Acidentes de Trânsito Assustadores

Todos os dias milhares de pessoas morrem em um acidente de transito, alguns deles são incrivelmente horríveis de se ver, nesses considerados mais feios, as pessoas muitas vezes não sobrevivem, e por isso que acidente de transito está no topo das causas de morte no mundo.

Devido a alta curiosidade das pessoas, toda vez que se tem um acidente de transito, uma multidão rodea o lugar e fica buscando informações. Muitas delas querem ajudar, porém existem aquelas que vão lá somente para filmar e jogar nas redes sociais depois, e são esses vídeos que nos deixam sempre horrorizados.

Qualquer tipo de colisão entre veículos, veículo e pedestre, veículo e animal ou entre veículo e objeto são consideradas acidentes rodoviários. Também pode ser considerado acidente de transito quando ocorre alguma falha mecânica, ou ainda alguma distração que faça o veículo capotar, ou perder o controle sobre o carro.

São tantas pessoas que morrem  ou se ferem em acidentes no trânsito por ano que em números ultrapassam até populações de países como Chipre e África do Sul. Sendo cerca de 1,2 milhão de pessoas mortas e 50 milhões de pessoas feridas.

Hoje em dia um dos acidentes que mais mata por conta de falta de proteção de uma das partes é o atropelamento, já que é provocado praticamente todas as vezes por uma colisão de um veículo com pedestre ou ciclista e o pedestre em sua maioria não muito como se proteger.

O que acontece principalmente em cidades grandes é a falta de infraestrutura para que os pedestres se locomovam com maior facilidade, para isso seriam necessários mais passarelas e ciclovias.

Infelizmente o números não mentem e mostram que acidentes de transito são responsáveis por cerca de 29,3% das mortes infantis. E dentro dessa porcentagem, com certeza o que fala mais alto são os atropelamentos, pois crianças muitas vezes estão desatentas brincando na rua e não veem como pode ser perigoso.

Não somente pessoas sofrem com os atropelamentos, em estradas, onde a velocidade dos veículos são muito altas, o número de acidades com animais é altíssimo. Muitas vezes as pessoas ainda tentam frear, porém o tempo é curto demais ou então existe possibilidade de haver colisão com outros veículos.

Importante é sempre tentar desviar, pois mesmo sendo animais pequenos podem danificar o carro, prejudicar sua viagem e ainda trazer danos ao meio ambiente. No Brasil, normalmente são animais menores que aparecem pelo caminho, porém no Estados Unidos, são animais grandes como cervos, que por conta do tamanho, não morrem com o impacto e precisam ser levados a um veterinário, em dados estatísticos os americanos chegam a matar em média 65 mil cervos por ano.

Teste de Impacto

Vem do termo inglês crash test e é muito importante para diminuir os impactos dos acidentes de transito. O teste de impacto é simplesmente testar os materiais utilizados na fabricação dos veículos em barreiras que simulam choques verdadeiros. Normalmente são feitos testes com blocos de concreto e blocos metálicos.

Com esses testes é possível avaliar muito bem como os veículos se portariam mediante um acidente. Assim os fabricantes já conseguem modificar alguma coisa antes mesmo de ir para o mercado. Eles também conseguem trazer algumas normas de segurança à tona e se torna muito importante.

Historicamente o primeiro relato reconhecido de uma pessoa morta por um acidente de carro foi em 1896, com uma velocidade baixíssima de 6,5 km/h; Depois disso não parou mais e os números só cresceram.

A maioria dos acidentes ocorrem com os carros em movimentos e por conta da velocidade são os mais perigosos. Os acidentes que mais ocorrem são, em ordem decrescente, do tipo frontal, lateral e traseiro. Mesmo não sendo o que mais ocorre, o lateral sem dúvida é o que mais traz mortes e feridos.

Muitos acham que as colisões são os tipos mais frequentes de acidente, porém os mais recorrentes são os de causas desconhecidas, onde se encaixam as falhas no veículo, problemas de saúde repentinos, entre outras causas.

Nos testes a velocidade usada normalmente é de 50 a 64 km/h, números relativamente baixos para as velocidades que são encontradas na estrada. Contudo em todos os testes já realizados, se houver choques com mais de 100 km/h nenhuma estrutura consegue resistir aos impactos.

Conscientização

Mesmo com tantas melhoras no trânsito, se as pessoas não andarem com mais atenção e prudência de nada vai adiantar. Por isso é muito recomendado não beber antes de dirigir, sair antecipadamente para compromissos, para que não seja necessário correr, prestar mais atenção em atravessar a rua, entre outras coisas simples que podem evitar muitos acidentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acidentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *