Mesmo quando se trata de uma coisa profissional, onde somente pessoas qualificadas se apresentam temos cenas de acidentes espetaculares, como é o caso dos acidentes que acontecem no rally. Veja a seguir um vídeo com os detalhes:
Uma competição de rally tem de tudo: sol, chuva, poeira, lama, e inúmeros obstáculos naturais. É por isso que antes de se aventurar nesse esporte, é fundamental estar bem preparo para essas e outras situações.
Quando alguém decide participar de uma competição de rally, precisa se preparar para tudo, das coisas mais simples, até as mais complicadas e perigosas, como pular de um barranco com vários metros de altura.
Para participar desse tipo de competição, tem que ter muita paixão envolvida mesmo. Uma dica para quem está começando é disputar as corridas mais seguras, de regularidade. Porém, antes disso é necessário ter um bom patrocinador, pois se aventurar no Dakar não custa menos do que 100.000 dólares.
Para ajudar os iniciantes, os veteranos no ramo dão dicas bem legais, que ajudam na hora de enfrentar os perigos das estradas perigosas. Confira abaixo:
1 – Fazendo água: no momento de cruzar rios estreitos e fundos, a dica é tomar distância e entrar com velocidade. Isso ajuda o piloto a sair “lançado”.
Em uma competição de rally, quando o rio é largo, ele não costuma ser profundo. Para conseguir identificar o caminho correto, observe onde a trilha de outros carros sai e vá na mesma direção. O piloto não deve parar de acelerar, mas deve ir devagar.
Se preferir, também pode esperar até que um piloto se arrisque a atravessar e depois segui-lo.
2 – Tudo sob controle: um carro de rally tem muitos instrumentos em seu painel. No GPS, é importante verificar como é o funcionamento do aparelho na seção de “Tecnologia”. O GPS serve para indicar qual a exata posição do carro, para que o piloto não se perca. A quilometragem percorrida e o percurso são controlados pelo computador de navegação. Além do mais, também é necessário atentar para os indicadores de tração 4×4, de óleo e de velocidade.
3 – No mar de lama: quando estiver enfrentando uma subida com pedra solta, um lamaçal, ou algum tipo de piso muito liso, o ideal é usar a marcha reduzida, no caso de o veículo oferecer essa alternativa. Esse procedimento reduze a velocidade, mas eleva a força do veículo, evitando que ele derrape ou patine. E essa mesma dica vale também para terrenos erodidos e para curvas fechadas.
4 – Segurança reforçada: o carro possui uma estrutura interna, que é uma espécie de gaiola de ferro. Ela serve para reforçar a segurança do competidor. E os bancos também têm mais segurança. Ele envolve o corpo do competidor e o protege com um cinto de segurança contendo 5 pontas. E o veículo também leva mais estepes e ferramentas, e tudo fica devidamente amarrado.
5 – Controle na decolagem: quando estiver diante de um barrando parecido com uma rampa, o ideal é reduzir a velocidade, ficar calmo e olhar o tipo de solo, a altura e por onde a trilha segue.
Esses são alguns exemplos de cuidados básicos que um piloto de rally iniciante deve ter. Antes de mais nada, o mais importante é pensar na segurança. Não se esqueça de que, para vencer uma competição, antes você precisa chegar.