o freio e bastante cuidado com o que está em volta para conseguir prever um pouco antes para não haver a freada brusca, isso não é só pelo desgaste, mas também para a segurança dos passageiros. Uma ideia muito boa é sempre deixar engrenado com marchas baixas o veículo, principalmente em descidas, pois o freio do motor irá ajudar a segurar, sem ter que fazer tanto esforço no pedal e economizando gasolina.

É bom ressaltar a importância da verificação do óleo do freio, pois ele é um dos fluidos que mais são necessários em um carro para que não ocorra um problema. Eles são utilizadas no sistema de frenagem para ajudar na transferência de força que é aplicada no pedal para as rodas do veículo. Isso remete a quantidade de processo que ocorrem por conta dele, como o acionamento das pastilhas e discos.

Por isso é recomendado pelo menos uma vez na semana que o motorista olhe o nível de óleo não só do freio mas todos. Com o tempo o óleo vai ficando cada mais sujo, normalmente em um modelo mais comum, o óleo tem que ser trocado totalmente com cerca dez mil quilômetros rodados, para que a função dele possa ser cumprida com qualidade. Lembrando sempre de verificar se é o óleo certo que está sendo colocado, pois os veículos possuem certos critérios que não é todo fluido que tem.

Evitar um problema com freios com certeza está nas mãos dos motoristas, por isso eles que devem ter a consciência que se algo ocorre, ele pode estar levando prejuízos não só pra ele, mas para outros veículos e para os passageiros dele próprio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *